10 tendências do último SPFW (tarda, mas não falha)
24 de novembro de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!

Já tem algumas semanas que o SPFW rolou, mas eu tava tão atolada com os preparativos da viagem que não consegui postar as minhas impressões sobre essa temporada.

A verdade é que eu nunca fui muito de acompanhar de perto as semanas de moda. Mas, desde que eu resolvi focar todas as minhas forças nesse blog aqui que vos fala, achei que tinha que começar a entender de verdade do assunto.

Por isso, pela primeira vez na história dessa minha vida, eu tirei um tempinhoão, entrei lá no FFW e fucei TODOS os desfiles dessa temporada em São Paulo. A ideia era entender de verdade o que rolou e tentar captar ideias que pudessem servir como inspiração pra essa nossa moda do dia a dia.

A boa notícia é que muitas das coisas que vi lá nas passarelas são tendências que já tavam rolando e que provavelmente você já tem pelo menos algumas delas no seu armário. Então, vamos a elas?

1. METÁLICOS

Dourado, cobre, prateado, os metálicos marcaram forte presença em vários desfiles. Como sempre, eles foram responsáveis por adicionar um ar levemente futurista a vestidos e saias em texturas que foram do tricô ao couro. Ou seja, não tem muita regra não. No próximo outono inverno, pode catar aquela peça metálica que tá aí guardada no armário e botar ela pra ver a luz do dia.

Dica da Jojo: combinar metálicos com peças neutras e bem casuais, como uma saia prateada e um moleton cinza. Chique e casual, tudo ao mesmo tempo.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.11.40

2. VELUDO

Sim! O veludo molhado bombou nessa temporada de desfiles. O desfile da Osklen foi um dos meus preferidos e teve veludo pra dar e vender. O legal é que ele apareceu em peças, folgadinhas, super confortáveis, ideais pro dia a dia de mulheres atarefadas, mas que querem estar chiques no último (como nós! :-).

Dica da Jojo: eu tenho uma calça de veludo preta folgadinha que virou praticamente o meu uniforme de viagem. Ela é super gostosa de usar e não amassa. Perfeita pra usar no avião.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.15.13

3. REDINHA

Essa textura de rede apareceu em quase todos os desfiles. Eu acho bem bacana esse jogo de mostra esconde, sexy e super feminino.

Dica da Jojo: essa é uma textura maravilhosa pra investir se você quer entrar no clima da estação (lembrando que essa temporada era de outono/inverno 2016), mas mora em lugares do Brasil onde não chega a fazer frio. Dá pra adicionar um casaco com textura furadinha no look e não passar calor.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.12.23

4. FRANJAS

Depois do boom do boho e da proliferação das franjas (e de praticamente todo mundo ter investido em alguma peça franjuda), dá até um calorzinho no coração de saber que o pessoal da moda resolveu continuar investindo na tendência (até porque eu ia continuar usando do mesmo jeito).

Dica da Jojo: pense fora da caixa e tente usar a sua peça franjuda num clima menos boho e mais moderninho. Combinar com tênis ao invés de botinha, por exemplo, pode ser uma boa alternativa pra deixar o look mais urbano.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.15.33

5. MIDI

Acho que é o meu comprimento preferido. O midi é chique, feminino e super versátil (dá pra usar de dia, de noite, pro trabalho, pra festa). E ele continua com tudo em saias, vestidos e até trenchcoats.

Dica da Jojo: com salto pra eventos mais chiques, com tênis ou botinha pra looks mais casuais.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.12.51

6. BARRIGA DE FORA

Sim, estamos falando das tendências de outono/inverno, mas convenhamos, é Brasil e em boa parte do país o inverno não chega a ser tãaaao rigoroso assim. Eu confesso, logo que apareceu essa coisa de usar cropped e deixar uma faixinha da barriga de fora, eu estranhei e achei que nunca ia aderir à moda. Mas o tempo passa, né? Testei e amei e hoje sou super adepta.

Dica da Jojo: eu prefiro deixar uma faixinha pequena da barriga aparecendo, por isso, acabo optando por partes de baixo com cinturas bem altas e croppeds mais compridinhos.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.14.01

7. PIJAMA

Ok, essa tendência do pijama não é a minha favorita, mas o meu papel aqui é informar, né? Então, cá estou eu pra dizer que ela apareceu bem nos desfiles.

Dica da Jojô: euzinha prefiro conjuntinhos lisos ou com estampas mais discretas. Fica menos com cara de pijama, sabe? Mas é só gosto pessoal mesmo.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.14.52

8. ESTAMPAS GRÁFICAS

Eu adooooro estampas com uma pegada mais gráfica. São um jeito ótimo de montar looks cheios de personalidade.

Dica da Jojô: Mais legal ainda? Combinar duas estampas gráficas (olha esse look lindo do desfile do Reinaldo Lourenço!).

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.14.28

9. ANOS 70

Sim! Os anos 70 ainda estão entre nós! Eles bombaram nas últimas duas temporadas e continuam firme e fortes. Vestido soltinhos, calças de boca larga, estampas florais, tons terrosos. Teve tudo isso nesse SPFW (com destaques para a Colcci e a Iódice!).

Dica da Jojô: pra não correr o risco de sair por aí fantasiada, eu costumo escolher uma peça bem 70’s (tipo a calça frare) e combinar com outras mais básicas e contemporâneas.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.16.22

10. ANOS 80

Pra finalizar: anos 80! A década polêmica da moda apareceu nas passarelas dessa temporada com tudo o que tem direito: estampas gritantes, calças oversized e pegada futurista (bem estilo Garota do Fantástico).

Dica da Jojô: ao invés de cair de cabeça, eu prefiro usar os anos 80 com parcimônia. Os acessórios (máxi brincos e óculos futuristas por exemplo) são um ótimo jeito de dar um perfume 80’s pra looks atuais.

Captura de Tela 2015-11-24 às 15.16.02

É isso pessoal! Tarda, mas não falha. E agora tô cheia de ideias pros looks invernais aqui de SanFran! Aguarde e confie 😉

Tags: ,