Como usar roupas de trabalho no fim de semana?
1 de dezembro de 2016 POR Carlinha e Carol COMENTA AQUI!

Chegou aquele momento do mês que a gente tem o maior prazer de responder as dúvidas de vocês!

A pergunta de hoje é da Letícia:

“Queria dicas de como usar roupa social fora do ambiente de trabalho. Tenho muitas calças sociais e camisas e, como não estou trabalhando no momento, elas estão paradas no armário. Como usar sem parecer caricato ou fashionista demais?”

Queremos começar dizendo que amamos a pergunta da Lê! Em um tempo que o mundo pede que a gente consuma com mais consciência, conseguir usar mais e melhor as roupas que a gente tem é essencial. Fora isso, a gente sabe que a situação não tá fácil pra ninguém e dindin tá curto pra todo mundo. Então roupa boa é mesmo aquela que a gente usa e usa e usa mais.

Não é a toa que, nosso dia a dia como consultoras de estilo, a gente se depara com essa pergunta com muita frequência. E a verdade é que, inconscientemente, a gente tende a separar o nosso guarda roupa entre “trabalho” e “final de semana”. Como se fosse meio proibido se divertir com a roupa que a gente usa de segunda a sexta ou trabalhar com a roupa que você usou no fim de semana.

Sim, ainda existem muitos ambientes profissionais que exigem looks super formais (tipo calça e camisa social, cores neutras ou escuras). A boa notícia é que boa parte das empresas estão ficando mais flexíveis com o código de vestuário dos funcionários. Ou seja: salvo situações muito específicas, praticamente tudo o que você tiver dentro do armário vai poder transitar entre finais de semana e dias úteis na maior tranquilidade.

Além disso, duas coisas ajudam muito a gente a conseguir fazer essa transição com facilidade:

Coisa número 1: Ninguém sai de casa só de calça social e camisa

Os complementos do look é o que vão fazer toda a diferença na hora de dar uma carinha mais formal ou informal pro conjunto da obra. Com os complementos (pode ser um sapato, um lenço, um cardigan, ou até uma maquiagem mais elaborada) dá pra deixar o bom e velho look de trabalho com uma cara totalmente nova.

Coisa número 2: As calças sociais de hoje são muito mais bacanas do que as de antigamente

Sim! As calças de alfaiataria evoluíram muito. Hoje uma calça considerada “social” pode ter formatos e caimentos diferentes (de pantalona a cigarrete, folgazona ou mais ajustada ao corpo), fora a variedade enorme de texturas e cores. Ou seja: muito mais possibilidades de combinações também fora do ambiente profissional.

Mas no post de hoje a gente não queria ficar só na teoria não. Aqui vão alguns exemplos muito práticos pra botar a mão na massa já!

CALÇA SOCIAL + CAMISETINHA

Vamo dar uma de Bela Gil aqui e dizer: Você pode substituir a camisa social por uma t-shirt por exemplo.

Sim! Vai sair pra badalar no fim de semana? Dar uma volta com o seu amor? Almoçar com as amygues? Cata aquela calça social que você usa pro trabalho e, ao invés de usar a bichinha com a camisa social de sempre, aposte numa camisetinha mais descontraída. A combinação inusitada acaba trazendo todo um clima mais fashion pro seu look de fim de semana.

assinatura_responde_1

CAMISA SOCIAL + JEANS

Mesma lógica Bela Gil aqui de cima, mas ao invés de substituir a camisa social, a gente substitui a calça social por uma alternativa mais casual e o que é mais pau pra toda obra que o jeans? Vale saia, short ou até uma calça destroyed. Fica lindo, fashion e descontraído.

assinatura_responde_2

 

 

BLAZER + LOOK INFORMAL

Agora é hora de pegar aquele blazer do seu terninho e jogar por cima de um look bem informal. Pode ser calça jeans e camiseta, shortinho, vestido. O blazer dá aquele toque mais sofisticado sem perder o clima gostoso de final de semana.

assinatura_responde_3

PEÇAS FORMAS EM MATERIAIS INFORMAIS

Os tecidos e materiais das peças também ajudam a trazer diferentes graus de formalidade pra elas.  O jeans por exemplo é informal por natureza, assim como os tecidos em malha (aqueles que esticam). Por outro lado, os tecidos planos (aqueles que não esticam) costumam ser mais formais.

E daí que a coisa fica interessante: dá pra investir em peças que misturam tecidos informais com modelagens formais e vice e versa. Por exemplo: uma camisa social jeans. Ou um blazer de moleton. Essas peças vão transitar de maneira super natural entre o ambiente de trabalho e os momentos de lazer porque naturalmente já tem um bom equilíbrio entre formalidade e informalidade.

assinatura_responde_4

Bem, a gente espera que as dicas de hoje tenham ajudado não só a Letícia, mas também outras leitoras aqui do UASZ.

E se você também tem uma pergunta sobre moda, estilo, lembra que a gente tá aqui pra isso. Então já deixa a sua dúvida aqui nos comentários ou manda pra contato@uasz.com.br pra gente começar a pensar em jeitos legais de solucionar o seu dilema!

Ah! E se você quiser entrar mais a fundo nesse assunto, não esquece que a gente lançou um programa online de consultoria de estilo pessoal. A gente é suspeita pra falar, mas o programa é mesmo muito bacana e tem foco total em ajudar as pessoas a encontrarem seu estilo pessoal e fazerem melhores escolhas na hora de se vestir. Todas as infos tão aqui no nosso site ó.

E agora a gente quer ver todo mundo usando roupa de trabalho no fim de semana que tá vindo pela frente!

 

  • Gabriela de Mendonça

    Ótimas dicas!! Calça social + camiseta = look descoladaço. Vcs podem dar umas dicas com looks com camisa pólo? Na minha cabeça, ela sempre vem naquela vibe mais esportiva ou colegial… Como usar de um jeito mais “cool”? Impossível?

  • Sara Daiane José

    Eu estou fazendo o reverso. Tinha um trabalho informal e agora vou trabalhar em um escritório. Amei as dicas!

    • Carol Mantovani Caliman Peroba

      Obrigada, Sara! Se tiver alguma dúvida, manda pra gente que vamos adorar responder! Beijos!