Alimento pro pensamento: do Jô Soares ao #meuamigosecreto
30 de novembro de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!

Como já virou tradição por aqui nos domingos, eu sento aqui no meu sofá e faço um compilado do que rolou nos últimos dias e, de alguma forma, me fizeram pensar. Pra gente começar a semana com muitas ideias na cabeça e uma vontade grande de mudar as coisas.

SOBRE O JÔ SOARES

Sério. Alguém interdita esse homem? Há muito tempo eu venho cultivando um certo asco pelo Jô Soares. A verdade é que parei há muito de ver o programa dele principalmente porque acho acho as entrevistas do programa bem ruins. Basta ver qualquer episódio de seu programa pra perceber que ele se tornou um cara que obviamente não se dá o trabalho de saber minimamente quem é a pessoa que está ali sentada no sofá ao seu lado.

Aí veio aquela entrevista (se é que a gente pode chamar aquela enrolação constrangedora de entrevista) com a Jout Jout e eu tive a comprovação de que, realmente, não dava pra ficar pior do que aquilo. Pois é, mal sabia eu.

No programa que foi ao ar na última quinta-feira, em entrevista com Bruna Lombardi, o apresentador/comediante (?) resolveu deixar de lado qualquer vestígio de noção ou vergonha na cara ao insinuar que tinha sonhos eróticos com a atriz quando ela tinha apenas 9 anos.

Era uma piada? Pode ter sido. Mas é uma piada INACEITÁVEL. Fazer piada com um assunto sério como pedofilia é permitir que esse assunto entre nas nossas vidas da forma mais vil: a forma que torna o assunto corriqueiro, banal, normal.

Pra mim foi a gota d’água. Eu não dou mais Ibope pra esse cara. E digo mais, acharia bem importante ve ra Globo se posicionar de maneira contundente e adequada sobre esse assunto. Aguardemos.

SOBRE UM NOVO JEITO DE VER OS ALIMENTOS

Regina Tchelly nasceu na Paraíba, mas aos 19 anos chegou no Rio em busca de uma vida melhor. Trabalhando como empregada doméstica teve seu primeiro contato com um jeito diferente de cozinhar e comer. Em entrevista à Revista TPM ela conta: “Lá tudo era integral e, inicialmente, eu não curti. Como era obrigada a comer brócolis, por exemplo, tive que aprender como fazer gostoso. Então comecei a brincar com ele.”

Captura de Tela 2015-11-30 às 03.02.32

Foi aí que surgiu seu gosto por transformar os alimentos e usá-los de formas criativas e muito conscientes. Assim nasceu o Favela Orgânica, um projeto que ensina a aproveitar ao máximo os alimentos. A ideia é mostrar que é possível fazer comida gostosa e barata usando pedaços dos alimentos que muitas vezes vão parar no lixo. Cascas de banana fazem as vezes de champignon, ramas de cenoura viram molho pesto e casca de melancia vira frango desfiado.

Além disso, o projeto também ensina a fazer compostagem com o que realmente sobra, transformando matéria orgânica em terra.

Como se não desse pra essa história ficar mais linda, Regina finaliza: “Faço parte do mundo, então transformo o mundo.” Quem ficou com vontade de aprender isso tudo aí levanta a mão!

SOBRE O #MEUAMIGOSECRETO

Assim como rolou com o #meuprimeiroassédio (em que meninas e mulheres de todo o Brasil compartilharam suas primeiras (e traumáticas) lembranças de situações de assédio), semana passada a minha timeline foi invadida pela hashtag #meuamigosecreto. A expressão que faz referência à brincadeira que rola nas festas de fim de ano tinha o objetivo de apontar o dedo pros preconceitos e machismos que estão ao nosso redor.

Gente de todos os cantos postaram indiretas bem diretas denunciando comportamentos duvidosos de quem está por perto. Teve de um tudo. De gente aproveitando a deixa pra dar um recadinho pra alguém inconveniente até meninas contando experiências super sérias de assédio.

Captura de Tela 2015-11-30 às 04.39.02

Então, aproveitando a deixa, aqui fica a minha indireta bem direta: #omeuamigosecreto é apresentador de TV e usa o seu tempo em rede nacional para fazer piadinhas nojentas sobre pedofilia ao invés de mostrar coisas bacanas e inspiradoras.

SOBRE FINAIS

Talvez esse seja o tumbr mais triste que eu já vi, mas é lindo e emocionante. Trata-se de um compilado de últimas mensagems recebidas. Cada post é o print das últimas mensagens de SMS trocadas por duas pessoas. Algumas entre namorados que terminaram, outras entre amigos que perderam contato. As que mais cortam o coração? Várias mensagens entre amigos, depois de tomar umas. Um dos amigos entra no carro e o pior acontece. Triste demais, mas, ao mesmo tempo, um alerta do quanto isso é sério e pode tão facilmente ser evitado.

Captura de Tela 2015-11-30 às 04.53.17

Boa semana, pessoal!