Um look para Santiago
27 de outubro de 2013 POR Jojo COMENTA AQUI!
Quem acompanha o @mourajo lá no Insta deve ter percebido que eu passei a semana fora. Tive a sorte de ter que ir até Santiago, no Chile, para algumas reuniões de trabalho (olha que ruim, né?).Eu não conhecia a cidade (e não posso falar que cheguei a conhecer muito nesses dias corridos que passei lá), mas fiquei tão impressionada com o quanto ela é linda que já marquei de voltar lá a passeio no feriado do dia 15 (aguardem um post com dicas de viagem em breve).

De qualquer forma, como a minha estadia rendeu várias perguntinhas no Instagram, já tratei de me antecipar e contar algumas coisas que consegui descobrir nesse pouquinho tempo que tive de sobra por lá.

– Santiago tem H&M: pois é, minha gente. Eles tem e a gente não. E, por sorte (ou não?) eu fiquei bem pertinho do Alto Las Condes, um shopping bacana que abriga uma H&M relativamente grande. Entre uma reunião e outra, fui lá dar um confere e descobri que, não só eles tem H&M, como também tem um monte de outras lojas gringas que a gente não tem por aqui. Se tiver tempo, vale a visita pra botar o guarda roupa em dia com preços bem mais camaradas dos que os brazucas.

– Santiago tem restaurantes incríveis: eu não tive muito tempo por lá, mas indico o Peumayen, um restaurante que usa ingredientes ancestrais chilenos para compor seu menu. O legal é que ele fica bem no meio de Bellavista, um bairro super boêmio e cheio de bares bacanas e gente andando na rua. Bom pra ir à noite. Ah, e tem o Osaka (que tem uma filial aqui em São Paulo), que eu tentei ir, mas não consegui porque não deu tempo de fazer reserva. Além do restaurante ser incrível, ele fica no W Hotel, que vale a visita.

– Santiago tem muito verde: a cidade é cheia de parques e árvores por todos os lados. Vitacura é um bairro delicioso pra passear. Tem muito verde, predinhos fofos, lojas lindas e parques gracinhas com pessoas deitadas na grama tomando sol. Vale uma tarde de passeio.

Bem, por enquanto é isso. Foi o que consegui descobrir nos momentos de folga. Mas prometo que, com a viagem do feriado, faço um outro post bem recheado de dicas. Maaaas, enquanto a viagem não chega, aqui vai um look dessa ida.

Fazer mala pra Santiago essa época do ano pode ser um desafio. Mesmo com o verão se aproximando, a cidade tem sempre um ventinho frio soprando, então, vale sempre ter um casaquinho à mão. É aquele esquema, meio frio, meio calor que é o mais difícil pra se arrumar.

Além disso, o nível de dificuldade aumentava um tanto porque a viagem era de trabalho. Ou seja, mala pra calor e frio e arrumadinha. Nada de calça jeans e cardigã.

Mas é na adversidade que a gente se supera, né? A solução foi apostar no PB como eixo central de cor na mala. Isso significou um tricô PB que dava pra usar com várias produções e acessórios brancos também pra combinar com tudo. O toque final foram algumas peças coloridas pra dar um toque de personalidade e deixar tudo com menos cara de inverno e mais adequado aos dias ensolarados que a gente pegou por lá.

A saia amarela foi um super trunfo. Ela tinha um comprimento bom pro look trabalho, mas a cor deu outra cara pro look. Além disso, apesar de amarelona e com com cara de dia de sol, ela tem um tecido mais grosso e pesadinho, o que combinou com o esquema trabalho e o ocasional ventinho frio.

Por fim, a franjinha foi estrategicamente presa pra não dar trabalho ao longo do dia (quem tem cabelo oleoso e franja bem sabe do que eu tô falando). Assim ficou mais prático e arrumadinho o dia todo.

Então, se você tem mais dicas de Santiago, manda pra mim! Vou ficar hiper feliz de testar todas as dicas em breve e depois postar aqui no blog. 🙂

Créditos:

Saia: Topshop
Blusa: lojinha na Augusta (esqueci o nome)
Cinto: Mars by Marc Jacobs
Tricô: Zara
Sapato: Zara
Óculos: ZeroUV

  • Tenho dificuldade de combinar estampas, mas a sua ficou muito boa.

    http://www.umdiasereichef.blogspot.com

  • Amei, amei, amei! Esse casacão é tudo!

