Alimento pro pensamento: as minhas inspirações da semana
21 de dezembro de 2015 POR Jojo COMENTA AQUI!

Ontem tava uma chuvinha gostosa e a gente passou o dia num almoço na casa dos amigos. Daqueles almoços que começam às 3 da tarde e acabam às 8 da noite, sabe? Spaguetti a bolonhesa, vinho e risadas. Acho que não tem nada com mais cara de domingo.

Aí eu cheguei em casa tarde e com aquele cansaço gostoso que me impediu de sequer olhar pro computador. Tudo isso pra dizer que eu não tive forças pra postar ontem.

Mas eis que hoje eu acordei cheia de energia e com todos os links que me inspiraram na semana passada anotadinhos e prontos pra inspirar esse começo de semana. Bora?

SOBRE MODA DE MENINOS E MENINAS

A matéria é do final de novembro, mas eu vi na semana passada e achei que valia compartilhar. Marlon Moro é ator e publicitário e teve uma ideia ótima: entrar em lojas consideradas de moda feminina, experimentar algumas peças e narrar sua experiência.

Alimento_pro_pensamento

A gente sabe que esse movimento de tornar a moda cada vez mais democrática, eliminando as barreiras entre o que é feminino e masculino está apenas começando no Brasil. Por isso, confesso que fiquei positivamente surpresa com a maneira educada e natural com que boa parte das lojas trataram Marlon. Lógico que teve gente que riu e vendedora que fez cara de interrogação (que coisa feia, Le Lis Blanc!), mas, de uma forma geral, Marlon foi bem tratado e conseguiu até fazer umas comprinhas.

Vale muito ler a matéria.

SOBRE BRINQUEDOS DE MENINOS E MENINAS

Falando sobre essas separações bobas que ainda tem o papel que dizer pra meninos e meninas como cada um “tem que ser”, nada como a gente ver bons exemplos de quem tá lutando contra os estereótipos, né? A rede se supermercados francesa Système U lançou uma campanha da Natal que trata justamente do assunto e propõe brinquedos sem distinção de gênero. Cada criança brinca com o que dá vontade, sem julgamentos, sem taxação de rosa e azul.

SOBRE O QUE UMA MULHER CONSEGUE OU NÃO FAZER 

A agência de publicidade Anomaly aproveitou a época de festas e fez experimento social super interessante. A ideia era perguntar pra crianças uma pergunta simples: Se Papai Noel fosse mulher, será que ela conseguiria dar conta do recado?

Triste ver que a maior parte delas respondeu que não. Segundo elas, Mamãe Noel não seria forte o suficiente para carregar o saco, não teria tempo de entregar todos os presentes pois teria que ficar cuidando de seus filhos e seria melhor se ela ficasse na cozinha. Por outro lado, talvez ela escorregasse mais facilmente pela chaminé por ser mais magrinha.

O vídeo é um retrato de como ainda criamos nossas crianças para pensarem que temos capacidades diferentes dos homens.

SOBRE BOAS NOTÍCIAS PRO MUNDO

No Achadões da semana passada, eu entrevistei a Cristal Muniz, do blog Um ano sem Lixo. Na matéria, Cristal chamou atenção pro perigo do uso de microesferas de plástico em exfoliantes e o impacto ambiental que essa prática comum nas indústrias de beleza provoca.

Alimento_pro_pensamento

Pois semana passada mesmo, saiu a notícia de que os Estados Unidos está prestes a banir o uso das tais microesferas. O Microbead Free Waters Act está em aprovação no senado e deve seguir para assinatura final do Presidente Obama para que finalmente se torne lei.

Pesquisas da Universidade de Oregon mostram que 8 toneladas de microesferas são jogadas por dia nos rios e lagos americanos. Outro estudo recente mostra que 90% dos pássaros marinhos do mundo possuem pedaços de plástico presos em suas gargantas.

SOBRE O PERFUME “MAIS COOL DO MOMENTO”

Eu adoro o Refinery29 e vivo mencionando as matérias deles por aqui, mas confesso ter ficado bem decepcionada essa semana. Abri o site e dei de cara com a chamada: “Conheça o perfume que todas as garotas mais ‘cool’ estão usando”.

Alimento_pro_pensamento

Vou falar uma coisa pra vocês: não tem nada que eu ache mais babaca do que uma afirmação como essas. Sério. Vamos aos meus motivos:

  1. Quem é você pra estabelecer quem são as garotas mais “cool” do mundo?
  2. Se todas elas estão usando a mesma porcaria de perfume, não deve ser tão cool assim, né?
  3. Tem algum motivo mais idiota pra usar um perfume do que o fato de um monte de gente estar usando?

Aí você entra na matéria e ainda descobre que o perfume do momento tem cheiro de couro. Sim! De C-O-U-R-O. Nem tenho mais o que dizer.

SOBRE QUALIDADE DE VIDA

A gente já dabe, mas é sempre bom repetir. A especialista em economia criativa Lala Deheinzelin falou no GNT sobre como qualidade de vida está muito mais relacionada a termos mais tempo do que termos mais coisas. É preciso ter menos coisas e mais tempo para usufruí-las. É só pensar no que te traz mais felicidade: comprar uma bolsa nova ou fazer uma viagem?

Alimento_pro_pensamento

Então, minha gente, vamo aproveitar esse fim de ano e dar mais valor pro tempo que a gente passa com as pessoas do que pros presentes embaixo da árvore, né?

Boa semana procês!