#MeAjudaJojo, edição 01: a calça folgadinha
2 de junho de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!
Há pouco mais de uma semana eu fiz um post lançando uma nova coluna aqui no blog. O #MeAjudaJojo nasceu pra descobrir novos jeitos de usar aquelas peças que, por algum motivo, ficaram encalhadas no armário.Pra quem não leu o post anterior, o negócio funciona assim:

1. Encontre a peça problema do seu armário
2. Fotografe a peça problema
3. Poste a foto da peça problema no seu Instagram com a hashtag #MeAjudaJojo e marque o @mourajo

Fico feliz em dizer que recebi um monte de pedidos de ajuda durante essa semana. Peças super legais e cheias de potencial e que precisam só de um pouquinho de carinho e criatividade pra saírem de suas gavetas e encararem o mundo.

Dito isso, foi BEM difícil escolher uma só peça pro post inaugural do #MeAjudaJojo. Como eu também tô começando com essa história, no fim das contas, acabei escolhendo uma peça que, quando bati o olho, já imaginei um monte de possibilidades (facilitar a minha vida, né gente? Pelo menos no primeiro post, semana que vem a gente aumenta o grau de dificuldade).

Bem, a peça escolhida foi uma calça postada pela Wanda Pankevicius. Ó o post dela e ajuda que ela me pediu:

Vejo que muita gente tem essa dúvida. Calça folgadinha, como faz? Só pode usar com blusa apertadinha? Como não parecer casual demais? Como deixar mais feminino? E essa ainda tem o complicômetro de ter a cintura de elástico que deixa a calça ainda mais casual.

Mas não se apoquente, Wanda! A gente vai resolver!

A questão é o seguinte, como a calça é folgada e bem retinha, ela acaba escondendo um pouco as curvas femininas. O fato dela ser cinza e com um acabamento mais de alfaiataria também contribui para essa aparência mais masculina. Portanto, o foco aqui é sempre pensar em como a calça pode ficar um pouco mais feminina. Pode ser usando uma peça justinha em cima? Pode! Mas essa é só uma de muitas maneiras.

O que a calça tem de muito legal? Sim, sempre bom lembrarmos que a peça problema também tem aspectos positivos. Nesse caso, ela é super neutra! Isso quer dizer que dá pra combinar com quase tudo nessa vida. Desde outros tons neutros, passando por cores, estampas… o céu é o limite.

Dito isso, acho que estamos prontos para começar. Vamos ao look 1?

 

1. CASUAL FUN


Vamos começar pelo básico. Calça com camisa branca. O que é importante pensar aqui? É importante que a camisa tenha um toque feminino: ela pode ser cropped com um nózinho do lado (como essa da esquerda), ela pode ter mangas mais extravagantes (como a da direita), ela pode ter babados, ou bordados, ou um belo laço na gola. Repare que ela não precisa ser justinha, basta ter algum desses elementos que tragam feminilidade ao conjunto.

Resolvida a parte de cima, partimos pros acessórios. Como estamos com a base super neutra, a ideia é usar os acessórios pra agregar cor ao look. Como a base também tá mais séria, aproveitei pra escolher acessórios que fossem mais divertidos e tirassem o combo calça social + camisa do lugar comum. Bolsas coloridas, em tons pastel como azul e rosa clarinhos são super coringas no dia a dia.

Por fim, finalizei o com óculos escuros super femininos e equilibrei a história com tênis coloridos. Super confortáveis pra bateção de perna do dia a dia. Um look que equilibra perfeitamente o social arrumadinho, com o casual esporte e um toque de diversão.

2. TRABALHO COM PERSONALIDADE


Eu sempre digo e repito: look de trabalho não precisa ser monótono. Ao contrário do jeans que você tem que deixar mais arrumadinho pra estar adequado pro ambiente profissional, a calça social cinza já dá a seriedade que o look profissional precisa. Ou seja: você tem a liberdade de ser criativo no restante do look.

E, como a gente falou lá em cima, cinza é dessas cores maravilhosas que combinam com tudo. Aqui, a ideia foi montar duas opções bem coloridas. Do lado esquerdo, uma opção seguindo a paleta mais naxy (azul, branco e vermelho) e, do lado direito, uma opção com mix de estampas em tons de azul e rosa claro.

Na opção navy, o responsável pela feminilidade do look foram os óculos vermelhos e a sandália de poá. No lado direito, a ideia foi um look bem confortável foco na interessância das estampas.

 

3. NOITE COM CHARME

Pra um look mais noturno, acho legal apostar na combinação cinza + preto, mas a regra de modelagens mais femininas pra parte de cima continua valendo. Por isso, acho legal apostar em modelos como o casaco peplum (que naturalmente cria a sensação da cintura marcada) ou uma blusinha com ombros de fora (quer coisa mais sexy e feminina?).

Com os acessórios, dá pra ousar numa bolsa estampada em PB ou num ponto de cor como um sapato amarelo, só pra dar um charme. E, lógico, saltos são bem vindos como mais um elemento super feminino pra equilibrar a calça. Por fim, nada como um maxi brinco pra adicionar um toque de glamour pro look noturno.

4. ARRASA QUARTEIRÃO

Sim! A calça folgadinha consegue ir do trabalho pra balada, ou pra um jantar bem chique. O legal é que, como ela é social ela tem sim esse potencial pra se desdobrar de acordo com o que você combina com ela. No caso de um look pra um evento mais chique, o importante é caprichar MESMO nas demais peças. Uma dica ótima é adicionar outras texturas: plumas, paetês, rendas (não precisa ser todas de uma vez!). Mas são essas texturas que vão agregar feminilidade e riqueza pra calça.

Aqui, duas opções: do lado esquerdo, uma blusa super legal que combina a casualidade das listras com o glamour dos paetês e plumas, compondo um clima meio navy noturno super legal. Completei o look com escarpin de glitter e uma bolsa bicolor.

Do lado direito, a ideia era ir pra uma direção mais sexu e menos extravagante: blusa de renda peplum, clutch super discreta preta e dourada e sandálias animal print.

Wanda, espero que você tenha gostado das minhas sugestões e que elas tenham aberto a sua cabeça para tantas outras possibilidades pra essa calça tão versátil! E que ela passe de uma peça problema para uma peça solução.

E pra todas as outras meninas que postaram suas peças no Instagram, não desanimem! Semana que vem tem mais #MeAjudaJojo e as peças de vocês continuam valendo.

E se você não postou ainda a sua, posta lá! Semana que vem ela pode estar aqui no blog!