Look de trabalho mais formal usando tênis, rola?
9 de maio de 2017 POR Carlinha e Carol COMENTA AQUI!

O post de hoje começa com a dúvida que a gente recebeu da Roberta.

“Meninas, preciso muito de um help. Sou professora universitária e estou com um problema de saúde nos pés que me obriga a usar somente tênis. O problema é que os cursos que eu ministro tem um perfil mais formal. Pra complicar ainda mais, dou aulas à noite, sou super friorenta e congelo diariamente no retorno pra casa.  Socorro! Como consigo montar looks mais sociais com tênis e que ainda me mantenham quentinha?”

À essa pergunta a gente responde: Calma Roberta! Estamos aqui pra te ajudar. Então dá a mão pra gente e vamos nessa, fazer desse limão uma limonada. Porque dá sim pra montar looks incríveis de tênis e que te deixem perfeitamente adequada ao seu ambiente profissional. Bora às dicas?

1. ESCOLHA BEM O TÊNIS

Hoje em dia, tênis virou um termo super genérico. Afinal de contas, tem TANTA opção! Então, escolher bem o tênis pode facilitar muito a sua vida na hora de montar os looks.

A cor do tênis, por exemplo, faz toda diferença. Pra looks mais formais, aposte em tênis de uma cor só e escolha cores mais discretas como branco, preto, cinza, rosé.. até os metalizados podem ser considerados neutros (e a gente fala deles já já). Não é à toa que o tênis branco acabou virando tendência no mundo todo e hoje é quase uma constante em looks confortáveis e cheios de charme.

Tênis_no_Trabalho

Por essas e outras, evite os tênis de academia. Eles são mais chamativos e tornam mais difícil a tarefa de montar um look formal.

Modelagem também é essencial. Modelos menos esportivos, com menos informação e cores mais delicadas são bem menos informais. Canos baixos, cadarços simples (ou sem cadarço) e sem logotipos de marcas muito aparentes também ajudam a dar uma cara de sapato “normal” pros tênis.

2. USE A LEI DA COMPENSAÇÃO

A gente sempre diz que ninguém sai só de blusa ou só de calça. E vamos repetir aqui: ninguém sai só de tênis, certo? Isso quer dizer que, mesmo sendo um sapato super informal, dá pra você compensar essa informalidade com as outras peças do look.

E como é que a gente traz formalidade pro look? Fato é que, quanto mais informação num look (cores, texturas, acessórios, etc), mais informal ele fica. Então, aqui vão alguns jeitos de tirar informações do look pra deixá-lo mais formal:

  • Aposte num look com menos cores, use cores que não contrastem muito entre si, pode ser um tom sobre tom também.
  • Use tecidos mais formais, aqueles que não esticam e não marcam o corpo (o que a gente chama de “tecido plano”).
  • Opte por caimentos mais clássicos (como camisas, calças e saias de alfaiataria).
  • Dê mais atenção aos acabamentos (botões metalizados, zíper escondidinho).
  • Aposte em acessórios mais elegantes (como bolsas estruturadas, lenços de seda, bijoux minimalistas) e fuja daqueles que informalizam o look (materiais como sementes, plástico e resina).
  • Recorra às terceiras peças pra te ajudar com o acabamento, a sofisticação e o frio! Pode abusar de casacos, blazers e lenços bem lindos no pescoço.

Aqui vão alguns bons exemplos de tudo isso aí.

Com calça social em looks monocromáticos:

Tênis _no_Trabalho

Com jeans e cores claras:

Tênis_no_Trabalho_1

Com saias poderosas:

Tênis_no_Trabalho_3

3. CUIDE DO SEU TÊNIS

Não adianta comprar o tênis mais chique do mundo, se ele estiver sujo ou acabado, todo o look cai por água abaixo.

Especialmente tênis de cores mais claras tendem a sujar com facilidade, então, se você não costuma ter muito tempo pra cuidar deles direitinho, é melhor investir em tons mais escuros que disfarçam a sujeira melhor (tipo preto ou azul marinho).

Qualquer que seja a cor, vale de vez em quando, dar um belo trato no seu tênis. Uma esfregadinha com sabão de coco e uma bela lavada nos cadarços vão ajudar a deixar os seus tênis sempre com carinha de novos. Olha a diferença que faz um look com tênis branquinhos.

