As cores de 2016
21 de janeiro de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Eu tava pra escrever esse post tem um tempão, mas esse ano começou a todo vapor e eu fui deixando pra depois. Agora, sentadinha aqui no sofá, vendo a luz entrar pela janela e a mala ainda cheia de coisas da viagem pra Miami, consegui um tempinho pra me concentrar e escrever. Vamos então que o assunto é bom.

Todo final de ano a equipe da Pantone anuncia uma nova cor para o ano seguinte. A escolha é baseada em estudos profundos de tendências observadas ao redor do mundo por um time de especialistas em cor.

Eu confesso, nunca fui muito de prestar atenção no assunto porque acho estranho escolher uma única cor pra representar o que se espera de um ano inteirinho (até falei sobre essa sensação nesse post aqui). A verdade é que uma das coisas mais legais de virar o ano é a sensação de infinitas e surpreendentes possibilidades que esses 365 dias trazem (ou, no caso de 2016, 366). E escolher uma cor pra representá-los parece ir na contramão de tudo isso.

Dito isso, preciso ser justa, esse ano, pela primeira vez na história, a Pantone resolveu que um ano teria não uma, mas duas cores.

PantoneSegundo a empresa, as duas cores representam equilíbrio. De um lado, o calor aconchegante do rosa pastel, do outro, a calma e tranquilidade do azul. A combinação de ambas também é reflexo de um mundo que começa a olhar para igualdade de gêneros e para a eventual eliminação de estereótipos de feminino e masculino. Isso acaba sendo refletido na moda e na maneira como cada um de nós passa a se sentir mais a vontade para explorar cores e usá-las para representar quem realmente somos sem pré-julgamentos.

Depois de ver o video fiquei pensando que realmente faz sentido. 2015 foi um ano bem Marsala, tumultuado, sanguinário em tantos aspectos. E talvez o que o mundo realmente precisa pra esse ano seja calma e equilíbrio.

Daí parei pra pensar no que eu realmente preciso e quero pra esse ano. E se teria alguma cor capaz de refletir as minhas ambições e desejos pra 2016. Pensei nas coisas que eu já tenho e naquelas nas quais preciso trabalhar esse ano. E finalmente cheguei a uma conclusão. Mas fechei em duas (se a Pantone pode, porque eu não posso né?). Sem mais, aqui vão elas:

CinzaEu sei, provavelmente não era a cor que você esperava ver aqui, né? Cinza não parece feliz. Cinza é nublado, é sem vida. Eu preferi não olhar assim. Olho pro cinza e penso em trabalho, em construção.

Cinza é a cor da ferramenta, do cimento, do concreto. Cor de trabalho, de construção, de planejamento e execução. 2015 foi um ano de mudanças e adaptações, de descobrir e ter ideias. 2016 é ano de botar em prática, de trabalhar duro, estudar, se conectar, produzir e tirar tudo do papel.

CinzaCinza

Cinza também me faz pensar em simplicidade. Minimalismo. Em chamar menos atenção pro que não importa e mais pro que importa. Em qualidade versus quantidade. Em conforto. Naquele conforto gostoso do moleton num dia nublado. Da coberta jogada por cima das pernas entrelaçadas no sofá. E essa simplicidade eu quero cada vez mais.

CinzaCinza

Por fim, cinza é mistério. É a cor da estrada que vai até lá no horizonte. A cor da nuvem que esconde o que vem depois. A cor de um futuro que a gente ainda não sabe como vai ser. Simplesmente porque é impossível saber. Mas a graça é essa. A gente pode construir ele, um dia depois do outro, do jeito que a gente quer.

Cinza

AmareloAh, porque não dava pra pedir um ano cinza, né? Eu sou suspeita pra falar porque amo amarelo e, por mim, todos os anos teriam essa cor. Mais e mais. Amarelo é calor, é um dia bonito na praia, no parque, na sala de casa, com o sol entrando pela janela. Amarelo me faz sorrir, simples assim.

Amarelo

A cor da criatividade, do diferente, do ousado. Amarelo é a peça que você joga no look e ele muda completamente. É a cor que você joga no fundo e realça tudo o que vem na frente. É a cor que a gente usa quando quer que o mundo olhe na nossa direção.

AmareloAmarelo

Eu já li que amarelo dá fome. Cor de frutas, de manga, limão, banana, maracujá, carambola. Dá fome mesmo. Fome de tudo. De comer, de experimentar, de viver.

Amarelo

Eu quero um 2016 amarelo porque eu quero ousar mais. Pensar mais fora da caixa, fazer diferente e deixar uma marca.  E se tudo isso puder rolar com o sol entrando pela janela e amigos sempre perto, melhor ainda.

Captura de Tela 2016-01-21 às 04.39.27

 

Tags: ,
  • Ana Borguezi

    Quanta poesia, Jojo! Quero fazer um ano inspirador assim: reciclando possibilidades, reinventando oportunidades. Que você faça um novo ano renovado e que o vir-a-ser seja generoso pra você.

    • Jojo

      Vamos sim, Ana! 2016 vai ser bem bacana pra nós! Com certeza! 😉

  • Polyana Diniz

    Inspirador Jojo!!! Sucesso e sorte para você!

    • Jojo

      Pra nós, Poly! 😉

  • Shamya Azevedo

    Que texto maravilhoso, Jojo!!!! Enquanto eu lia, ia me dando aquela animada no coração, sabe? Aquela sensação de sim, eu quero mais, eu posso e vou conseguir!!!! Poxa, obrigada. Saúde e sucesso para todas nós…… que 2016 seja um ano de muitas realizações. Bjus

    • Jojo

      Vai sim, flor! Tenho certeza de que vai conseguir! E saúde e sucesso pra todas nós! 😉

  • Mariana Soares

    Simplesmente perfeito!! Dá valor as coisas quue realmente importam e pensar fora do padrão! Tudo que eu precisava ler agora! Parabéns!! Muitas realizações e felicidades pra vc!

    • Jojo

      Que bom, Mari! Um ano lindo pra todas nós! 😉

  • Gabriela

    Tô contigo Jojo, gosto da cor cinza porque ela é neutra e tranquiliza. As cores do ano são legais mas por outro lado é mais uma mola propulsora para o consumismo.

    • Jojo

      Concordo, Gabi! Por isso temos que ter clareza do que a gente quer. Pra não cair nas armadilhas! 😉

  • E como cinza e amarelo e umas das melhores combinações que existe, amei sua cartela de cores! Beijos e um ano bem colorido pra vc! Pá.

    • Jojo

      Brigada, Pá! Vai ser um ano bom! Tô sentindo! 😉

  • Sofia Cleto

    Escolheste as minhas duas cores preferidas de todos os tempos (=

    • Jojo

      Ah, que booom! Adoro as duas também! 😉

  • Karyne

    Todas cores lindas! ♥
    E amo demais a combinação de cinza e amarelo!

    Blog do Sofá
    do Sofá

    • Jojo

      É linda mesmo, Karyne! Que bom que você gostou!

  • Lis Schwabacher

    Que delícia de post! De todos os blogs que leio e já li, das blogueiras e “celebs” que vejo os Snaps, você é a única que parece próxima, sempre me sinto meio sua amiga lendo e vendo as suas coisas 🙂

    • Jojo

      Que delícia ler esse comentário, Lis! Fico feliz porque também me sinto próxima de vocês! Me sinto a pessoa com mais amigas no mundo! S2