O meu cabelo branco
29 de Maio de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!
Eu tenho cabelos brancos.

Não, não são poucos. São muitos. Eles ficam concentrados bem na frente e bem em cima da minha cabeça.

Quer ver?
Pronto. Viu? São esses mesmos aí que você tá vendo. Não é efeito da foto não. Não é a luz. É cabelo branco mesmo. E tem uns mais selvagens. É porque são brancos e o cabelo branco tem uma textura diferente (mesmo se você pintar).
Aí deixa eu deixar claro uma coisa. Esse post não é um manifesto pelos cabelos brancos, pelo contrário. A ideia de postar isso aqui veio da vontade de tirar a dúvida de tanta gente que vivia me perguntando isso: Jo, os seus cabelos estão brancos? Jo, por que os seus cabelos estão brancos?
Taí, gente. Eles não “estão” brancos. Eles são brancos. Começou quando eu tinha uns 17 anos. Um aqui, outro ali. E nunca me incomodou na verdade. Eu achava engraçado ser tão novinha e ter cabelo branco. Achava diferente e eu sempre gostei disso. Mas pintava o cabelo de qualquer jeito, não pra esconder, mas porque queria ser loira pra poder ser paquita da Xuxa.
Aí veio faculdade, trabalho, meus 20 e poucos anos e eles começaram a tomar conta mesmo da minha cabeça. Especialmente dessa parte aí da franja. E eu desisti de ser paquita e comecei a pintar o cabelo de castanho escuro. Em parte pra cobrir os brancos, em parte porque um dia me disseram que os meus olhos apareceriam mais se o meu cabelo fosse mais escuro (e quem não quer ressaltar seus pontos fortes, né?).
Eu sempre quis radicalizar na cor dos meus cabelos. Há tempos atrás quis ficar ruiva, depois platinada, depois com granny hair (meu desejo do momento). Mas a verdade é que eu tenho uma preguiça danada de cuidar de cabelo. Passar horas no salão, fazer tratamentos, gastar dinheiro com produtos caros, nada disso é muito comigo. E eu sei que quando a gente radicaliza, precisa cuidar.
Hoje acho que o meu radicalismo é esse. Deixar a minha franja de Vampira dos X Men viver livre leve e solta. E por que não?
Eu já pintei, já cobri, já arranquei (melhor passatempo do mundo é ficar arrancando, juro, é a melhor parte de ter cabelo branco). E tudo bem. A verdade é que esse post não é mesmo um manifesto pelos cabelos brancos. Mas talvez seja um manifesto contra a discriminação desses fios sem cor. Contra a criminalização das pessoas que resolvem deixar esses cabelos albinos selvagens viverem livres. Contra gente que fala ao pé do ouvido da amiga: “Nossa, ela tá tão largada… Há quanto tempo não pinta esse cabelo?”Veja, eu não me considero uma pessoa largada. Adoro me arrumar. Passo horas escolhendo roupa, planejando look, acessórios, um batom bem bonito. Mas eu simplesmente não acho que os meus fios brancos me prejudicam. Só isso.

Pensa bem. O William Bonner tem. O Sean Connery sempre teve. O Brad Pitt tá cheio. Mas ninguém sai aí falando que eles tão largados. Nãaaaaaaao. “Nossa, acho charmoso demais homem com cabelo branco.” Ok, nem tô pedindo pra você achar os meus branquinhos charmosos. Só acho que eles merecem respeito.
Envelhecer faz parte da vida e quem não encontrou o primeiro fio branco, aguarde e confie. Ele vai aparecer. Lógico que a gente quer se manter bonita em qualquer idade, mas o critério de beleza é individual e intransferível e cada uma fica bonita do seu jeito, porque, no fim do dia é você que vai ter que se olhar no espelho. E eu tô bem feliz assim. De vampira dos X-Men.