Começou a Fashion Revolution Week
24 de Abril de 2017 POR Jojo COMENTA AQUI!

Você já ouviu falar na Fashion Revolution? Criado no dia 24 de abril de 2013 logo após o desastre do Rana Plaza, que matou 1.133 trabalhadores que trabalhavam em condições precárias em Bangladesh, o movimento envolve mais de 90 países e tem como objetivo mudar a indústria da moda para melhor, especialmente trazendo mais transparência e sustentabilidade para a cadeia de produção.

Desde então, a semana do dia 24 de abril, ficou marcada como a Fashion Revolution Week, quando todo o trabalho da ONG se materializa numa campanha global, a “Who Made my Clothes”. A ideia é, durante essa semana, incentivar pessoas do mundo todo a postarem fotos mostrando a etiqueta de suas roupas e usando a hashtag #WhoMadeMyClothes (Quem fez as minhas roupas?). A campanha é uma maneira de pressionar marcas a mostrarem as condições de trabalho que estão por trás de cada peça de roupa.

No Brasil a semana vai contar com diversos eventos espalhados por mais de 20 cidades. Vale entrar no site pra conferir tudinho que vai rolar perto de você.

A verdade é que a Fashion Revolution é também uma oportunidade de refletirmos sobre quem somos como consumidores e a nossa parcela de responsabilidade sobre essa cadeia de produção. Afinal de contas, comprar é uma escolha e passarmos a fazer escolhas melhores e mais conscientes é, sem dúvida, o primeiro passo pra um ecossistema de moda mais justo pra todo mundo.

Pensando nisso, resolvi trazer a Fashion Revolution Week também aqui pro UASZ.  Todos os posts dessa semana vão ser totalmente dedicados ao exercício de pensar como podemos ser consumidores melhores. Pra começar, bora cobrar das nossas marcas preferidas uma resposta sobre quem faz as nossas roupas?

É através desse tipo de cobrança que começamos a ver uma verdadeira mudança na indústria da moda. Por conta da nossa pressão como consumidores que marcas como Zara, H&M e MNG tem investido cada vez mais em reciclagem, materiais orgânicos e avanços na política de fornecedores terceirizados. Ainda tá loooooonge de ser o ideal. Mas, por isso mesmo, precisamos continuar cumprindo nossos deveres como consumidores e cobrando cada vez mais evoluções.

Então cata lá a sua peça de roupa preferida, vira ela do avesso, mostre a etiqueta e poste sua foto nas redes sociais tagueando a marca e perguntando: #WhoMadeMyClothes . Assim ó:

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E volta aqui amanhã que o bate papo sobre essa revolução fashion continua.