São Francisco para iniciados: Hooker’s Sweet Treats
17 de julho de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!
O cantinho São Franciscano de hoje tem um nome, no mínimo, inusitado. O Hooker’s Sweet Treats nasceu em 2008, no meio da crise econômica americana, quando Hook, dono e chef do estabelecimento (daí o gancho para o trocadilho engraçado que dá nome ao café) ficou desempregado.Segundo ele, um belo dia, bateu uma vontade louca de comer salted caramels (aqueles caramelos com um tiquinho de sal só pra acentuar o sabor). Com tempo de sobra e muita obstinação, Hook resolveu botar a mão na massa e tentar fazer os melhores salted caramels de que se tem notícia. E foi assim, na tentativa e erro e com a ajuda de familiares e amigos entusiastas gastronômicos que o Hooker’s Sweet Treats abriu as portas em 2010.

Eu cheguei lá às 9:30 da manhã. O lugar, no meio do Tenderloin (eu já falei um pouco sobre o bairro aqui, no primeiro post do SF para Iniciados), é pequenininho e bem discreto. A vitrine de vidro mostra o nome em letras douradas e serve de encosto para um banco de madeira – lugar ótimo pra tomar um café num dia bonito e ver os personagens da rua.

Lá dentro, o clima é de um café antigo. Uma mesa comunitária de um lado, uma mesinha pequena do outro e uma bancada com bancos altos de frente pra vitrine, com vista pra rua.

Entro e vou direto no balcão onde uma moça me cumprimenta enquanto tira cookies de uma assadeira.

Antes mesmo de responder ao olá da moça, vejo as deliciosidades espalhadas pelo balcão gritando o meu nome de dentro das boleiras de vidro. Do outro lado, um expositor pequeno de madeira guarda como jóias os caramelos pelos quais Hook ganhou fama aqui em SanFran.

Em cima do expositor, dou de cara com o menu que explica o que vai dentro de cada uma das receitas de Hook. Mas o melhor mesmo são os nomes que ele deu a cada uma de suas criações, todos com duplos sentidos divertidos, como o “Final Feliz”.

 

Além do menu de doces, o Hooker’s ainda tem um menu de café. Como eu cheguei lá de manhã, ví muita gente passando pela loja pra pegar a sua dose de cafeína matinal antes do trabalho.

Eu pedi um café e escolhi 4 caramelos diferentes pra provar (eu me dou a desculpa de que era pra contar pra vocês se era bom mesmo, mas a verdade é que eu não guento ver um doce pela frente).

Sentei na mesa comunitária (que tava vazia) e arrumei os meus 4 eleitos pra começar a minha degustação.

 

Comecei pelo 3rd Nut caramel, um caramelo com castanha de caju, amêndoa e noz pecan em cima de uma base de chocolate amargo. O segundo foi o Happy Ending, que tem um tiquinho de essência de laranja e é coberto com chocolate branco. Simplesmente absurdo.

Depois foi a vez do Original Hooker’s Caramel, que é o carro chefe da casa: caramelo coberto com chocolate amargo e uma pitada de sal por cima. O último que provei foi o Brothers not Lovers, que tem um toque de café e é finalizado com pistaches (que eu amo).

A verdade é que os caramelos com chocolate são surrealmente bons e já valem a visita. Mas o ambiente calmo e gostoso conta pontos a favor também. Seja pra um café pela manhã, um docinho depois do almoço ou uma pausa no meio de uma tarde corrida.

Ah! E se o dia estiver lindo como tava hoje, não esquece de levar o café pro banquinho lá fora. Como diria Chico Buarque: pra ver a banda passar.

Hooker’s Sweet Treats
End: 442 Hyde St, Tenderloin – San Francisco
Horários: Ter à Sex de 08:00 a 16:00 e Sáb e Dom de 10:00 a 14:00