Alimento pro pensamento: Mulheres poetas, gastronomia social e jogos paralímpicos
23 de agosto de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Atrasei o Alimento pro Pensamento essa semana, mas foi por bom motivo (sempre, né?). Tava em Tahoe esse fim de semana com amigos e, apesar de ter internet na casa onde a gente ficou, eu fiz questão de não passar muito tempo nela.

Nada como desconectar um pouco, né?

Mas o importante é que a gente compensa. Então aqui vão as minhas inspirações dessa semana.

SOBRE ALIMENTAR COM DIGNIDADE

Um dos projetos mais bonitos que eu vi surgir nessas Olimpíadas foi o do restaurante social idealizado pelo projeto Gastromotiva em parceria com o chef Massimo Bottura (nome por trás do Osteria Francescana, eleito recentemente como o melhor restaurante do mundo).

O Refettorio Gastromotiva tem como objetivo combater o desperdício e oferecer experiências gastronômicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dá uma olhadinha:

SOBRE AS MULHERES DA NOVA POESIA BRASILEIRA

Eu acho poesia uma coisa louca. Tive um chefe, que hoje é amigo do peito e que lê, ama e escreve poesias. E ele me ensinou que poesia é a arte de descrever sentimentos. E foi isso que me fez entender um pouco mais essa forma de tão visceral de se expressar.

Vivemos tempos modernos, mas a poesia é atemporal. O que ela faz sentir, não muda. Mas em dias de hoje, com novas mídias e novos assuntos, uma nova geração de mulheres poetas ganha cada vez mais força. Mulheres que estão usando a própria poesia para nos ajudar a entender o que é ser mulher hoje.

Por isso fiquei tão feliz com essa lista linda feita pela Giovana Feix, do M de Mulher, com 10 autoras brasileiras incríveis. Mulheres como a Mel Duarte, de São Paulo. Clica aí e fique, como eu, boquiaberta com a força dessa moça.

SOBRE O CORPO PÓS GRAVIDEZ

A gente tem falado muito sobre maternidade nos últimos Alimentos pro Pensamento. E, antes que me perguntem, juro que não tô grávida, mas acho o assunto mesmo importante. Mais ainda quando se trata de desmistificar essa coisa de perder o peso pós parto.

Por isso, achei bem legal essa matéria do Petiscos, com uma série de celebridades que se rebelaram contra essa maluquice do “olha só o corpinho incrível dela 15 dias depois de parir”. O exemplo mais recente é a Anne Hathaway que fez um post mostrando as calças jeans que ela cortou e transformou num short porque os seus shorts não tavam cabendo em seu corpo pós parto. E tudo bem.

Você engravidou e perdeu todo o peso logo em seguida? Incrível pra você. Mas nem todo mundo é assim, nem todo mundo tem o mesmo metabolismo, a mesma rotina, as mesmas prioridades. Precisamos respeitar o tempo e os desejos de cada mulher, sem julgamentos.

SOBRE OS JOGOS PARALÍMPICOS

Os Jogos Olímpicos foram lindos. Apesar dos pessimistas (e, lógico, de alguns percalços) conseguimos mostrar pro mundo o que temos de melhor: alegria, hospitalidade, garra. O Rio brilhou e eu fiquei aqui de longe chorando de orgulho dessa cidade que eu também chamo de minha e que fez bonito nessas duas últimas semanas.

Mas o mais legal? Essa história bacana não acaba por aqui. No dia 07 de Setembro começam os Jogos Paralímpicos e, novamente, atletas do mundo todo irão competir na nossa cidade. Vai ser emocionante demais.

Infelizmente, pouquíssimos ingressos foram vendidos para os jogos. A notícia boa? Isso quer dizer que você pode estar lá. Tem ingresso a partir de 10 reais (aqui).

Eu chego no Brasil semana que vem e já tô comprando os meus. Espero ver vocês lá pra dividir essa emoção comigo.

Boa semana, pessoal!

  • Ahh..Nossa! Eu tava perdida nas datas. Achei que as paralimpiadas começassem logo agora…mas em setembro, eu vou estar de férias. Dancinha da vitória pra mim hahaha!

    • Jojo

      Boas férias, Dani!

  • Bruna Stamato

    Que maravilhosa a Mel, e que demais o restaurante social! Mais um Alimento pro Pensamento inspirador 🙂

    • Jojo

      Muito legal né, Bruna? Que bom que te inspirou também!

  • marinabzn

    Ah, Joana, que legal que você também vai nas paralimpíadas! Vou em várias competições e te ver em alguma prometo que não vou tietar! haha

    Uma dica que eu dou a qualquer um que possa ir e esteja interessado é: vá a alguma prova de hipismo. Fui lá na arena de Deodoro pra ver o pentatlo e fiquei impressionada de como estava tudo lindo, tão distante da justiça que qualquer foto podia fazer. Lugar lindo, animado, grama com um verde mais verde, aquele horizonte de subúrbio que parece (só parece) longe de tudo animais lindos, aquele silêncio cheio de expectativa, tensão e torcida.. lindo.

    Na verdade foi uma experiência muito especial ir pra Deodoro, desde o trem, do bate papo com uma senhora super simpática e tranquila que ia explicando como funcionava tudo no dia a dia lá na supervia, aquele monte de vendedores de tudo, parecendo mais cariocas do que eu, na zona sul, jamais conseguirei ser e, na volta, já à noite, vinha observando o caminho, vendo aquele monte de bairros no caminho e meio que me emocionei de ver que como lááááá nos cafundós do subúrbio carioca (subúrbio de onde eu venho, aliás), também pode ter tanta coisa linda e pode te proporcionar momentos tão destacados na vida (viajei aqui mas é a verdade haha).

    Numa época tão conturbada como a que estamos vivendo no Brasil, foi bom dar esse respiro e reestreitar meus laços com a cidade. Não posso esquecer de como ela é por inteiro.

    • Jojo

      Que delícia ler esse seu relato, Marina! Vou procurar saber! Em quais provas você vai?

      • marinabzn

        haha acho que falei demais e me empolguei no calor do momento (pra variar). Vou ao atletismo, tênis e remo, e vc?