5 dicas pra diminuir a sua produção de lixo já
11 de outubro de 2016 POR Cristal Muniz COMENTA AQUI!

Diminuir a produção de lixo pode parecer uma tarefa impossível, mesmo que a gente se importe e realmente esteja empenhada em fazer isso acontecer (se você ainda não conhece o meu blog, Um ano sem Lixo, clica aqui ó). Eu bem sei. Por isso, achei que podia ser útil começar pelo básico. Nesse meu segundo post aqui no UASZ eu vou compartilhar com vocês 5 passos super simples, mas que são capazes de reduzir em até 75% a nossa produção de lixo diária. São dicas práticas, que você já pode começar a aplicar na sua vida e que já fazem muita diferença no nosso impacto ambiental ao mesmo tempo que tornam a gente mais feliz e saudável.

Vamos lá?

1. TROQUE OS DESCARTÁVEIS PELOS REUTILIZÁVEIS

uasl1

Tem um post que vira-e-mexe eu vejo por aí que diz mais ou menos o seguinte:

“Em que mundo a gente vive onde extrair petróleo, tornar ele plástico, fazer colheres, embalar, transportar até o mercado, vender, usar por 20s e jogar fora se tornou mais fácil do que reutilizar uma colher de metal?”

Sempre penso nisso quando quero falar de descartáveis.Faz sentido que toda essa cadeia imensa tenha produzido coisas que vão ser utilizadas em segundos? Pra mim não faz muito não. Até porque os descartáveis são geralmente jogados em lixos não reciclados. Afinal, se é pra ser “prático” e usar e jogar direto no lixo, quem vai parar pra lavar?

Pensando nisso, você pode começar a substituir uma série de coisas descartáveis na sua vida por opções reutilizáveis. Desde os absorventes normais por um coletor menstrual (vale ver esse vídeo da JoutJout pra se convencer de que é maravilhoso mesmo), até levar sempre na bolsa guardanapos de pano pra substituir pelos de papel (já aviso que é maravilhoso! Limpa muito mais!).

Ter sempre uma caneca no trabalho para o café ou água, levar seus talheres na bolsa pra não precisar dos descartáveis. Trocar o papel-toalha, o papel-alumínio e o plástico-filme da cozinha por guardanapos de pano, tampas nas formas e tampas nos potinhos. Dá até pra trocar o disco de algodão de tirar a maquiagem por discos reutilizáveis de tecido (os meus são de crochê)!

O segredo é fazer um raio x dos descartáveis que você tem em casa ou usa na vida e pensar em alternativas de tecido, vidro ou metal. A vantagem é que simplifica muito a vida. Menos lixo também é menos incômodo e menos sujeira.

2. COMPRE A GRANEL

Imagina levar toda a comida que você compra no mercado sem embalagens, ou seja: sem lixo. Esse é um passo um pouco mais avançado porque a gente precisa de um certo preparo, programação, achar uma loja legal que deixe você usar suas próprias embalagens (eu gosto de podes de vidro ou saquinhos de pano que uso só pra isso).

uasl2

Mas, apesar de um pouco mais complicado, também é um dos  passos mais emocionantes: chegar em casa e guardar o feijão, arroz, as castanhas, tudo direto nos armários em potinhos de vidro. Nenhuma embalagem pra jogar fora, você pode comprar a quantidade que você quiser e já deixar tudo organizado. Meu truque final é: escrever com canetinhas de CD o que é o que nos potes de vidro pra lembrar o que você vai comprar e, assim, nem precisa levar listinha de papel.

3. TENHA UMA COMPOSTEIRA

Sabe todo aquele resto de comida, aquelas cascas de frutas e verduras que sobram na sua cozinha depois de uma refeição? Tudo isso pode se decompor de um jeito super amigável pro planeta. Basta ter uma compostar o lixo em casa mesmo e é muito melhor do que colocar tudo em um saquinho plástico que vai parar num aterro sanitário.