  • Oi Jojo! A primeira dica que me veio na cabeça… não deixe de ir ao mercado central comer uma centolla, que é o caranguejo gigante do Pacífico. Tem o restaurante Donde Augusto que é muito bom e dentro do mercado tem outros menores e mais baratos. Bom passeio… a cidade é maravilhosa!

  • OI Jojo, tem um blog chamado Futilish que tem dicas interessantes sobre Santiago, bju vc ta linda como sempre.

  • Oi Jo, Santiago é uma cidade ma-ravilhosa e eu venho aqui dar dicas pra quem se animar de visitar a capital do Chile! 🙂

    Acho que o 1o ponto de todos é que é uma capital extremamente cara, devido ao altíssimo teor de liberalização da economia de lá. Portanto, qualquer cidadão que se predispuser à aventura tem que pensar que vai gastar BASTANTE. Outro detalhe é a moeda local, o peso, usada com base cem ( 200 pesos = 1 real), Leva uns dias pra converter de cabeça (senão, tem aplicativos pra isso no celular).

    Acho que a maioria dos brasileiros vai conheces Las Condes, que é um bairro beem chique (e, portanto, caro). Eu gosto muito da Providencia, que tem mais cada de "meio urbano" sem deixar o chique de lado! Recomendo o Museu dos Direitos Humanos (estação Quinta Normal do metrô) e os cerros (morros) de onde dá pra ver a vista da cidade inteira – o Santa Lucía e o San Cristóbal, no centro da cidade. Outra é que a cidade é seca e poluída, não estranhe se você que vem de um lugar mais baixo ou mais úmido se sentir estranho e cansado no começo. Casaco, sempre (por mais que o inverno esteja indo embora)! Nada lá tem calefação.

    Outro passeio imperdível é a casa do Pablo Neruda, no barrio Bellavista (dá pra descer na estação Baquedano do metrô e ir andando, leva uns 15min). O Neruda fez casas para as amantes e, além dessa de Santiago, tem uma em Valparaíso que também é uma gracinha. Igualmente perto da estação Baquedano fica uma faculdade de direito, com um mercadinho popular perto. Recomendo uma barraquinha de um sapateiro, com botas incríveis! Comprei uma lá que não foi barata (200 reais) mas é de couro com sola de salto de madeira, super bem feita. Outra feira bacana é a Santa Lucía, pertinho do cerro do mesmo nome. Nesse lugar o clima é mais de souvenires, MAS recomendo investir em objetos de prata e lápis lázuli, que são lindos e BEM mais em conta do que no Brasil (aliás, única coisa em conta que achei lá). Consegui um conjunto colar + pingente por 35 reais (6500 pesos).

    Seguindo da Baquedano pela Alameda (a avenida principal, Bernardo O'Higgins), tem o centro cultural Gabriela Mistral, que também vale a pena, e a La Moneda, prédio oficial que também tem um centro de cultura (subterrâneo, como muita coisa lá).

    pra fechar, 2 passeios que valem a pena, mas têm que ser bem pensados são a ida aos Andes (pra ver neve!) e ao conjunto Valparaíso e Viña del Mar. Ambos valem a pena, MAS o Chile não é diferente daqui, então ter cara de turista faz com que os serviços de agência sejam caros e corridos. Para Viña del Mar, recomendo o Museu Fonck, onde tem uma cabeça de muay de verdade (aquelas estátuas da Ilha de Páscoa) e uma antiga casa de família colonial transformada em museu (que é onde tem o festival de música anual). Em Valparaíso tem a já falada casa do Neruda. As cidades são grandes, então é possível demorar 1 dia nos Andes e até 2 no litoral (Valparaíso fica a 150-200km de Santiago). Dependendo, vale a pena, sim, entrar em excursão porque senão é meio complicado achar as atrações.

    Pra quem gosta de vinho, é possível visitar as vinícolas. A Concha y Toro é a mais próxima de Santiago (dá pra reservar um passeio por lá e chegar de metrô), mas ainda assim é LONGE do centro. Todos esses passeios devem custar de 20 a 40 mil pesos por dia (100 a 200 reais), incluindo comida (eu fui com tour, apesar de não ter gostado).

