Alimento pro pensamento: inspiração acumulada
21 de Fevereiro de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Passou o Carnaval, depois eu viajei e a gente acabou acumulando um monte de inspirações e assuntos pra debater das últimas semanas, né?

Então, aqui vai um apanhado de tudo o que andei vendo por aí e que achei que valia a pena jogar aqui na nossa roda pra saber o que vocês acham. Todo mundo preparado?

SOBRE UMA NOVA REVOLUÇÃO NA MODA

Tem algumas semanas, várias marcas começaram a se posicionar sobre mudanças nas semanas de moda e, de uma forma geral, na maneira como as coleções são lançadas para compradores, mídia e consumidores.

Alguns motivos estão por trás da discussão. O primeiro deles talvez seja o fato de que anda fazendo cada vez menos sentido desfilar coleções que vão chegar às lojas só quatro meses depois. Outro fator importante é o sentimento de saturação das pessoas com relação ao consumo (especialmente no momento econômico complicado que a gente vive).

A Burberry foi uma das precursoras do debate ao anunciar mudanças no ritmo de apresentações de suas coleções. A marca informou que vai reduzir a quantidade de desfiles de quatro para apenas dois por ano. As peças desfiladas estarão disponíveis para venda imediatamente depois das apresentações.

Burberry

Pra quem ficou curioso, achei essa matéria da Elle bem completa e didática. Ela fala das marcas que estão se movimentando pra mudar e qual solução cada uma delas está propondo para ficar mais em sintonia com os nossos tempos.

SOBRE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

Duas empreendedoras alemãs acabam de colocar em prática o primeiro supermercado do mundo sem embalagens. Não tem caixa de papel, muito menos saco de plástico pra colocar as frutas e legumes. A ideia é levar os seus próprios recipientes e comprar a quantidade que você precisa de cada item na listinha de compras.

Alimento_pro_pensamento

A gente já tinha falado sobre como essas pequenas mudanças de hábitos no dia a dia tem um impacto grande na produção de lixo no mundo, mas é muito bacana ver gente trabalhando pra fazer disso uma realidade em maior escala.

SOBRE COISAS FEITAS PRA DURAR

Um e-commerce inteirinho de coisas feitas pra durar a vida toda. Tara Button é inglesa e trabalhava numa agência de publicidade. Um de seus clientes era a famosa marca de planelas Le Creuset, com garantia pra vida toda. Tara, então, parou pra pensar que deveriam existir mais marcas assim, com produtos de qualidade tão superior que você só precisa comprar uma vez.

Foi daí que nasceu o Buy me Once, um site inteirinho de coisas feitas pra durarem. No vídeo de apresentação da loja, a própria Tara explica como comprar um produto de qualidade realmente superior gera menos lixo pro mundo e ainda te ajuda a economizar (mesmo que o produto seja mais caro, você só vai ter que gastar dinheiro uma vez).

SOBRE MULHERES INSPIRADORAS

Adorei essa lista que saiu no Depois dos Quinze de mulheres que estão ajudando a mudar o mundo. Tem Jout Jout e seus vídeos sem papas na língua, a Babi, criadora do movimento “Vamos Juntas“, a Amandla Stenberg, eleita pela Time Magazine como uma das 100 adolescentes mais influentes do mundo. Muita gente incrível!

Alimento_pro_Pensamento

Vale a pena ler e se inspirar com cada uma dessas moças.

SOBRE O VAI E VEM DA MODA

Tava dando uma bisbilhotada por essa internet e dei de cara com essa matéria no site da Glamour. Cliquei só pra ver se conseguia me surpreender positivamente, mas dei de cara com o tipo de tópico que eu menos curto.  A matéria, intitulada “Estampas na moda: descubra quais sobrevivem até o inverno” fala sobre que estampas tão bombando e até quando elas vão continuar bombando. E é justamente isso que me incomoda. Essa ideia de que, a cada 3 meses a gente tem que jogar as coisas que a gente tem fora porque já já vai estar fora de moda.

Alimento_pro_Pensamento

E se você quiser usar o floral + animal print + Liberty depois do seu “prazo de validade”? Quer um conselho? Usa e vai ser muito feliz!