Lançamento da campanha #ElesPorElas pela igualdade de gênero
24 de junho de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!
Se você é mulher, esse assunto te interessa. Se você é homem, esse assunto te interessa.Hoje foi lançada no Brasil a campanha #ElesPorElas, a versão brasileira de uma iniciativa muito importante da ONU chamada #HeForShe.

Pra quem não conhece, o #HeForShe foi lançado em 2014, num evento da ONU nos Estados Unidos. Nele, a Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson (sim! a Hermione do Harry Potter!) fez um discurso inspirador sobre a importância de trazermos os homens para a discussão sobre feminismo e igualdade de gêneros, temas centrais da campanha. Dá uma olhadinha no vídeo (na íntegra com legendas em português aqui) que vale à pena.

Pode parecer estranho criar uma campanha feminista convidando homens a falarem pelas mulheres. De cara, parece a coisa mais machista do mundo. Mas a beleza dessa campanha, pra mim, é que não se trata de feminismo ou machismo. Se trata de igualdade, e é isso que me toca profundamente no discurso da Emma.

Ela brilhantemente introduz o assunto apontando como a palavra feminismo tem sofrido cada vez mais ataques por, muitas vezes, ter a conotação de “ódio aos homens”. E argumenta que, pelo contrário, a ideia por trás do feminismo é a luta pela igualidade (e não superioridade feminina) e que muitos homens, mesmo sem levantar bandeiras, já estão contribuindo para essa causa em seu dia a dia, em suas atitudes.

O que precisamos é encorajar essa participação, fazendo com que, cada vez mais, homens também se sintam agentes de transformação dessa causa.

Ela menciona ainda a maneira como homens também estão presos em estereótipos de gênero, muitas vezes não podendo se mostrar sensíveis por exemplo ou sofrendo preconceito por optar por priorizar filhos à carreira.

 

 

A versão brasileira é uma parceria da ONU com o canal Gnt e tem o intuito de dar mais visibilidade e gerar mais discussões sobre a igualdade de gênero aqui no Brasil. Com o apoio do canal (e todo o seu elenco), a campanha tem como objetivo alcançar a marca de 100 mil assinaturas (de homens brasileiros) no mapa mundial de engajamento à causa. Portanto, pode botar o marido, irmão, tio, primo, amigo, papagaio, todo mundo pra assinar.

Pode parecer bobo, mas, quanto mais assinaturas, mais provamos que a sociedade brasileira está engajada com o tema e mais peso o assunto terá em iniciativas públicas e privadas.

Eu tenho orgulho de fazer parte desse movimento integrando o programa Skype Moment Makers, que apóia o #ElesPorElas. O Skype vai, nos próximos meses, promover e divulgar uma série de debates através de videochamadas entre pessoas de diferentes áreas que também acreditam na causa.

Homens e mulheres juntos e iguais. Não é uma ideia linda e poderosa de se pensar? Pois bem. Vamos fazer acontecer?

Tags: