Comprando roupa de festa com consciência
17 de setembro de 2017 POR Jojo COMENTA AQUI!

Há umas duas semanas eu fiz um post aqui no brógue sobre vestidos de festa e como a gente tende a achar que, sempre que chega um convite de casamento/15 anos/evento chique em casa, a gente tem que sair que nem doida pra comprar um novo.

Como eu expliquei lá no outro post, há grandes chances de que você não precise comprar nada novo. Basta olhar com cuidado e carinho pro que tem dentro do armário que via de regra vai ter alguma coisa ali dentro que dá pra usar (e se sentir bem linda usando).

Por outro lado, depois do mesmo post recebi um tantão de mensagens que iam mais ou menos assim:

“Jô, concordo com tudo isso aí. Porém/contudo/todavia eu REALMENTE não tenho nenhum vestido de festa! Recentemente eu – emagreci/ engordei/ mudei de país e larguei tudo pra trás/ tive filho/ insira aqui o seu momento de vida e/ou justificativa real – e não tenho nada pra usar de verdade no próximo evento chique!”

Ou ainda teve esse caso aqui que também foi bem comum entre os comentários:

“Jô, eu comprei um vestido pra um casório há dois anos, mas ele já tá totalmente datado, tipo tendência que passou e ninguém aguenta mais ver a cara.”

Bem, se você escreveu uma mensagem dessas pra mim, ou ainda, se você se identificou com essas mensagens aqui em cima, então hoje é o seu dia de sorte porque esse post é pra você.

Sim! A pedidos, hoje iremos falar sobre como comprar um vestido de festa que vai durar para todo o sempre (ou quase isso) e você vai poder usar, usar, usar, usar, usar e usar de novo.

Após anos de experiência com vestidos de festa, muitas vezes quebrando a cara e algumas vezes acertando na mosca, a gente acaba aprendendo uma coisinha ou outra, né?

Então aqui vai a minha lista de dicas úteis pra você acertar na hora de comprar o seu próximo vestido de festa. Ah! E lá no fim da lista tem o link pro board que eu montei lá no meu Pinterest com um monte de vestidos lindos, entones não deixa de ler tudinho até o fim! Simbora?

1. NUNCA COMPRE NADA DE ÚLTIMA HORA

O pior inimigo da boa compra é o impulso, a emergência. Quando a gente tá na correria pra comprar alguma coisa, a gente acaba esquecendo todas as regras de uma boa compra. Como tem um evento logo ali na esquina, você acaba aceitando comprar um vestido que muitas vezes não é o que você mais amou, por um preço que você não queria pagar.

giphy-1

Por essas e outras, eu te aconselho: não espere até o convite do próximo casório chegar. Abra o seu armário agorinha mesmo e dê uma fuçada bem demorada lá dentro. Caso você realmente não tenha um vestido de festa digno, comece a ficar atenta para um djá.

Sabe essa história de que a gente só encontra o verdadeiro amor quando a gente não tá procurando? Pois é. Não sei se isso é necessariamente verdade pro amor, mas, com certeza, vale pra vestidos de festa.

Então tome o seu tempo, procure com calma. Fique de olhos abertos desde já. O vestido ideal pode estar te esperando ali na esquina ou pode demorar um tempo pra chegar. Mas se você estiver já ciente da sua necessidade de encontrá-lo, vai ficar mais fácil reconhecer a oportunidade quando ela aparecer.

2. PROCURE EM LUGARES NÃO ÓBVIOS

Eu vou falar um negócio pra vocês: eu nunca nesses meus 33 anos de vida comprei um vestido de festa numa loja de vestidos de festa. O motivo? A maior parte das lojas de vestido de festa só tem opções com muita cara de… festa.

giphy-3

Eu sei, parece óbvio. Mas vestidos de festa tradicionais acabam sendo chiques demais e muito menos versáteis. Ou seja, acaba sendo um troço que você vai usar pouco.

Os melhores vestidos de festa que eu já encontrei não são os mais chiques, nem os mais trabalhados, nem os mais cheios de brilho. São vestidos que encontrei em lojas normais, tipo Zara, ou C&A. Vestidos que eu usei pra festas mais chiques e menos chiques e até pra jantarzinho durante a semana. Basta mudar os acessórios, tacar uma jaqueta por cima, trocar o sapato e olha o vestidão aí rendendo mil coisas.

Outro lugar legal de procurar? Brechós! Já achei vestidos de festa incríveis e atemporais por preços super camaradas em brechós.

3. ESQUEÇA AS ÚLTIMAS TENDÊNCIAS

Sabe aquela tendência que tá todo mundo usando? Aquela que você anda vendo em todas as vitrines? Pois bem. FUJA. Sério, saia correndo na direção contrária. Vestido de festa é um troço MUITO caro pra investir numa tendência que já já você não vai aguentar nem mais ver a cara.

Tá todo mundo usando xadrez vichy e você também quer entrar no clima? No problem, compre uma blusinha, uma saia, uma calça, ou seja, uma peça que você vai ter muitas oportunidades de usar. E use muito, o mais rápido possível. Assim, mesmo se a moda passar e você já não aguentar mais olhar pra cara da peça, a bichinha já vai ter sido muito bem usada.