Apesar de parecer super complexo, o sistema é bem simples: três caixas plásticas que tem furinhos e se conversam. Lá dentro, serragem, folhas secas e… minhocas. Muitas minhocas! Daí é só ir depositando o material orgânico e cobrindo com matéria seca até encher uma das caixas. Uma vez cheia, você troca ela de lugar com a do meio e, enquanto essa nova vai enchendo, as minhocas vão fazendo o seu trabalho na caixa cheia. Disso tudo, escorre um líquido que pode ser recolhido e ainda serve pra deixar as plantinhas da casa muito mais felizes e verdinhas.

Eu sei o que você tá pensando: como que isso não deixa um cheiro horroroso na casa? Simples: no saquinho, no lixo da cozinha, os restos de alimento vão apodrecendo e sendo decompostos por bactérias, por isso o cheiro ruim. Já na compostura, a decomposição dessa matéria orgânica vai acontecer COM oxigênio e com minhocas, sem precisar de bactérias, em uma caixa fechadinho. É o ambiente perfeito. Pode confiar em mim porque eu tenho uma em casa.

Esse é um assunto complexo, tem várias coisas que não podemos colocar em uma compostura, outras muitas que podemos. Pra saber mais sobre esse assunto, dá uma olhada nesse post que fiz lá no UASL e que tá bem completo.

4. USE MENOS PRODUTOS QUÍMICOS PARA LIMPAR A CASA

Sabão de coco, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio. Se eu te dizer que você consegue limpar a casa todinha só com esses três produtos, você acredita? E que, além de ficar longe de químicos poderosos que causam alergias, você também vai gastar muito menos dinheiro (quem é que não gosta de economizar)? Então chega mais nessas equações:

Sabão de coco ralado + bicarbonato de sódio = sabão em pó pra roupas

Sabão de coco em barra = detergente para loucas

Vinagre de álcool + cascas de limão/laranja/bergamota = desinfetante natural

Vinagre + bicarbonato = tira gordura do fogão, limpa azulejos e vaso do banheiro

Bicarbonato de sódio = ajuda a tirar o cheiro ruim de sofás, colchões, geladeira, etc

Vinagre = tira mofo de móveis e serve como amaciante de roupas

uasl3

Viu só? Muito menos embalagens e muito menos químicos nocivos.

5. APRENDA A FAZER SEUS PRÓPRIOS COSMÉTICOS NATURAIS

Uma das primeiras coisas que eu fui atrás quando comecei o Um ano sem Lixo foram marcas de maquiagens e cosméticos que fossem orgânicas, sustentáveis, tivessem poucas embalagens, etc. Mas, com um um pouquinho de busca, descobri uma solução muito mais legal: eu podia fazer os meus próprios cosméticos!

Fazer cosméticos em casa é maravilhoso porque a gente sabe exatamente o que tem dentro do produto, evitamos uma quantidade chocante de químicos nocivos presentes nos cosméticos convencionais e reduzimos a produção de lixo por ter menos embalagens e porque os produtos normalmente são multifuncionais. Outra coisa legal é que você pode personalizar os produtos para que sejam os mais adequados para a sua pele e para o seu gosto. É possível, por exemplo, escolher o óleo com o qual a sua pele se dá melhor, o cheirinho que você mais gosta, e ainda a textura que você quer que o produto tenha (mais líquida, mais cremosa, mais esfoliante). Você vai fazendo e testando até chegar num resultado que combina perfeitamente com você. Isso sem contar aquela sensação boa de ser o alquimista de si mesma.

uasl4

Dá pra fazer hidratante natural usando só óleos e manteigas vegetais, sua própria pasta de dentes, barrinha hidratante / esfoliante e trazer outras coisas diretamente da cozinha para a prateleira de beleza, como eu já falei nesse Achadões, aqui no UASZ.

Agora é só começar a se organizar, investigar o que mais pode ser feito em casa e mãos a obra!