Tênis_no_Trabalho_5

4. COMBINE COM A COR DO LOOK

A gente sempre fala sobre isso, mas vale sempre repetir: pra criar looks fáceis, elegantes e adequados a qualquer ambiente de trabalho, vá de monocromático (ou seja: um look todinho com a mesma cor).

Tem um tênis branco? Aposte num look todo branco. Tênis preto? Combine com um look todo preto e seja feliz. Além da elegância natural dos monocromáticos, usar tudo da mesma cor vai acabar deixando o tênis mais discreto.

Tênis_no_Trabalho_4

5. PARA O FRIO: PENSE COM CARINHO NOS TECIDOS

A composição dos tecidos das peças que a gente usa tem uma influência enorme sensação térmica do nosso corpo.

Tecidos naturais (como algodão, linho, seda) deixam a nossa pele respirar melhor e, por isso, não fazem a gente suar tanto no calor. Já os sintéticos (polyester por exemplo) esquentam muito muito mais porque seguram o calor do corpo.

Logo, uma boa alternativa pra quem está em ambientes frios é usar uma blusa de tecido natural (como o algodão) direto na pele e uma malha e/ou casaco em tecido sintético por cima. Assim, a pele consegue respirar (porque não vai ficar em contato direto com o tecido sintético) e a malha ou casaco vão conseguir segurar o calor do corpo pra você se sentir quentinha e confortável.

Bem, a gente espera que as dicas de hoje tenham ajudado não só a Roberta, mas você aí que tá lendo também. Afinal, quem não quer ficar elegante e confortável, né?

E se você também tem uma pergunta sobre moda, estilo, roupa, essas coisas todas aí que configuram o nosso look, lembra que a gente tá aqui pra isso. Então, já deixa a sua dúvida aqui nos comentários ou manda pra contato@uasz.com.br pra gente começar a pensar em jeitos legais de solucionar o seu dilema.

E, claro, se você quiser entrar mais a fundo no assunto, não esquece que a gente também tem um programa online de consultoria de estilo pessoal. A gente é suspeita pra falar, mas o programa é bem bacana e tem foco total em ajudar as pessoas a encontrarem o seu estilo pessoal e fazerem melhores escolhas na hora de se vestir. Todas as informações tão aqui ó.

Beijo procês!

 

  • Gábi (casareassim.com)

    Amei as inspirações, Jojo. Como eu trabalho com apresentação e gravação de de vídeo é uma ótima usar tênis de uma maneira mais “serinha”rsrs…

    beijos,
    Gábi

  • Leila Diniz

    Você foi talhada no dom de estilo e dica de moda! Amei o post, salvei em favoritos para inspirar. Beijinhos mil. Fique com DEUS. leila ( http://www.leiladinizblog.com/ )

  • Roberta V

    Carlinha e Carol, obrigada pela resposta! Amei as sugestões de vocês! Continuo com o mesmo problema nesse inverno e o post deu uma baita ajuda! Beijos e parabéns pelo trabalho!

    • Carol Mantovani Caliman Peroba

      EEEEEEEE, Que legal saber disso, Roberta!!!!! Manda mais dúvidas então que estamos aqui pra isso!!!!! Beijos!!!!!!!!

      • Roberta V

        Já que é assim, vamos lá!!! rsrsrsrs No fim de semestre, saber o que vestir é um baita problema – estou BEM cansada, com um monte de provas pra corrigir, e ficar apresentável para o trabalho que é mais social torna-se uma tortura.To com um montão de roupas no armário, (mais do que devia), e na correria do dia a dia sempre uso as mesmas coisas. Como tenho dificuldade de desapegar, pensei em montar um “armário cápsula” de inverno dentro do meu armário, para saber o que realmente uso e aí tomar decisões mais certeiras. Vocês teriam alguma dica para mim?Quais tipos de peças vocês recomendariam para esse caso? Beijos!!!!

  • Aline Viana

    Jojo, os posts têm chegado desconfigurados via e-mail. Não sei muito bem como se ajusta isso, mas se der, eu ficaria agradecida. Beijos 😉