Sexta Casamenteira: o vestido
5 de dezembro de 2014 POR Jojo COMENTA AQUI!

Queria começar o post contando que, esse mês, o blog vai estar cheio de novidades e eu tô muito animada!

Ontem a gente começou o especial de verão aqui no Rio: um mês inteirinho de looks fresquinhos, dicas do Rio e de maravilhosidades de diversas naturezas.
Hoje, temos mais uma novidade! Peraí que vou explicar direitinho:
Faltam 3 meses pro casório (um pouco menos, na verdade! ui!). E eu passei os últimos meses pesquisando muito, pinzando um monte de coisa no Pinterest e conversando com um monte de gente legal. Bem, depois de toda essa busca, chei que tava mais do que na hora de dividir um pouco desse processo com vocês.
É assim que nasce a nova coluna aqui no UASZ:

 

A Sexta Casamenteira vai ser um dia (às sextas-feiras, claro), toda semana, pra gente falar sobre um montão de assuntos deliciosamente casamenteiros. De decoração a vestido, comidinhas a música, de referências a entrevistas com fornecedores bacanas.
Bem, a primeira Sexta Casamenteira não poderia ter outro assunto senão: o vestido! De todas as perguntas que me fazem sobre o casamento, acho que 90% delas estão relacionadas ao vestido. E, durante boa parte desses 3 meses de preparativos, a minha resposta para todas elas era: não faço a menor ideia.
Escolher vestido é muito difícil, gente! Tem tanta opção linda, tantos estilos diferentes, tantas estilistas maravilhosas!
Eu confesso que não conhecia muito esse universo de moda noivas e não tinha muita ideia de lojas ou estilistas legais. Então, eu resolvi começar a busca pelo vestido perfeito, pesquisando muito na internet e jogando um monte de referências no Pinterest. Nesse processo, acabei me deparando com alguns fornecedores que pareciam ter mais a ver com o meu estilo e fui conhecer alguns deles. Conversei com várias pessoas, até que encontrei a Fafi Vasconcellos.
A Fafi, essa moça fofa aqui em cima, foi a minha escolhida pra fazer, do zero, um vestido com a minha cara. Algumas coisas fizeram muita diferença para a escolha. Vamos aos principais fatores:
1. Eu vi fotos de alguns vestidos que a Fafi fez e gostei do estilo mais clean e moderninho que acabei achando difícil de encontrar no mercado de vestidos de noiva em que renda e bordados parecem imperar.
2. Ela já tinha feito vestidos para amigas minhas e tinha mandado muito bem.
3. Ela atende cada noiva pessoalmente pra entender o que ela quer, qual o estilo, qual o sonho, quais as dúvidas. Ela troca referências, mostra fotos, desenha na sua frente o que ela imagina e tem a maior paciência do mundo. Empatia na hora.
4. Fechado o desenho do vestido, ela faz um cronograma de provas pra você ir experimentando o vestido. A ideia é deixar a noiva o mais tranquila possível e ir alterando ao longo do caminho.
Olha algumas das coisas que a Fafi já fez:
(fotos por: Sharon Eve Smith, Carolina Cattan e Marina Lomar)
Bem, ontem eu fui lá fazer a minha primeira prova. E a vontade de chorar de emoção? Óbvio que só mostro o vestido no dia do casório (até porque o homi lê o blog também), mas aproveitei o encontro com a Fafi pra fazer uma mini entrevista com ela e saber as dicas que ela dá pras noivas na hora de escolher o dress perfeito. Vamos lá!
Dica 01: Saber o seu estilo e adaptá-lo ao estilo do casamento
Quando você vai pra praia, vai de biquini, certo? E quando vai pro trabalho, coloca uma roupa de trabalho, certo? Mas, independente do lugar onde você está, existe um estilo que permeia todas essas suas escolhas. Se você é mais clássica, provavelmente vai apostar num biquini mais comportado, com uma cor mais neutra pra praia e num blazer bem cortado pro trabalho. Se você é mais moderninha, vai ter um toque moderno no biquini e alguma ousadia no look de trabalho também (talvez alguma peça metalizada?).
Enfim, o ponto aqui é: entender o seu estilo é o ponto de partida de qualquer vestido de noiva. Entendido o estilo, está na hora de adaptá-lo para o cenário do seu casamento. Dá pra ser fiel a você mesma casando na praia, na igreja, no campo ou numa casinha de sapê.
Dica 02: Haja referência!
Ok, ok. A gente sabe que nem todo mundo tem um estilo muito claro na cabeça. Então, faça um teste: entre no Pinterest e digite: vestido de noiva (ou, se quiser ampliar ainda mais a busca “wedding dress”). E vá pinzando tudo o que te apetecer. Nem filtra muito. Vai pinzando mesmo. Uma hora, quando tiver bastante coisa, você vai perceber que existe uma coerência nas coisas que você gosta. E olha aí o estilo aparecendo!
(olha aqui embaixo umas fotos do Pinterest que eu montei pro meu dress!)
Dica 03: Escolher a pessoa certa pra fazer o seu vestido
Sabendo o seu estilo, fica mais fácil descobrir uma profissional pra fazer o vestido. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que você quer, vá conversar! E não leve em conta somente os trabalhos anteriores. Converse para encontrar alguém com quem você simpatiza! Sim! Tem que ter química entre estilista e cliente! Ela que vai ter que entender os seus desejos e pôr em prática o que você sonhou. E lembre-se de que você vai encontrar bastante com essa pessoa em diversas provas. Então, tem que ser gente boa!
Dica 04: Aproveite as provas pra ir mexendo
As provas não são feitas só pra ajustar tamanho. A ideia é que você vá entendendo se é aquilo mesmo que você quer. Não tem que ter vergonha de dizer que não gostou de tal coisa ou que queria de tal jeito. As provas são pra isso mesmo! É um jeito de ir afinando a ideia até chegar no vestido ideal pra você.
Dica 05: Leve as pessoas que você mais gosta pra darem opinião e viverem esse momento com você
A sua mãe, a melhor amiga, a irmã, a prima. Tem gente que merece dividir esse momento especial com você. E, olha que legal, por elas te amarem e te conhecerem mais do que ninguém, vão poder dar opiniões super sinceras e contribuições super úteis! Além de se emocionarem junto com você.
Maaaaaas, aproveite que serão várias provas para dividir as pessoas entre as provas. Não precisa levar todo mundo pra todas as provas. Levar muita gente acaba sendo furada, muita gente dando opinião e, muitas vezes, discordando, pode acabar te deixando mais insegura e com mais dúvidas.
Bem, essas foram as dicas preciosas da Fafi pra quem tá começando a pensar no vestido!
A medida que a gente for fazendo as provas, eu vou contando mais novidades!
E sexta que vem tem mais Sexta Casamenteira!