Dias 7, 8, 9 e 10! Ufa!
24 de Março de 2012 POR Jojo COMENTA AQUI!

Eu sei, essa semana eu fui bem econômica, talvez não nas compras (há controvérsias) mas, definitivamente, na quantidade de posts. Mas, como aqui a gente atrasa mas compensa hoje tem um post com o apanhado da semana até então. Bora começar que tem muita coisa pra falar!

Como eu falei, a idéia dessa nova fase do blog não é ficar comprando coisas novas todos os dias mas saber utilizar as novas coisas que entram no armário. Portanto, comecemos com o look de segunda.

E quem falou que o fofuxo do colete não era versátil? Na segunda-feira, ele desfilou pela cidade compondo um look em tons escuros, bem com carinha de outono e, de quebra, ainda deu um arzinho modernete/rebelde/rockerchick no visual básico saiota + regatinha.

O que deu o toque especial? Os óculos da Asos recém chegados na minha humilde residência. E, já que mencionamos a Asos, resolvi atender aos pedidos de contar um pouco sobre as minhas experiências de compras online (preparem-se que o post vai ser grande).

A primeira coisa a ser dita é que, cada site de compras online é diferente e funciona com suas próprias regras. Tudo pode variar, desde as formas de pagamento aceitas, passando pela isenção ou cobrança de taxa de entrega e tarifação da alfândega, até os prazos prometidos para a mercadoria chegar na sua casa.

Portanto, a minha idéia é, ao longo do ano, falar sobre a minha experiência com sites específicos. Acho que, assim, a coisa fica mais certeira e confiável. Até porque, se tudo varia tanto, não dá pra generalizar e dizer que a mesma regra vale pra todo mundo.

Então, vamos começar pelo site em questão.

O Asos é um site inglês com proporções mundiais. Pra vocês terem uma idéia, eles, hoje, são a maior loja online de moda no mundo. A boa é que, por isso, eles entregam praticamente no mundo inteiro (inclusive aqui no Brasil!) e cobram uma tarifa de entrega fixa, o que quer dizer que, se você comprar 10 ítens ou um ítem só, ela é o mesmo valor.

Daí vale o primeiro ponto. Taxa de entrega não é a mesma coisa que imposto da alfândega.

Taxa de entrega: é o valor cobrado pela loja para arcar com os custos de transporte da mercadoria que você comprou. Ela é fixa independente da quantidade de ítens que você comprar de uma única vez. A Asos te dá duas opções de entrega: a Standard, que custa 6 dólares, e a Express, que custa 12 dólares. A diferença entre as duas? A standard, teoricamente, chega em 7 dias úteis e a express em 3.

Imposto sobre importação: é uma tarifa cobrada pela alfândega do Brasil pelo fato de você estar gastando o seu dinheirinho lá fora ao invés de gastá-lo aqui dentro. O imposto é cobrado para compras acima de 50 dólares e pode representar até 80% do valor total da sua compra. Ou seja, ela está atrelada a quanto você gasta. Quanto mais se gasta, mais imposto se paga. Portanto: CUIDADO! Ao colocar as coisinhas que você gosta dentro do carrinho de compras, já faça as continhas e veja qual vai ser o valor total com o imposto para evitar sustos!

Há algum tempo, a Asos contrataram uma empresa que já calcula a taxação e cobra isso do seu cartão de crédito logo depois que você faz a compra. Eles ligam pra você (com atendentes que falam português) e te informam qual será o valor taxado e debitam do seu cartão. Isso evita que a encomenda chegue aqui e fique presa nos correios esperando você ir lá pagar o valor que é devido.

A boa notícia é que, pelo menos no Asos, as coisas costumam ter preços bem amigáveis, o que acaba fazendo com que as compras valham muito à pena mesmo com a taxação.

Outra coisa legal e mencionar é que compras feitas em sites gringos geralmente são realizadas em outras moedas. Isso significa duas coisas:

1. Você precisa ter um cartão de crédito internacional para poder comprar. Se o seu não é ou você não sabe se é ou não, vale uma ligada para o seu gerente pra saber como proceder.

2. Faça a conversão e veja quanto fica em reais pra saber exatamente quanto vai pagar. Novamente, vamos evitar sustos!

Quando você efetuar uma compra, você receberá um email com todas as informações necessárias pra você acompanhar a entrega: o número da sua compra, os ítens comprados (incluindo cores e numeração) e um prazo estimado para a entrega.

O que é legal da Asos é que eles vão te mandando emails com notícias sobre todas as movimentações da sua compra. Tipo: “Olha, a sua encomenda já saiu daqui.”, ou até “Olha, a sua encomenda vai ter um pequeno delay por isso e isso.”

Sobre prazos de entrega: eles prometem entregar em 7 dias úteis mas, via de regra, demora mais do que isso. Se demorar, não se preocupe. Dê um tempinho a mais. Até 15 dias é normal. Se, depois disso, nada chegar, mande um email pra eles informando o número da sua compra e explicando que ela ainda não chegou. Eles são super solícitos e respondem sempre te dando esclarecimentos.

E como a gente descobre qual o tamanho da gente?

Fácil, o site tem uma tabela enorme de tamanhos padronizados. Na tabela você encontra a medida em centímetros ou polegadas de todas as peças. Então, é só sacar uma fita métrica, se medir ver em que tamanho você se encaixa.

Bem, por último, a minha sugestão é que, se vocês não se sentem à vontade falando inglês, peçam ajuda de alguém que sabe um pouquinho mais. Isso evita mal entendidos.

Dito isso, look de terça?

Tô lá eu pronta pra trabalhar, com uma sainha rosa, uma camisa de lacinho e, nas mãos, um cardigã de paetês (aquele que fez sucesso aqui no dia 345). Depois de tanto tempo comigo, eu estava levando o bichinho pro trabalho pra devolver pra miguxa que me emprestou, quando me veio à mente, a brilhante idéia de colocar o mocinho junto com o look. Que mal haveria? Tudo rosa? Tudo meigo? O máximo que podia acontecer era ficar um excesso enorme de fofura e açúcar e eu ter que colocar um coturno preto no lugar do salto pra ficar um pouco mais rebelde.

Coloquei o bendito nas costas e, de um minuto pro outro, quem se incomoda com excessos não é mesmo?

Pra quem não andou antenado, o brilho de dia vai ser hit no verão europeu. Que tal adiantar a tendência aqui no Brasil também?

Então, fica a dica. Não tem dinheiro? Pega emprestado da amiga e enrola pra devolver!

Daí, já que a terça-feira foi um dia de excessos, quarta foi um dia leve, fresquinho porém sóbrio. Com um look daqueles gostosos de usar pra ir trabalhar.

A leveza e descontração do vestido longo fez um bom contraste com o blazer comprido e os brincões ornaram bem com a feminilidade do vestido.

Daí chegou a quinta-feira e eu já estava no clima da descontração de sexta. Primeiro porque já era quinta e quinta realmente já é quase sexta. Segundo porque tava um calor danado (certeza de que São Pedro tá de brincadeira com o povo de São Paulo). Daí o comprimento da saia se manteve mas o casaco foi pras cucuias e deu lugar a uma regatinha hiper fofa, alegre e engraçada.

O clima alegre foi arrematado com um batonzão coral, óculos vintage vermelhos…

…e cabelo super solto (coisa rara em tempos de acordar atrasada todo santo dia). Mas nada como ter um crazy hair day de vez em quando.

Créditos da semana:

Segunda:
Saia: Maria Bonita Extra
Regatinha: Zara
Colete: Maria Filó para C&A
Sapato: New Order
Óculos: Asos
Cinto: Shoestock
Bolsa: Urban Outfitters

Terça:
Camisa: Animale
Cardigã: Collins
Saia: Maria Bonit Extra
Bolsa: Maria Bonita Extra
Sapato: Maria Bonita Extra na Marcas e Cia

Quarta:
Vestido: Maria Filó para C&A
Blazer: 284
Brincos: 25 de março
Sapato: New Order

Quinta:
Saia: American Apparel
Regatinha: Asos
Óculos: brechó em Buenos Aires
Cinto: Marc by Marc Jacobs
Bolsa: velhinha
Sapato: Freedom