Dia 103
13 de junho de 2011 POR Jojo COMENTA AQUI!

Então tá. Segunda-feira. Mas esta não se trata de uma segunda-feira qualquer. Uma segunda-feira que dá a largada da semana mais aguardada por fashionistas do Oiapoque ao Chuí. Começa hoje a São Paulo Fashion Week.

Eu confesso que estou bem empolgada porque consegui descolar uma credencial e vou poder conferir tudo in loco e contar tudinho aqui depois!!! (Êêêêê!!!) Na verdade não vai dar pra ver tudinho, tudinho porque a pessoa aqui ainda é publicitária em horário comercial. Portanto, estarei por lá depois do expediente, para ver os desfiles do final do dia (e mais um ou outro que eu conseguir escapulir do trabalho pra ver).

Como hoje é o primeiro dia, acordei e comecei a pensar sobre como eu deveria ir vestida. Difícil escolher, viu? Eu já fui no evento uma ou outra vez antes e, nessas oportunidades, pude fazer algumas observações que me ajudaram hoje (e ajudarão durante toda essa semana). Dito isso, resolvi que valia a pena dividir algumas dicas que eu usei hoje e que também podem servir pra você.

1. Não vá fantasiada
O SPFW não é uma festa à fantasia, nem a oportunidade de você usar aquele treco esquisito que você nunca usou na vida porque achava que era fashion demais para as ruas da cidade. A regra é: se você não usaria na rua, não use no SPFW. Seja você mesma. Se você é básica, vá básica. Se você é extravagante, vá extravagante. Não tem nada melhor do que a gente vestir uma roupa que tem tudo a ver com a gente. Isso faz com que a gente se sinta confortável, segura de si e feliz.

2. Cuidado com o overdressing
O dress code do evento não é black-tie. A grande maioria das pessoas que está lá correndo de um lado pro outro não está lá pra dar pinta. Eles estão trabalhando. Portanto, opte por aquele modelito elegante do dia-a-dia.

3. Sapato bom é sapato confortável
A Bienal é grande e você vai andar pra cima e pra baixo, use um sapato confortável.

4. Tá frio
A coleção da passarela é de verão mas o ClimaTempo ainda diz que é inverno. Portanto, um casaquinho vai bem.

5. (essa é a minha preferida) Não esqueça dos óculos escuros
Se tem uma semana que você pode usar óculos escuros em lugares fechados, é a SPFW. Então, faz a Constanza e arrasa no oclão degradé. Só cuidado pra não ser escuro demais e você sair esbarrando nazamiga.

Agora chega de blá, né? Hoje tô muito faladeira. Levando em conta as auto-dicas, resolvi começar a semana com um look “safe”. Preto nunca é errado. Casaco quentinho vintage. Sapato baixo. Oclão degradé.

Amanhã posto as minhas peripécias por lá! Quem quiser acompanhar em tempo real, vale ficar de olho no Twitter: @umanosemzara.

Créditos de hoje:

Legging: American Apparel
Maxi blusa: American Apparel
Casaco: Brechó B Luxo
Colar: Q-Guai
Sapato: New Order
Bolsa: New Order
Óculos: Urban Outfitters