17 motivos para ir a Maui na sua próxima viagem
6 de janeiro de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Finalmente, a boa filha à casa torna. Cá estou eu de volta a uma São Francisco cinza e chuvosa depois de 10 dias no calorzinho ensolarado do Havaí.

Quem me acompanha no Snap viu o quanto eu queria continuar por lá.  A vontade era tanta que eu até perdi o vôo de volta. Perdi o vôo e ganhei uma noite a mais no paraíso com direito a nascer do sol lá em cima do vulcão. Acho que saí no lucro, né?

Eu sei que, uma hora ou outra eu vou ter que voltar à realidade, mas resolvi adiar esse momento pra amanhã. Hoje ainda é dia de ficar de moleza lembrando de tudo o que a gente viveu por lá. E nada melhor do que um post sobre o Havaí pra ficar lembrando do Havaí, né não?

E como a ideia é lembrar das coisas mais maravilhosas da viagem, resolvi fazer um post com todas as minhas coisas preferidas desses dias por lá. Quem sabe você também não fica encantada como eu e já começa a programar as próximas férias?

Antes de mais nada, vale uma pequena explicação sobre o nosso destino. O Havaí é um estado americano composto por um arquipélago de 132 ilhas, apenas 8 delas habitadas. Nessa viagem a gente escolheu a ilha de Maui como nosso destino. Portanto, todas as dicas que vou mencionar aqui embaixo são referentes especificamente a Maui e as cidades que compõem a ilha, ok? Então vamo lá!

1. Estrada para Hana

Hana é uma micro cidade que fica a 2 horinhas de carro de Kahului (único aeroporto da ilha) e eu vou te falar uma coisa: o caminho até lá é uma coisa linda de viver. Uma estratinha entreita que muitas vezes não permite a passagem de dois carros de uma vez, vai cortando morros de um verde tão intenso e uma vegetação tão rica que é difícil de acreditar. E se já não bastasse a vista do mar de um lado, a cada curva você se depara com uma nova cachoeira, com aquele barulho intenso de água que parece te convidar a parar o carro e dar um mergulho.

2. Black Sand Beach em Hana

Muita gente vai a Hana só pra passar o dia e ver as belezas da estrada. Eu te asseguro: não cometa esse erro. Hana merece alguns dias. Especialmente porque é um lugar que transpira calma. Segundo porque suas belezas são muitas e não caberiam em 24 horas.

O primeiro exemplo (e talvez o mais famoso) é a Black Sand Beach, uma praia pequenina dentro do Parque Waianapanapa (duvido conseguir falar rápido!). O verde que cerca a praia e o mar azul logo na frente só servem pra contrastar ainda mais com a areia pretinha, originada diretamente da lava do vulcão que formou toda a região. Sem dúvida uma das praias mais lindas que eu já tive o prazer de pisar na vida.

Maui

3. Waimoku Falls e as Sete Piscinas Sagradas

Duas trilhas IMPERDÍVEIS ficam a 40 minutinhos de Hana, ambas dentro do Parque Nacional de Haleakala. A primeira leva até a impressionante cachoeira de Waikomu, com uma queda d’água de 400 metros. A segunda trilha (chamada O’Heo Gulch) é bem menorzinha e leva até as Sete Piscinas Sagradas, uma série de cachoeiras que desembocam em piscinas calmas e ótimas pra mergulhar (menos em épocas de chuva quando há perido de trombas d’água e as piscinas ficam fechadas para o mergulho). Eventualmente, as piscinas encontram o caminho até o mar e a vista é deslumbrante.

Maui

4. O bambuzal no caminho

A cachoeira de Waikomu (essa que eu falei aqui em cima) é mesmo linda de viver, mas boa parte da graça está em chegar lá. Uma trilha de 3 quilômetros passa por diversas mini quedas d’água e uma enorme floresta de bambu.

Maui

5. Pão de banana, doce de coco e a Pizza do Hana Farms

Hana é beeem pequenininha mesmo. Tanto que poucas são as opções gastronômicas (especialmente se você está procurando algum lugar pra comer no meio do feriado do Natal). Em compensação, Hana nos ofereceu algumas das melhores guloseimas da viagem: o pão de banana e o doce de coco, ambos típicos da região. O melhor que a gente provou foi de um lugarzinho chamado Hana Farms. Trata-se de duas pequenas cabanas na beira da estrada. Na primeira você encontra doces, bolos, sucos e sorvetes artesanais. Na segunda, um forno à lenha atrai pelo cheirinho de pizza. Todo dia, 3 sabores diferentes. Tudinho orgânico, saído diretamente das fazendas na região.

