O complexo exercício de se curtir
20 de Maio de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Ontem aconteceu uma coisa engraçada comigo.

Raramente eu consigo dormir cedo. Fico na sala com a Tv ligada e o computador no colo e, via de regra, perco um pouco a noção da hora.

Talvez tenha sido o cansaço, talvez o finalzinho da minha gripe. Mas ontem foi um desses raros dias em que, às 11, lá estava eu, deitada na cama, de bobeira. Esperando o sono chegar, eu catei o celular e fiquei passeando pelo álbum de fotos.

Tinha foto do Brasil, tinha foto de amigos, tinha meme que eu recebi no Whatsapp. E tinha uma sessão de fotos que eu fiz de mim mesma no dia que cortei e pintei o cabelo.

Fui passando de uma pra outra e, confesso, me senti meio besta de ter tirado tantas fotos minhas fazendo caras e bocas. Eu contei. Foram 30 ao todo. Sorri meio envergonhada de mim mesma e pensei: “Pô, gata, 32 anos na cara e você ainda fazendo sessão de selfie no celular?”. Trinta fotos seguidas de mim e do meu cabelinho novo pareciam simplesmente um enorme de tempo e uma ego trip meio desnecessária.

Ao passar pelas fotos pela segunda vez, ainda me sentindo meio fútil, parei numa em que eu olhava pra câmera do celular e sorria um sorriso meio moleca de quem sabia que aquilo tudo não passava de uma grande brincadeira. Sorri junto com a foto. E voltei a ver cada uma com um olhar mais generoso sobre mim mesma.

Deixei a vergonha de lado um pouquinho e me permiti olhar pra tela do celular e me achar bonita. Bem bonita. Ora séria. Ora brincalhona. Ora (tentando ser) sexy. Vi uma moça brincando de se curtir. E nada disso parecia mais perda de tempo.

Fotos

Parei pra pensar quão pouco a gente faz isso. Somos ensinadas que modéstia é das maiores virtudes. Lógico, ninguém quer pagar de arrogante por aí. Mas parece uma contradição enorme. A gente cresce rodeada por padrões de beleza surreais que a gente tem que correr atrás diariamente pra tentar alcançar. Mas na hora de se curtir, aí não, né? Tem que ser linda, mas fazer a fofa e responder: “Imagina, são seus olhos.”

Pior do que isso, muitas vezes a gente nem sabe mesmo. Ou nem acha que é. Ou nunca parou pra se olhar com essa generosidade que eu falei aqui em cima. Se olhar procurando as coisas boas ao invés das ruins.

É lindo ver campanha da Dove sobre beleza natural (e que apareçam cada vez mais marcas levantando essa bola), mas mais lindo é ver isso virando verdade na nossa vida. Bora se curtir? Prometo que não é perda de tempo.

Menos auto-crítica e mais sessões de selfie na frente do espelho.