    Não parece, mas o Chile é muito comprido e por isso outras viagens de sonho são impraticáveis com tempo apertado (Atacama, por exemplo). Mas vale muito a pena 🙂 Desculpa o post enorme!

  • ana

    Oi Jojo!!
    Santiago é incrível, uma cidade linda, limpa, as pessoas muito educadas!!!
    Passei 06 dias lá, em out/2011. Adorei…..tanto que agora em dezembro, na volta de um passeio aos lagos andinos, ficaremos, eu e minha filha, 03 dias de novo.
    Não sei se você terá tempo, se tiver não deixe de ira ao Museo de la Moda, instalado em uma mansão em Las Condes!!!
    Um abraço.
    Ana Silvia

  • Tá linda! Juro que não tô fazendo spam, mas vou ter que dxar um link… Fiz um post lá no meu blog com algumas dicas de Santiago… Se quiser ler… http://femmefutile.com/dicas-santiago-chile/

    Bjos, linda!

  • Adoooooooooooro Santiago!!!! Mas já faz tempo que não vou. Ao ler o post deu vontade de ir voando para lá!!!!!

  • Faça o passeio para os Andes! Dá para fazer em uma manhã, a empresa que organiza tem em vários pontos da cidade, eh só marcar. Vale muito a pena. A casa do Pablo Neruda tb eh muito legal, eh lá em bellavista.

  • Julia

    Oi Jo! Que bom que você gostou de Santiago, realmente é uma cidade muito legal! Eu já tinha deixado um comentário no seu instagram, mas vou escrever aqui também. Recomendo muito a calle Italia. Tem várias galerias com várias lojinhas fofas, e em cada galeria tem um restaurante/café. Todos são bons, mas o que eu gosto mais é um chamado La Candelaria. Se for de metro, é só descer na estação parque bustamente, e de taxi, pede para te deixarem na italia com Francisco Bilbao (http://www.barrioitalia.cl/index.php/mapa). Outro lugar legal é Lastarrias, onde tem vários restaurantes bem legais. Fica perto de bellavista (http://www.barriolastarria.com/plano_ubicacion_barrio_lastarria.htm). Só tem um restaurante que fica numa esquina, que se chama Patagonia Sur, e ele é muito ruim, não vai lá!! Não sei se você sabe, mas também abriu uma forever 21 aqui. A H&M fica no Costanera Center, e a forever 21 fica no Parque Arauco. No Parque Arauco também tem uma area exterior com vários restaurantes legais. Em Vitacura tem o museo de la moda, mas tá fechado ( tá tendo uma exposição micro de uniformes de futebol do Brasil, mas é muito pequena). Por último, recomendo um restaurante que se chama The White Rabbit, que fica em Bella Vista. É comida americana, só que mais gourmet (http://thewhiterabbitstgo.com/).
    Espero que você goste ainda mais de Santiago!
    Beijos,
    Julia

  • Ana Paula

    Joanna,
    Em Santiago, além da Bellavista, vale muito a visita ao restaurante Aqui Esta Coco, no Bairro Providencia, e ao complexo de restaurantes chamado Borde Río, é um lugar extremamente agradável e com ótimas opções de restaurantes!
    Passear pelo centro de Santiago também vale muito a pena, com pausa no Palácio de La Moneda, que é a sede da Presidência da República do Chile, e no Mercado Central, bem parecido com o Mercadão daqui de São Paulo.
    Se tiver um tempinho, alugue um carro e vá à Cajón del Maipo, no pé da cordilheira dos Andes. Em um dia, consegue chegar até bem pertinho da fronteira com a Argentina, com paisagens maravilhosas de cordilheira, e inclusive vários vulcões extintos. Um excelente almoço é garantido na Cascada de Las Animas, a 60 km de Santiago, que é uma espécie de reserva, onde se pode fazer até tirolesa e abriga um ótimo restaurante com uma linda vista para um vale glacial. Vale muito a visita!
    Beijos.

  • Look perfeito!!! Eu gostaria que você fizesse looks para lugares de praias. Vou para Porto Seguro, o que não devo deixar de levar. Um grande beijo!!!!

  • Santiago é muuuuito linda!!!

