Duas coisas sobre semanas de moda
20 de outubro de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!

A SPFW ainda tá só começando e a minha timeline foi inundada de reviews de desfiles, looks do dia, celebridades na fila A, tutoriais de beleza dos desfiles, new faces que prometem ser as próximas Giseles da temporada.

A verdade é que SPFW é cansativo até pra quem não vai. É muita informação, algumas boas, úteis e inspiradoras, outras que a gente poderia ter perfeitamente vivido a vida inteira sem saber.

Eu nem vou me estender muito no assunto porque semana que vem vai ter post com as tendências que acho que valem a pena investir (ou que a gente já tem dentro do armário, o que é melhor ainda, né?). Mas, no meio desse tanto de coisa que já rolou nesses dois dias, resolvi destacar duas coisas que me chamaram atenção e que eu quero compartilhar logo pra não passar batido e acabar esquecendo. Então, vamos a elas rapidex.

ALEXANDRE HERCHCOVITCH, COMO NÃO AMAR?

Eu admiro o Alexandre absurdamente. De verdade, acho ele um cara fenomenal. Inteligente, autêntico e muito criativo, ele é o tipo de pessoa que parece nunca ter se contentado com os dons com os quais nasceu. Passou a carreira toda se desafiando, evoluindo, aprendendo, ousando e nos apresentando coisas novas a cada estação.  Um cara que leva a moda a sério, sem mimimi.

Além de tudo isso, ele ainda se preocupa em passar todo esse conhecimento adiante. Alexandre é super envolvido com iniciativas de ensino como o Senac e a Escola São Paulo.

Aí, como se isso tudo não bastasse, ele ainda me faz um desfile e manda um bilhete único dentro do convite pra galera chegar lá de busão/metrô.

convite-herchcovith

É tão maravilhoso isso que eu nem sei por onde começar. Vamos por itens:

  • Incentivar pessoas a usarem transporte público é maravilhoso em si.
  • Incentivar pessoas que provavelmente NUNCA usam transporte público a não ser quando estão em Nova Iorque a usar transporte público em São Paulo é mais maravilhoso ainda.
  • “Ai Jojo, mas transporte público no Brasil é péssimo e em NY é bom.” Melhor ainda! Nada melhor do que incentivar as pessoas a usarem o transporte público pra elas perceberem o quanto é ruim e começarem a ajudar a mudar. Porque, convenhamos, tem muita gente que não tem a alternativa de pegar um uber pra ir pro trabalho todo dia.

Pra ser mais maravilhoso mesmo, só se o evento tivesse sido numa segunda-feira, no horário do rush.

O desfile foi lindo e subversivo. Amei essa matéria do FFW (um dos meus sites preferido pra acompanhar os desfiles) e a forma como eles descreveram o clima do desfile e o apuro técnico necessário para a produção das roupas. Moda levada a sério nível 10.

Captura de Tela 2015-10-20 às 16.57.20

Tudo lindo, tudo bom. Pena mesmo foi saber que a platéia não está muito sintonizada com a proposta do estilista. Aparentemente poucos foram os que abraçaram o desafio de chegar ao desfile como o estilista havia sugerido. Preferiram ir no conforto do ar condicionado. Uma pena.

CAMILA COUTINHO, SIGO TE ADMIRANDO

Eu gosto bastante da Camila Coutinho. Acho o Garotas Estúpidas um blog com conteúdo muito bem feito, pautas bem escolhidas, bem escrito. E vejo a Camila Coutinho como uma moça inteligente e empreendedora que soube transformar um hobby num negócio de verdade e isso é um exemplo pra qualquer pessoa que (como eu) está nessa labuta.

A verdade é que eu sigo a Cami muito porque eu acho que ela é o mais próximo que eu vou chegar de determinados lugares. O backstage do desfile da Pucci por exemplo. Por mais que esteja fora da minha realidade, eu acho interessante saber o que rola e como funciona um evento como esse.

A questão é que, boa parte das vezes que a gente acompanha as blogueiras durante esses eventos, tudo que a gente vê são as festas, a primeira fila, as fotos pros fotógrados. Enfim, os momentos de glamour. E, confesso, isso me enche um pouco o saco porque é sempre a mesma coisa.

Por isso, eu AMEI esse vídeo que a Camila fez pós semana de moda de Milão. A ideia era acompanhar um dia de fashion week da Cami. Mas um dia de verdade, com altos e baixos. Achei tão honesto, simpático e, no fim das contas, tão mais interessante, ver o apt que ela alugou, a maquiagem que ela mesma fez, o processo de anotar os produtos que os maquiadores estão usando nas modelos ou o porquê de trocar de roupa entre um evento e outro. Adorei ouvir a emoção quase de menina quando ela fala sobre estar participando do desfile da Prada, ou o cansaço no fim do dia junto com a vontade de fugir da badalação e simplesmente ir comer uma pizza.

O vídeo é esse aqui em cima, mas você pode conferir o post todo lá do Garotas Estúpidas aqui.

É isso, gente. Semana que vem eu falo mais de Fashion Week.