O talento que vem da África
24 de março de 2016 POR Julia Franco COMENTA AQUI!

Estou super feliz com o convite pra contribuir um pouquinho aqui no UASZ. Como a Jojo contou no outro post, eu moro na África do Sul, onde montei uma marca de moda para tentar ajudar a melhorar a vida das pessoas ao meu redor.

Começando pelo começo, sei que um bom tempo já se passou, mas queria relembrar um assunto lá do começo do ano. O baile da Vogue incomodou muita gente (a Jojo até fez um post por aqui falando sobre o assunto), especialmente por conta da generalização de um continente tão rico.

Se a gente não gosta da fórmula Brasil = futebol + Carnaval + mulher pelada, por que é ok se fantasiar de mulher das cavernas pra representar a África?

A África é um continente enorme. Quase duas vezes maior do que a América do Sul. E com tantas culturas que nem o Wikipedia conseguiu me dizer quantas exatamente. Só na África do Sul são quase 11 culturas oficiais (sem considerar todas as outras culturas de imigrantes africanos que moram aqui).

E toda essa diversidade só poderia resultar em um continente cheio de talentos que, infelizmente, não foram retratados na festa da Vogue.

E é um pouco desse talento que eu queria mostrar nesse primeiro post. Mostrar que existe sim uma África pop, alegre, moderna, colorida, fashion. E, como eu adoro uma pesquisa de moda mesmo, aqui vão três marcas que provam exatamente isso.

Assim como o objetivo da Shwe é traduzir a África do Sul, esses designers criam com o que há ao redor e, assim, traduzem outros pedaços desse continente tão diverso.

DURO OLOWU

Nascido na Nigéria, Duro Olowu hoje mora entre Londres e Nova Iorque, mas todas as suas peças gritam África. É tanta cor e estampas contrastando lindamente que dá pra entender o tanto de prêmio que o moço já ganhou.

DuroOlowu2

DuroOlowu1

DuroOlowu3

DuroOlowu6

Duro Olowu3

Duro Olowu10

MAXHOSA BY LADUMA

O Laduma Ngxokolo é um designer que desenvolve peças lindas de tricô com estampas inspiradas na cultura dele, a Xhosa. Olha só que peças mais bacanas e prints cheios de design!

Maxhosa by Laduma Maxhosa by Laduma Maxhosa by LadumaMaxhosa by Laduma

14_mbfwa_sdr_2681_maxhosa

PICHULIK

A Pichulik nasceu depois que a artista Katherine-Mary foi pra Índia e voltou pra África tão inspirada que decidiu começar sua própria marca de acessórios com materiais que encontrou quando chegou. As peças são grandes, chamativas, elaboradas, mas cheias de delicadeza.

KF PICHULIK-3472 KF PICHULIK-4052

03f61b47f6f2e007d848b5ac3afbfe7b

PIC0W3-Moon-Palace-1

Bem, essa é só uma amostra desse continente riquíssimo, cheio de gente bacana e com uma moda original e, sim, muito pop.

Então, fica a dica pra quem quiser homenagear de verdade a África: nada melhor do que começar reconhecendo o talento que nasce aqui.

Espero que vocês tenham gostado e, se tiverem alguma dúvida, dica ou sugestão, podem deixar aqui nos comentários. O legal mesmo é a gente usar esse espaço pra papear e descobrir coisas juntos!

 

Captura de Tela 2016-03-24 às 05.09.36

 

  • Bea Ramos

    Eu tô tão fascinada por vc e seu trabalho fantástico que me emociona ver seu post! Já estive no norte da África e o pouco que conheci já me encantou tanto. E o que vc faz….me inspira! Parabéns e parabéns!

  • Daiane Borsatto

    Ótimo post!! É disso que os blogs precisam, conteúdo! Jojo seu blog está cada dia mais inspirador! Parabéns!

  • Lis Schwabacher

    Que post maravilhoso!

  • Luana De Bona

    Post incrível! Peças maravilhosas, África maravilhosa! Teu blog tá de parabéns Jojo, cada vez melhor com colaboradores incríveis também!

  • Bruna Penha

    Adorei o post! Blog com excelente conteúdo.