Maui

6. Hamoa Beach

Uma das praias mais lindas de Hana. Areia branquinha, mar azulzinho, ondinhas gostosas de pular. Pra passar o dia de bobeira, relaxando e tomando um solzinho.

Maui

7. Lava Tubes

Sim, os Lava Tubes são túneis feitos de lava. Sim, túneis de lava de vulcão. Os Lava Tubes são uma das atrações mais curiosas da região. O que acontece é que a ilha inteira de Maui surgiu por conta de erupções vulcânicas. Quando a lava desceu do vulcão em uma dessas erupções, a parte de fora da lava se solidificou mais rápido por conta do contato com o ar, o que acabou formando túneis enormes. Sério, os túneis são tão grandes que, na época da Guerra Fria, eles seriam usados como bunkers caso houvesse algum ataque nuclear na ilha.

8. Red Sand Beach

Mais uma praia de tirar o fôlego. Uma mini trilha que sai do meio da vila de Hana, ali do lado da escola. Dez minutinhos e você dá de cara com essa praia pequenininha, de areia vermelha, com uma barreira de rochas no mar que naturalmente barram as ondas mais violentas e deixam o mar na beirinha da praia, gostoso e tranquilo.

Maui

9. Paia

Depois de 3 dias em Hana, pegamos a estrada e fomos até Kihei, o nosso pouso durante os 7 dias seguintes da viagem. Kihei é uma região mais turística e urbanizada, perto de Kahului (onde fica o aeroporto) e de outras cidadezinhas que a gente visitaria ao longo da viagem.

A caminho do apê que alugamos em Kihei, paramos em Paia. Uma vila pequena e cheia de charme recheada de lojinhas e restaurantes. Vale parar lá pra almoçar no Paia Fish Market (os tacos de peixe são incríveis) e dar uma voltinha a pé pela região.

Maui

10. Baldwin Beach

Do ladinho de Paia fica Baldwin Beach, uma praia grande, de areia branca e mar agitado. A gente passou o dia lá tomando sol e até nos aventuramos a entrar lá água apesar das ondas fortes. Pra quem quer mais calmaria, ali do lado fica Baby Beach, uma versão mais mansinha da praia, com piscinas protegidas da arrebentação. Perfeito pra quem vai levar os filhotes pra nadar.

Maui

11. Makena (Big Beach & Little Beach)

Acho que a minha praia preferida dessa segunda parte da viagem. Makena é enorme e linda. De lá, sentado na areia, é fácil olha pro horizonte e ver baleias nadando ou jogando seus jatos de vapor pra cima. Foi lá, de dentro d’água, que a gente viu um pôr do sol de tirar o fôlego (acho que o mais lindo da viagem).

Logo ao lado de Makena (Big Beach), fica Little Beach, uma praia pequenininha e nudista! A gente fez a pequena trilha pelo morro que conecta as duas praias pra matar a curiosidade. Gente pelada de todas as idades surfando, jogando frescobol ou simplesmente batendo papo e tomando sol. No mínimo, inusitado. Ah! E gente vestida também é bem vinda, portanto, não tivemos que tirar a roupa nem nada. Ufa!

Maui

12. O nascer do sol em Haleakala

Cada dia a gente escolhia um lugar diferente pra ver o pôr do sol. Um mais bonito que o outro. Mas ver o sol nascer é sempre mais especial. Ainda por cima se for do alto, láaaaa do alto mesmo, mais de 10 mil pés de altura, em cima de um vulcão adormecido.

O caminho até o cume de Haleakala leva uma hora e meia de carro e, pra chegar lá a tempo de ver o sol nascer, é preciso sair de casa lá pelas 5 da manhã. Chegando lá em cima, o frio é sofrido (vá beeeem agasalhada), mas estar acima das nuvens vendo o sol nascer é inesquecível.

Maui

13. Ver o pessoal surfando em Honolua Bay

A praia é de Honolua Bay é tão pequenininha que acho que nem dá muito pra considerar. Mas aparentemente o lugar tem algumas das melhores ondas desse lado da ilha, o que faz dela um dos melhores lugares pra ver o pessoal surfando. Vá de carro e pare nas falésias logo acima da praia. É estender a canga na grama e ver o pessoal dando show lá embaixo.

14. Snorkel em Olowalu

É uma praia calminha (com um camping ótimo pra quem curte acampar). Mas o mais legal é levar máscara e pé de pato e ficar bisbilhotando os corais. O mar é rasinho até bem longe, o que permite que você consiga nadar bastante até onde os corais ficam mais legais (uns 50 metros da beira da água). A gente viu até tartaruga!

Maui

15. Mergulho em Molokini

Eu e o homi amamos mergulhar. A gente fez o curso há uns 3 anos lá em Ilha Bela como preparação pra nossa viagem pra Tailândia. Desde então a gente mergulha em praticamente todos as nossas viagens. Em Maui não podia ser diferente. Fechamos o mergulho com o pessoal do B&B Scuba e foi muito legal. Fomos até Molokini, uma ilha em forma de C que concentra muita vida marinha. Pra quem nunca mergulhou, o pessoal do B&B também faz batismo.

16. Lahaina

Cidade história fofa demais! Lojinhas e restaurantes super charmosos na beira do mar. Vale dar um pulo lá no fim da tarde e aproveitar pra jantar, passear e tomar uns drinks.

17. Ver as baleias 

Maui é um santuário das baleiras jubarte. Todo inverno, milhares delas descem do Alasca até lá pra procriar. A temporada oficialmente começa em Novembro e vai até Maio.

O melhor jeito de vê-las mais de perto é através de um dos passeios da Pacific Whale Foundation, uma organização sem fins lucrativos que existe para proteger as baleias e o seu habitat. O passeio dura pouco mais de duas horas e eles garantem que você vai ver baleias durante o trajeto.

Acho que foi a coisa mais legal que eu fiz na viagem inteira. Num momento do passeio tinham 4 baleias juntas, todas batendo a cauda na água. Pra guardar na memória pra sempre.

Maui

 

 

Já pode querer voltar?

 

Tags: ,
  • Já pode querer ir?

    Eu sou apaixonada por viajar para fotografar. Dedo tá coçando e começando a prever um orçamento para o meu reveillon 2016 😀

    • Jojo

      Minha dica é: junta o din din e vai! Vale cada real! 😉

  • Fellipe França

    Que coisa chata esses anúncios teus da Biocolor em vídeo de Futebol. Teu público-alvo assiste futebol? Posso fazer propaganda de futebol aqui no teu blog também?

    • Natalie Furlan

      Mas isso é com a Biocolor não com ela né?!

      • Jojo

        😉

    • Jojo

      Realmente eu não tenho responsabilidade sobre onde a BIOCOLOR publica o vídeo deles. Mas, pode sim, Felipe. Que que cê quer falar de futebol? Fala aí. De repente o pessoal aqui se interessa.

    • Soninha

      sem querer ofender Felipe…. mas se vc tá chateado/incomodado com os anúncios, primeiro: vc deveria falar com a Biocolor, segundo: sevc não a conhece e não gosta do trabalho dela (até respeito e te entendo), tá fazendo o quê aqui no blog ?

    • Lis Schwabacher

      Que indelicado você, Hein Felipe? Além da parte óbvia de que a Joana não é a responsável dos locais dos anúncios, provavelmente deve achar que se cuidar é coisa só de mulher e futebol é coisa só de homem …

  • Gabi

    Que lugares incríveis! Uma foto mais linda que a outra 🙂 Hoje estou chegando em San Francisco pra passar o final de semana, se eu te vir por lá vou tietar, heim? Beijos

    • Jojo

      Oba! Tieta sim! 😉

  • Ai que saudade do Hawaii… Fui na comemoração de um ano de casamento e amei Maui, muito mais que Oahu. A estrada de hana é realmente especial! Lindas imagens!
    Beijos, pá.

    • Jojo

      Que incrível deve ter sido esse casório, Pá! E Hana é mesmo muito especial! Beijão

      • Maui foi a comemoração de um ano de casados… O casório foi nas maldivas e foi mara demais! rs
        Beijos

  • Danielle

    Tambem moro na bay area e desde que me mudei para os USA ha 5 anos atras, todo ano a gente vai para Maui ou Oahu (ou os dois!). Hawaii se tornou nossa tradição de Thanksgiving, e é um dos meus lugares preferidos na vida! O bom eh que sempre tem alguma coisa nova pra ver, algum lugar novo conhecer, tem muito restaurante delicioso, e essa sua programação ficou demais! Nao fiz o Haleakala ainda nem o Himoku Falls (fui um ano gravida e um ano com filho pequeno), mas ainda quero ir! Fotos lindas!

  • Lis Schwabacher

    Nossa, quero fazer essa viagem!!!

  • Mariela Vasconcelos

    Jojo! vc ja fez algum post assim com lista de lugares mara e passeios legais em SF? Adorei ver no seu insta o Clarion Alley! Passeio cool e diferente dos roteiros básicos que acho em outros sites!! bjss