Desde que passou o Thanksgiving, no finalzinho de Novembro, São Francisco virou Natal. Juro. De um dia pro outro, saíram as abóboras da frente das lojas e entraram os pinheiros. Em todas as casas, em todas as ruas, dá pra bisbilhotar pelas janelas e ver aquelas árvores de Natal enormes, dignas de comercial de Coca-Cola.
Eu nunca fui muito fã de árvores de Natal. Não vejo muita graça nas versões de plástico que a gente costuma usar aí no Brasil e definitivamente não vejo muita graça nessa história de cortar um pinheiro pra levar pra casa pro Natal (tradição aqui nos EUA).
Porém, gosto bem de Natal. Gosto das luzes, do clima de fim de ano, de celebração, união, reflexão e troca. Pois imbuída desse espírito Natalino, separei um tempinho esse final de semana e fiquei pesquisando árvores de Natal alternativas.
O resultado é esse post cheio de referências lindas de jeitos diferentes de montar uma árvore com materiais recicláveis ou com o que você já tem em casa. Sem ter que comprar nenhuma árvore de plástico, sem ter que cortar nenhuma árvore de verdade.
DE LUZINHAS
Sabe as luzinhas que você pendura na árvore? Que tal não pendurar na árvore? Que tal pendurar direto na parede? Bastam uns preguinhos, luzinhas da sua cor de preferência e um pouquinho de criatividade.
DE PAPEL
Pode ser aqueles restos de papel que você tem em casa, as folhas do calendário do ano que já tá no fim, os rascunhos no seu trabalho, os restos do material da aula de artes do filhote. Essa papelada toda que ia pro lixo pode virar um projeto DIY bem fofo pra decorar a sua casa no Natal.
DE GRAVETOS
Não, você não vai cortar nenhuma árvore. A ideia é aproveitar gravetos e pedaços de árvores caídos e montar uma árvore com jeitinho rústico. O segredo: caprichar na decoração pra ela ficar bem charmosa.
DE GIZ
Tá super na moda ter uma parede com textura de quadro negro em casa, né?
Pois se você já tem uma em casa (ou tá pensando em ter), basta um pouquinho de habilidade artística e um tanto de giz pra deixar a sua parede em clima de Natal.
DE FOTOS E CARTÕES
Nada poderia ter mais cara de Natal do que relembrar bons momentos ao lado de quem a gente ama. Então, que tal unir o útil ao agradável e montar uma árvore inteirinha de momentos especiais?
Escolha as suas fotos mais felizes e misture com os cartões de Natal mais especiais que chegaram pelo correio e cole na parede. Pra finalizar, uma estrelinha de papel lá em cima.
DE TÁBUAS
Restos de madeira são jogados fora todos os dias, mas podiam virar árvores super charmosas e bem simples de fazer. De novo, o segredo fica na decor. Deixe a sua árvore de madeira com a sua cara apostando em velas, luzinhas, enfeites de papel ou fotos e cartões.
Pra finalizar, mais algumas ideias com carinha bem artística e que não precisam de quase nada. Papel, tesoura e fita e muita criatividade.
Agora é só escolher a sua e pôr a mão na massa!