Dia 201 e 202
21 de setembro de 2011 POR Jojo COMENTA AQUI!

Mil desculpas pelo sumiço ontem e hoje. A minha desculpa é sempre a mesma: trabalho, trabalho, trabalho.

Bem, cá estou eu, de volta à vida (não sei por quanto tempo mas tudo bem).

Primeiro gostaria de agradecer a todas as mensagens tão carinhosas, fofas, lindas, queridas e inspiradoras que vocês deixaram no dia 200. Essa comemoração não seria a mesma sem vocês.

Agora, ao que interessa. Estamos um pouco atrasados com esse assunto mas adianto que essa será uma semana temática. Resolvi aceitar as sugestões de fazer uma semana dedicada ao estilo dos festivais de música (tema pertinente ao momento já que o Rock in Rio começa na sexta-feira).

Eu adorei a idéia de falar de moda de festivais. A gente costuma achar que a moda acontece nas semanas de moda. Mas, posso falar? Os grandes festivais de música são passarelas tão fertéis para a moda quanto às de qualquer fashion week de Paris, Nova Iorque ou São Paulo.

Enquanto as bandas tocam, campos gramados viram palco de gente criativa do dedinho do pé até o último fio de cabelo. Música inspira rebeldia que inspira criatividade e personalidade que criam moda. Affe, hoje tô inspirada.

Resolvi começar a semana (ou iniciá-la quase pela metade) falando de dois festivais bem específicos. Cada um deles inspira um look dessa semana.

O primeiro se trata do famoso, ultra hype, Coachella. Se você nunca ouviu falar no Coachella, pode dar um Google aí. Quando se fala em festival de música, esse é o evento. Ele acontece no calor da Califórnia, geralmente em torno do início de abril, e reune todos os caras do momento do cenário musical. Mas o que interessa aqui é o estilo do povo da platéia. Dá só uma olhadinha:

No Coachella, bacana é ter estilo próprio. É dizer ao mundo: eu sou eu, e não tem ninguém aqui igual a mim. Na moda isso se traduz em acessórios marcantes, sobreposições, contrastes, cores, ou qualquer coisa que possa te ajudar a se destacar na multidão.

Como faz calor, nada melhor do que apostar em tecidos leves e cortes curtos. Óculos escuros também são ítem mandatório.

O meu exercício de segunda-feira levou tudo isso em consideração.

Dicas que valem pra qualquer festival? Se o vestido é curto como esse, vale o shortinho embaixo. Afinal, a idéia é pular e, vamos combinar, sentar no chão faz parte de qualquer show de rock. Mais uma? Sapato confortável. Se você gosta de ficar lá na frente, no gargarejo mesmo, eu não recomendo nada parecido com essas gladiadoras do look (melhor apostar num tênis ou alguma coisa que proteja mais o pé das pisadas alheias). Mas, se você fica confortável lá no canto direito, do lado da caixa de som ou um pouco mais pro fundo, não há nada de errado com um sapatinho aberto baixinho (só não vale ficar encucada de sujar o pé, hein? Isso fatalmente irá acontecer).

O segundo festival a ser homenageado hoje é o de Glastonbury. Ele é considerado o maior festival de música a céu aberto do mundo e acontece sempre no último fim de semana de junho, na Inglaterra.

Assim como o Coachella, Glastonburry reune a efervescência jovem inglesa e, claro, estilos dos mais diversos.

Mas, se na Califórnia o calor permite certas extravagâncias, na Inglaterra tudo pode acontecer em termos de clima. Frio, calor, vento e, geralmente, chuva. Os looks, é claro, acompanham o tempo e contrastam vestidos curtos com botas, camisas leves com capas de chuva, chapéus de praia e galochas.

Foi pensando nesses contrastes que surgiu o look de hoje.

Bota com óculos escuros, vestido leve com colete. Contrastes, contrastes.

Ah! Outra dica pra festival? Se o look não tem nenhum bolso e você absolutamente precisar levar uma bolsa, opte por um modelinho desses de alça comprida que você pode usar cruzado no peito. Desse jeito fica mais difícil de esquecer a bichinha em algum lugar e ela não te atrapalha na hora de dançar ao som da sua banda favorita.

Assim chegamos ao fim dos dois primeiros dias da semana de festivais. Amanhã tem mais festival e mais inspiração.

Créditos de ontem:

Calça cortada como short: Triton
Vestido: Public Beware – Londres
Sandália: Zara
Óculos: www.bleudame.com
Brinco: My Philosophy
Chapéu: Praia do Forte – BA

Créditos de hoje:

Vestido: My Philosophy
Cinto: H&M
Colete: Zara
Ankleboot: Zara

Óculos: brinde da Marie Claire
Bolsa: brechó em Buenos Aires