São Francisco para Iniciados: Feastly
25 de agosto de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!
O São Francisco para Iniciados de hoje é diferente porque eu não vou falar de um lugar. Peraí que eu vou explicar.Tudo começou com um amigo (desses que sempre sabe de tudo o que tá rolando pela cidade, praticamente uma Time Out ambulante) e uma mensagem: “Cês conhecem o Feastly?”

“Oi? Feastly? É o que? Restaurante?”

“É tipo o AirBnB da comida.” ele respondeu como se isso já fosse esclarecer todas as minhas dúvidas.

“Tendi. Irado.”

Tinha entendido nada, lógico. E nessas horas a gente apela pra quem? Google.

Digitei lá: “Feastly”. E caí aqui:

O Feastly é um site em que chefs profissionais ou amadores criam eventos gastronômicos em casa (pode ser um jantar, um almoço, um brunch, enfim). O chef vai lá no site, cria o evento, escreve qual vai ser o menu e coloca um preço.

Daí, qualquer um (eu, você, o meu vizinho, a mulher dele, o meu professor, qualquer pessoa) pode ver o evento dele, se interessar e comprar um lugar na mesa. Comprado esse “ingresso” pro evento, você recebe o email com o endereço certinho e qualquer recomendação que o chef queira passar (tipo “leve sua própria bebida” ou “informe se você tem algum tipo de alergia alimentar”). Daí é só comparecer na casa do cara no dia marcado pro evento e se esbaldar de comer.

O site é super fácil de navegar (e realmente lembra a experiência online do AirBnB). Você escolhe a cidade em que está (o aplicativo está presente em São Francisco, Nova Iorque e Washington) e vai passeando pelas fotos e descrições apetitosas de cada evento.

A verdade é que quem escolheu o jantar que a gente iria foi o homi. A descrição era especialmente convidativa: “Um jantar digno da realeza indiana.”. Clicamos, compramos e três dias depois, entramos num Uber com destino ao endereço especificado no site.

Mas a gente dá uma sorte danada com as coisas. Os eventos geralmente são realizados na casa das pessoas (que deve ser uma experiência incrível também) mas esse, em particular, aconteceu na sede do Feastly em São Francisco. Um ambiente amplo e super gostoso no bairro do Mission que o site aluga para chefs que queiram fazer eventos maiores (no caso desse nosso jantar foram 20 pessoas).

Bem, ao invés de dizer o quanto o lugar era incrível, melhor mostrar, né?

 

 

A mesa tava linda, simples, mas arrumadinha, com menus explicando cada prato.

 

O chef, Raul e sua mulher Priya, foram os anfitriões da noite. Ambos são de origem Indiana, mais especificamente de Bombaim. E o mais legal é, enquanto Raul servia cada um dos pratos, Pryia explicava todo o processo de preparação e a história por trás das receitas.

Nem consigo dizer o quanto foi delicioso provar sabores novos e aprender sobre uma culinária que eu sei tão pouco. Mas o mais legal mesmo foi poder sentar numa mesa com um monte de gente diferente, conversar, fazer amigos – coisa difícil quando o jantar é num restaurante.

Por isso tudo, se você estiver passando uns dias por aqui (ou por Nova Iorque ou Washington), eu recomendo muito acessar o Feastly e escolher um evento com fotos bem apetitosas. Eu já tô pesquisando qual que eu vou agora!

 

Tags:
  • Irado!!!!
    Já tinha dito para um amigo meu do trabalho e chef nas horas vagas fazer um lance desses. Aqui no Brasil tem um site (que na verdade é gringo, mas tem chef brasuca cadastrado) que se chama EatWith que funciona da mesma maneira. Beijocas!

  • Muito legal este site, Jojo!
    Já ouviu falar do Strangers for Dinner? A ideia é que as pessoas contem suas histórias de vida para o Anthony (criador do projeto/site) durante uma refeição, que é paga pelo idealizador do Strangers for Dinner. Aproveite que vc está nos EUA para contar sua história de vida!
    Fiz um post em meu blog sobre vários sites interessantes que podem ajudar a planejar melhor uma viagem: https://deviagemsa.wordpress.com/2015/05/16/12-sites-para-sua-viagem-ser-ainda-melhor/
    Beijoss