C de comida: o que, onde e quando em Barcelona
8 de julho de 2014 POR Jojo COMENTA AQUI!
Antes de mais nada: mega obrigada a todos que comentaram ontem tentando ajudar a recuperar as fotos perdidas de Cadaqués. Infelizmente, não trouxe o cabo da câmera pra cá, mas, assim que voltar pra casa, vou testar isso também.Os dias aqui tem sido lindamente intensos e ensolarados. Barcelona é dessas cidades, meio como o Rio, movidas à sol (ou, pelo menos no verão é assim que parece). Hoje, pela primeira vez ao longo de toda a viagem, o sol se escondeu um pouco e o dia foi inteirinho de chuva de verão (essas que caem torrencialmente com o céu ainda claro).

Pelo tempo meio mais ou menos (e pela minha ressaca do jantar de ontem), consegui aquietar um pouquinho hoje a ponto de conseguir sentar pra escrever (eu amo muito o blog, mas sabe como é que é férias, né, gente? A gente conta cada centavo pra conseguir viajar e depois quer aproveitar cada minuto da viagem). A boa notícia é que isso significa que estou cheia de dicas boas pra contar aqui de BCN.

Como tem muuuuuita coisa pra contar e eu não queria fazer uma coisa estilo diário (porque não to conseguindo postar diariamente durante a viagem), resolvi dividir as indicações por temas. Selecionei 3 principais temas que serão pauta para o post de hoje e para os dois próximos: comida, cultura e compras. Os 3 Cs de Barcelona! E, se faltar alguma coisinha ou outra, depois a gente faz um adendo. Combinado assim?

Achei por bem começar com a comida, primeiro porque o look que selecionei pra hoje foi usado pra um dos nossos jantarzinhos aqui pela cidade. Segundo porque falar de comida é sempre uma coisa maravilhosamente boa.

Então, ao look primeiro. Antes das perguntas surgirem eu já respondo: não, não estou usando salto todos os dias. Só quando eu sei que a gente vai num lugar mais arrumadinho (geralmente pra jantar). No primeiro post aqui da viagem eu usei porque a gente só ia dar uma voltinha aqui pelo bairro e tomar uns drinks aqui perto (e eu queria tirar umas fotos legais pra começar os posts da viagem com chave de ouro :-).

Daí acho que esse lance do sapato é um bom gancho pra gente falar sobre o estilo de Barcelona. Como eu falei lá em cima, Barcelona tem um pouco de Rio. Eu já tinha ouvido muita gente fazendo a comparação, mas vindo cá pra ficar mais tempo acabei reforçando a ideia. É uma cidade de praia e, tal qual o Rio, o estilo das pessoas é bastante influenciado pelo calor. Na minha modesta visão de turista/estangeira/passando 10 dias aqui, ficou a impressão de que o povo se veste de forma mais despretensiosa e bem casual.

Então, quando fui pensar no look pro nosso jantarzinho, optei justamente por peças leves e que representassem um casual chique, porém bem despretensioso. Com isso em mente, achei nessa calça pantalona cropped, a peça perfeita.

Comprei a bichinha deve ter mais ou menos um mês. Já tava com a viagem quase engatilhada e, quando ví a estampa me teletransportei exatamente pra um jantarzinho romance aqui em BCN. Ela é leve e tem um corte super elegante. Tem essa estampa que é, ao mesmo tempo, divertida e chique, inusitada e sóbria.

Como a calça já tem brilho próprio e a ocasião parecia ser um pouco estranha à exageros, achei que só fazia sentido combinar a calça com a simplicidade de uma camiseta nude.

E terminei o look com um batom rosa choque (confesso: inspirada pelo rosa das flores na calça).
Gostei bem do resultado e já tô com mil ideias pra calça quando voltar pra casa (quem sabe uma semana temática?).

Aaaaaaaaah! Mas a gente ia falar de comida, né?

Então vamos lá:

Kiosko: começamos bem or what? Um dos melhores hamburgures que eu ja comi (de verdade!). São grandões, suculentos e com molhinhos e queijinhos que você pode escolher e são todos de dar água na boca. Além disso, eles fabricam o próprio ketchup, super natural, daqueles que você vê os pedacinhos de tomate dentro.
BOM PARA: almoços ou momentos de fome absurda em geral

Creps al Born: parece um bar (e realmente é) com música alta e bombando de gente em pé ou na frente do balcão. Mas a verdade é que, como o nome já diz, crepes aqui são especialidade. Passe pelo meio da muvuca e tente uma mesinha alta lá no fundo. Um salgado e um doce são básicos pra entender porque a gente foi duas vezes em uma semana.
BOM PARA: noite e madruga

Xampanyeria Can Paixano: rústico, porém cheio de charme, o lugar está sempre cheio. A ideia é tomar cavas e comer tapas: esquema tipicamente catalão. Lado ruim: não tem lugar pra sentar, a ideia é fazer tudo isso em pé mesmo. Lado bom: o lugar e bem animado, preço justo e as comidinhas são super gostosas.
BOM PARA: paradinhas ao longo do dia

Cerveceria Catalana: eu já falei dela aqui, mas não custa lembrar. É a minha cerveceria preferida por aqui. Para ser feliz para todo o sempre, favor pedir a batata-frita com ovo.
BOM PARA: noite de drinks e tapas

Mosquito: restaurante de tapas asiáticos, especialmente aqueles bolinhos chineses cozidos no vapor (dim sum), com recheios super delícia. O ambiente é super aconchegante e despretensioso, com mesinhas coletivas que sempre te trazem boas surpresas (a gente conversou horas com o pessoal que sentou do nosso lado).
BOM PARA: início da noite (tem que chegar cedo porque enche)

3345: esse tá no post de hoje só porque não criamos a categoria bebidas, mas o lugar é uma delícia. Super charmoso. Fica no Raval, bairro moderninho aqui de BCN e foi indicação de um belga e uma francesa que a gente conheceu por aqui num dos jogos da Copa que assistimos por aqui. A gente foi e adorou a energia do lugar.
BOM PARA: drinks depois do jantar

Montiel: foi o nosso investimento gastronômico da viagem, mas valeu MUITO. Ele é escondidinho e pequenininho e, por isso mesmo, muito charmoso. O mais legal? Além da comida ser simplesmente sensacional, o atendimento é muito simpático. Vale cada euro.
BOM PARA: uma noite especial

Pronto! Post Comida, check! Deu até uma fominha!

Créditos do look:
Calça: Topshop
Camiseta: COS
Sapato: C&A
Óculos: American Apparel

  • Jojo se achar interessante, poderia fazer um post dando dicas de como fazer as malas para viagens de forma prática, mas que dê pra levar o suficiente para looks bacanas. Obrigadinha! Bjos!

  • Love your posts and love you! What a great girl!!!

  • Barcelona é linda… para visitar tudo tem que ser mesmo de sapatinho raso…

    http://nerdchic13.blogspot.pt/

  • Ei, Joanna, sugiro o Tapaç 24, uma delicinha!

  • Thaís

    O hambúrguer do Kiosko é o melhor que comi na vida!