O problema é que geralmente a gente tem poucas ocasiões pra usar um vestido de festa. Daí você investe na última moda, usa agora e, quando receber um novo convite pra algum evento de novo, a moda já vai ter passado.

Eu lembro de uma vez que eu ia ser madrinha de casamento de uma amigona. Catei todos os lugares a procura de um vestido. O que eu mais gostei foi um da Têca (antiga marca da Helô Rocha) que tinha estampa de azulejo português.

Eu amei o vestido. Amei mesmo. Mas o vestido era caro e na época azulejo português tava BOMBANDO. Passei horas na loja me olhando no espelho e pensando se valia ou não à pena. Resolvi que a chance de eu nunca mais usar o troço na vida era alta. Agradeci a vendedora e fui embora. Acabei pegando um vestido emprestado de uma amiga e fui linda e feliz pro evento.

giphy-7

 

5. INVISTA EM PEÇAS SEPARADAS

Eu já falei várias vezes por aqui sobre como uma das maneiras mais fáceis de ter um armário versátil é ter menos peças inteiras (tipo vestido e macacão) e mais peças separadas (tipo calça, saia, blusa). Afinal das contas, com peças separadas você consegue brincar de encontrar mil maneiras diferentes de combinar partes de cima com partes de baixo.

A mesma lógica vale também pra roupas de festa. Um saião chique ou uma pantalona pode ser combinado com várias blusinhas diferentes e acabar rendendo um look diferente a cada evento sem ter que gastar muito.

giphy-8

Maior prova disso? O saião dos meus 15 anos que já apareceu aqui mil vezes e a saia super linda da Alice & Olivia que também já baixou por aqui em algumas ocasiões.

5. REFLITA SOBRE ESTAMPAS

Eu não vou falar pra você não investir em estampas, simplesmente porque está aqui uma pessoa que AMA vestido de festa estampado (sim, euzinha). Porém, quando você estiver comprando o seu vestido de festa que você quer que dure a vida toda e que você use muitas e muitas vezes, vale se questionar sobre escolher um modelo estampado ou liso?

Não tem jeito, um vestido todo estampado vai acabar sendo muito mais marcante. As pessoas ao seu redor vão lembrar dele com maior facilidade e é capaz de você enjoar dele também com maior facilidade.

Dito isso, eu cheguei num ponto da minha vida que não me importo muito com isso não. Se eu me apaixono por uma estampa e sei que vou usar a bichinha, eu invisto numa boa. Mas, já que estávamos falando sobre peças separadas aqui em cima, essa pode ser uma ótima alternativa pra você que amou uma estampa mas fica com receio de investir num look completo estampado. Outra boa ideia é optar por estampas menores (com desenhos pequenininhos mais discretos, sabe?) e em tons mais neutros.

6. ALUGUEL TAMBÉM É UMA BOA ALTERNATIVA

Especialmente pra festas mais chiques (essas black tie mesmo) ou pra esses eventos que você realmente quer uma coisa nova, um look nunca dantes visto pela sua galera, eu super recomendo alugar.

Vai ser madrinha do casamento da melhor amiga? Aluga, fia! Não é barato, mas com certeza sai por menos do que comprar um novo e depois da festa o vestido não vai ficar parado pegando mofo dentro do armário.

Algumas lojas com opções legais pra alugar: Dress & Go, Atelier Fashion e Same No More. Todos com um montão de opções diferentes pra todos os gostos.

Fora isso, todas as dicas que eu vivo dando por aqui também se aplicam a vestidos de festa. Vamos a uma recapitulada básica?

1. Atenção à qualidade: tecido bom e acabamentos perfeitos são boas garantias de que o vestido vai durar muito.

2. Tem que caber como uma luva: nada de comprar um troço que não tá perfeito em você. Lógico que dá pra fazer uma bainha, mas, fora isso, invista em vestidos que caem bem em você e, mais importante ainda: te deixem confortável pra se jogar na pista.

3. Acessórios são nossos melhores amigos: brinco, colar, sapatos, xales, tudo isso acaba sendo aliado na hora de deixar vestidos de festa com cara nova.

Viu como dá pra ser mais consciente na hora de comprar um vestido de festa novo?

giphy-9

No fim das contas o mais importante é ser muito exigente e sempre se fazer a danada da pergunta: eu vou conseguir usar isso mais vezes? O vestido vale o preço que eu tô pagando? Se a resposta for sim, já é um bom sinal.

Pra finalizar, como não podia faltar, eu fiz uma seleção de vestidos de festa lindões lá no meu Pinterest. Tem pra todos os gostos, mais formais, mais informais, mais minimalistas, mais românticos. Se você tá procurando um vestido de festa pra chamar de seu, vale clicar aqui e ir lá se inspirar. Aproveita e me segue lá no Pinterest também pra ver mais um bando de coisa que me inspira, combinado?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: