10 motivos para ir e amar San Sebastián
7 de julho de 2017 POR Jojo COMENTA AQUI!

Com certeza você já fez uma viagem só com as mygues, né?  Me fala se não é uma coisa maravilhosa? A gente se diverte, fala bobagem, faz fofoca, conta as sofrências, esquece da dieta, e ri muito.

Pois desde a minha despedida de solteira (lá em Buenos Aires) que eu não fazia uma viagem só de meninas. Por isso, quando eu recebi o convite da Secretária de Turismo da Espanha pra conhecer San Sebastián, no País Basco, não pensei duas vezes.

Além de passar uma semaninha nessa região linda da Espanha, eu ainda ia ter a companhia de duas moças que não podiam ser mais maneiras. Dois meses depois, lá estava eu embarcando pra encontrar a Bia (Perotti, do site mais lindo e cheio de referências bafônicas dessa internet todinha – o Os Achados) e a Manu (musa empreendedora, nome por trás do super sucesso Steal The Look).

Foram cinco dias incríveis. Cenários deslumbrantes, cultura de sobra e muita comida maravilhosa! Então, cá estou eu pra te dar 10 motivos pra você seriamente considerar San Sebastián como seu próximo destino de férias (e aí eu aproveito e já vou contando das nossas peripécias durante a viagem). Bora? E se prepara que eu vou encher esse post de foto porque esse lugar merece!

1. AS PRAIAS

Ir pra San Sebastián no verão e não falar das praias é tipo ir pro Rio em Fevereiro e não falar do Carnaval. Lá pelos idos de 1800 e tanto, a cidade se tornou um dos balneários mais concorridos da Europa, frequentado pela por toda a realeza da Espanha. Tudo porque a Princesa Maria Cristina chegou lá e se apaixonou pelo mar azul da Bahía de La Concha.

Processed with VSCO with c1 preset

E como não se apaixonar? A praia fica nessa baía fechadinha, uma faixa de areia branquinha que começa na base do Monte Urgull de um lado e vai até o Monte Igueldo do outro. O calçadão largo que acompanha toda a faixa de areia também rende um ótimo passeio, com barzinhos pra sentar e tomar um drink e até o famoso spa La Perla, com piscinas de hidromassagem de frente pro mar.

Processed with VSCO with c1 preset

Ali do ladinho, do outro lado da cidade velha, fica a Zurriola, praia com mar mais agitadinho, mais conhecida pela galera por ser a praia do surf, frequentada por um povo mais xóvem. No dia que a gente foi, a maré tava baixa e o mar ainda tava caminho. Já o calor, tava brabo. Tipo verão carioca meeesmo. Pra completar as semelhanças com o Rio, o morro que fica logo ao lado ainda é coroado por um Cristo Redentor.

Processed with VSCO with c1 preset

2. O PALÁCIO DA MARIA CRISTINA

A Maria Cristina era uma princesa austríaca que se tornou rainha da Espanha quando se casou pelo Rei Alfonso XIII. Pois lá pelos idos de 1800 e tanto Dona Maria Cristina se apaixonou por San Sebastián. O amor pelo balneário foi tanto que ela mandou construírem um palácio de Miramar, bem em cima do morro com vista pra Baia de la Concha. Espertinho ela, né? Olha essa vista, minha gente.

Processed with VSCO with c1 preset

O palácio ainda tá lá até hoje e serve como centro de convenções, mas o prédio e a vista linda fazem valer a visita.

Processed with VSCO with c1 preset

3. A COMIDA

O País Basco é talvez uma das regiões da Espanha mais famosas pela comida. Prova disso é que San Sebastián é o lugar com a maior quantidade de estrelas Michelin da Espanha. Haja restaurante incrível pra explorar!

Mas o mais legal mesmo é que você não precisa gastar muita grana pra comer absurdamente bem na cidade. Cada bar que você entra, dá de cara com um balcão lotado de pintxos (pequenas porções de deliciosidade – o equivalente aos tapas, encontrados em outras regiões do país). Tem pra todo gosto, um mais incrível que o outro.

Vale tirar uma noite pra passear pelas vielas da cidade velha e ir entrando em todos os bares, provando um pintxo diferente em cada um.

Processed with VSCO with c1 preset

4. O TXACOLI

E nada melhor pra acompanhar os pintxos do que o txacoli, vinho branco, levemente espumante, típico da região.

As vinícolas de txacoli ficam pertinho da cidade, dá pra ir passar uma manhã passeando pelos vinhedos, degustando vinhos e conhecendo o processo de fabricação. A gente foi numa chamada Rézabal: mega charmosa, em cima de um morro, com uma vista linda do mar azulzinho lá embaixo. E que delícia que é experimentar os vinhos ali, do ladinho de onde nascem as uvas, vendo todo o processo de produção e ainda degustando uns pintxos super caprichados.

Processed with VSCO with c1 preset

Ó eu aí tomando o meu goró no meio dos vinhedos! Pra quem me perguntou sobre o look no Insta, a saia é da Asos, o top é Forever 21 e a sandália é Zara. Os óculos são RayBan e as pulseiras são vintage.

Processed with VSCO with c1 preset

5. O MUSEU BALENCIAGA

Você sabia que o Cristóban Balenciaga nasceu ali do ladinho de San Sebastián? Eu juro que não sabia nem que ele era espanhol. Isso que é lindo da gente ir explorar o mundo e entender a história de cada lugar, a gente sempre acaba aprendendo tanto.

Pois o Balenciaga não só nasceu em Getara, no País Basco, como foi lá em San Sebastián que ele montou sua primeira loja, na época, fazendo vestidos pra todo o pessoal da nobreza que passava o verão por lá.

Hoje, sua cidade natal abriga um museu em sua homenagem. O prédio moderno, anexo à casa onde sua mãe trabalhava como costureira para uma rica família da região, abriga um acervo impressionante de mais de 2000 peças do estilista doadas por diversos colecionadores.

Processed with VSCO with c1 preset

A exposição que a gente viu durante a nossa visita é  fruto da doação de uma das maiores colecionadoras de Balenciaga da história. A Rachel Mellon era uma paisagista americana chiquérrima que praticamente só usava Balenciaga. A exposição com mais de 200 peças passa por vestidos de festa, casacos, e até vestidos de jardinagem cheios de bolsos que a Bunny, como era chamada, encomendava diretamente pro estilista. O mais legal é ver como a visão de Balenciaga e sua arte ainda inspiram a moda hoje. Até as listras e o xadrez vichy que tão bombando agora tavam por lá.

Processed with VSCO with c1 preset

6. AS LOJINHAS DE RUA

Uma das coisas mais legais de San Sebastián é esse clima de balneário combinado com tudo o que você quer numa cidade. Ruas super lindas e organizadas, infra estrutura e todo tipo de lojinha charmosa. Sim, tem todas as grandes também (a Zara lá de San Sebastián é a maior do mundo e ocupa um quarteirão inteiro), mas a região é cheia de designers locais super bacanas.

A minha dica é esperar o sol baixar um pouco e a temperatura ficar mais amena e sair por aí a pé, entrando nas lojinhas e descobrindo os tesouros locais. Eu amei a Atlantis San Sebastián que vende bijus e chapéus com pegada retrô super lindos. E olha que fofo: eu experimentei um chapéu incrível por lá e a dona da loja curtiu tanto que me fotografou e colocou no Insta deles.

SanSebastian_12

Ah! E acabei voltando pra casa com umas espadrilles lindas da Kokékokó (ahahaha sim, esse é  nome). Tão confortáveis que eu já saí da loja usando e continuei a viagem inteira!

Processed with VSCO with c1 preset

7. A ISLA DE SANTA CLARA

Bem no meio da Baía de la Concha, fica a Isla de Santa Clara. O barquinho até lá é bem baratinho sai a cada 15 minutos do Porto de San Sebastián. O caminho até lá demora não mais que 10 minutos e a vista do mar da praia de la Concha já faz valer a pena. Lá, mesinhas com guarda-sol são posicionados estrategicamente em frente ao mar, coladinho mesmo. Dá pra sentar lá, tomar txacoli e mergulhar no mar enquanto se espera uma paella das boas.

Vale uma tarde inteirinha de preguiça por lá.

Processed with VSCO with c1 preset

8. A VISTA DO MONTE IGUELDO

Do ladinho da praia, bem ao final da promenade, fica o funicular que sobe até o topo do Monte Igueldo.

O caminho pelo funicular super antiguinho já é uma graça e vale a visita. Mas eis que você chega lá em cima e dá de cara com uma vista avassaladora da cidade. A cereja no bolo é um parquinho de diversões daqueles bem antigos. O lugar todo é uma gracinha pra passear e tirar muitas fotos!

Processed with VSCO with c1 preset

9. AS OBRAS DE EDUARDO CHILLIDA

Descendo do funicular, não deixe de seguir pelo calçadão na beira do mar até encontrar as obras de Eduardo Chilida, um escultor Basco famoso pelo seu trabalho abstrato.

Sua obra na orla de San Sebastián se chama Haizeen orrazia (em português “O pente do vento”) é composta por três esculturas enormes posicionadas nas rochas bem em cima do mar. O efeito visual é super impressionante.

Processed with VSCO with c1 preset

10. É DO LADINHO DE BIARITZ

Pra finalizar a nossa listinha? Além de toda a lindeza e coisas incríveis pra fazer, San Sebastián ainda é colarinho com a França. Sim! Em meia horinha de carro você tá em Biarritz (outro balneário super famoso).

Tem coisa melhor do que comprar passagem pra um país e ganhar outro de brinde? Pois é!

Bem, acho que deu pra ter uma ideia do quanto essa lugar é incrível. Se inspirou pra ir pra lá? Então já se planeja aí pras próximas férias que vale a pena demais!

E só pra finalizar, queria mandar um beijo pra essas migues lindas que me acompanharam nessas aventuras espanholas. Beijo, Manu e Bia! Essa viagem não teria sido tão maravilhosa sem vocês!

Processed with VSCO with c1 preset

  • Shamya Azevedo

    Uau… que lugar lindo!

    • Jojo

      Demais mesmo! E as fotos nem comparam com o que é na verdade!

  • Gabi

    Vendeu bem viu, Jojô! Já to aqui olhando passagem hahahaha Só consigo pensar em pintxos e praia

    • Jojo

      Ahahaha que bom! Prometo que não vai se arrepender!