    Indico visitar a Concha y Toro, na Avda. Alonso de Córdova, no próprio bairro Vitacura!

    A história do Casillero del Diablo é fantástica 🙂

    Abs!

  • Passe uma tarde em Lastarria, bairro super gostoso cheio de lojinhas descoladas. E é pouco turístico, delícia! Tem uns brechós em Providencia que valem a visita também. Encontrei coisas lindas quando fui, em 2008. Se conseguir, passe a manhã em Isla Negra, na casa de Neruda (a mais interessantes de todas que ele tinha). E à tarde vá para Valparaíso, que é um charme!

  • Joanna, fiz um post sobre o Chile no meu blog: http://stalkerdemoda.com/2013/10/03/resumao-de-viagem-belezas-e-comprinhas-do-chile/
    indico o Morro San Cristóbal que tem uma vista divina e banquinhas com artesanatos incríveis, o Shopping Costanera Center q tem H&M e também o Hard Rock Café, o Restaurante Giratório na estação Los Leones e o Centro Artesanal Pueblito los Domínicos que é de enlouquecer!!
    boa viagem! 🙂

  • … E Santiago tem Marimeko, uma ponta de estoque Dolce & Gabana estava sendo instalada (não sei se já inaugurou); tem um mote para vc tomar na rua (um refresco feito com damasco seco em calda e grãos de trigo), um calor senegalês no verão, por estar enterrada ali entre os picos dos Andes. Loucura para compritchas, para apreciar construções preservadas como se deve, passeios a Valparaíso e Viña del Mar, à vinícola Undarraga (imperdível), Concha y Toro e Emiliana, no mínimo… pesca predatória… enfim. Vc vai adorar.

  • … E Santiago tem Marimeko, uma ponta de estoque Dolce & Gabana estava sendo instalada (não sei se já inaugurou); tem um mote para vc tomar na rua (um refresco feito com damasco seco em calda e grãos de trigo), um calor senegalês no verão, por estar enterrada ali entre os picos dos Andes. Loucura para compritchas, para apreciar construções preservadas como se deve, passeios a Valparaíso e Viña del Mar, à vinícola Undarraga (imperdível), Concha y Toro e Emiliana, no mínimo… pesca predatória… enfim. Vc vai adorar.

  • Jéssica Camargo

    Fui ano passado e também ameeeii!!!
    Aqui alguns dos passeios que eu curti:

    – Vale Nevado: É bem passeio de turista, mas vale super a pena, mesmo com a neve já derretendo, a vista é linda demais!
    – Vinícula Concha y Toro: Rola degustação e a tão conhecida lenda do Casillero Del Diablo;
    – Parque Arauco: Shopping perfeitooo! Inaugurou Forever 21 a um tempinhu, tem uma área aberta super delícia e de domingo a tarde rola um sonzinho ao vivo, acho que fui quase todos os dias que estive lá! rs
    – Cerro de Sta. Lucia e Cerro de San Cristobal: O de Sta. Lucia tem um jardim lindo lindo e as ruinas de um forte/castelinho, achei ótimo pra tirar fotos com o amor….rs o de San Cristobal é o morro mais alto da cidade, tem uma vista linda! Ah, tenta subir de funicular!! é tipo um bondinho e parece ser bem legal…quando eu fui ele tava em manutenção, então tive que subir de van mesmo;
    – Não sei você, mas eu curto alugar um carro e fazer passeios por conta própria, quando fui pra lá fiz de taxi pq vale suuuper!! é baratinho de tudo. Consegui ir até um vilarejo chamado El Vulcano que é a última parada antes de um dos vulcões que tem nos Andes!!

    Acho que vai ter muita gente que vai recomendar um restaurante chamado "Como Água para Chocolate" lá no BoaVista mesmo, se você quiser ir, faça reserva! Literalmente LO-TA e a maioria é brasileiro. Eu optei por não ir nesse e fui em outros (cada dia um diferente), mas não lembro os nomes…lá tem muitos, como vc falou e eu sou péssima com nomes!

    Bom, tem muito mais coisas pra ver, mas acho que tá grande demais! Nunca comento, quando faço, é quase um livro, credo! Boa viagem e espero ter ajudado!!

  • Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    Quem seguir no insta, sigo de volta http://instagram.com/theworldofmari

  • Anônimo

    Jo, não deixa de ir nos Cerros (San Cristobal e Santa Lucia) e no Mercado (ótimo para almoçar).
    Tem um restaurante chamado Água para Chocolates … muito bom!
    Viña del e Valparaíso são cidades lindasss! Super valem o passeio.

  • Sabrina

    Oi Joana, adorei o penteado simples e prático! Confesso que sou preguiçosa e não costumo fazer nada com o cabelo além de deixá-lo solto mesmo.
    Não pude deixar de reparar nos fios brancos, parece que você está curtindo essa fase, estou certa?

    Beijos e sucesso!

  • Ai Jojo!! Aqui estou eu com a cara e a coragem pra começar um espacinho meu, mas totalmente inspirado em você! Preciso muuuiito me desconectar do meu lado consumista para poder investir em coisas relacionadas ao meu futuro. Adoro seu estilo, adoro a forma criativa e sincera como você começou! E criei meu espaço para, quem sabe, compartilhar experiências e criar forças junto com outras pessoas que também estejam no mesmo caminho que eu. Um beijão de alguém que te admira!!

  • lorena

    Jojo, eu amo o seu Blog! Até passei a me vestir melhor depois de encontra-lo!! Só não consigo imaginar roupa de trabalho com uma saia amarela… Sei la, deve ser mal de advogada, liga não… mas que tal um post com uma saia lapis com ar de mulher elegante?

  • Carol Campos

    Santiago é tudo. Estive lá no início do ano e amei tipo moraria fácil. Me hospedei no bairro Lastarria, na própria Calle Lastarria, no Lastarria 43-61, um apart muuuito bacaninha e com ótimo custo benefício. Fica dobrando a esquina do metrô. O bairro é tudo de bom, milhares de restaurantes, bares e lojinhas de roupas de designers chilenos que tem muitos achados diferentes e com preço ok. Tem um sobradão que é tipo um shoppingzinho de designers chilenos que vale muito. Se não for se hospedar lá, tire um fim de tarde/noite pra curtir o bairro. É fantástico! Uma loja chilena que achei super legal foi a Umbrale http://www.umbrale.cl/ que tem uma moda super diferente e colorida que me agradou muito. Tem nos shoppings. As grandes magazines deles tipo Paris e Falabella são interessantes e nas rebajas tem preços ótimos, comprei camisetinhas lindas pra minha filha por 4/5 reais (!!!). A Paris é a minha preferida e acho que vale uma visita com calma pra garimpar. O shopping que eu mais gostei foi o Costanera Center (o mais novo de Santiago), fica do ladinho do metrô. Pertinho de Lastarria, tem o Cerro Santa Lucia que é um morro no meio da cidade que é ma-ra-vi-lho-so, tem que ir e passar uma manhã explorando.

  • Mercado municipal para almoçar!

  • Que legal, Jo! Eu moro em Santiago, e é tão bom saber das impressões positivas sobre esta cidade que me abriga há dois anos.
    Alem das lojas que você citou, tambem abriu há pouco tempo a forever 21. E corrigindo, a H&M fica no Costanera center 🙂
    Vou elaborar pra vc um roteirinho de dicas, será um prazer ajudar uma das blogueiras mais bacanas desse mundinho virtual 🙂
    Besos !

  • Minha dica de restaurante em Santiago é o Boulevard Lavaud, mais conhecido como peluqueria francesa. É a mistura perfeita da comida andina com européia, fora que o lugar é muito gostoso.
    Boa viagem e Beijos,
    Cláudia

  • Não deixe de ir no restaurante Mestizo, que fica em Vitacura. A comida é sensacional e fica praticamente dentro de um dos parques gracinhas do bairro. Vale muito a pena!
    http://mestizorestaurant.cl/

  • Que saia lindaaa!
    Ficou super lady com o look =D

    Blog do Sofá
    Loja Kodry

  • Ana

    É incrível como essa saia lhe deixa com uma cara de lady só por ela!

  • Jojo, Santiago é linda mesmo, morro de vontade de voltar, fui só uma vez. Tenho uma saia bem parecida com essa sua mas os tons são laranja, to guardando suas ideias aqui na pastinha de referências. Bjo!

  • Como vc compra na Topshop? Responda-me por favor!