Alimento pro pensamento: um armário de 5 peças e outras coisitas mais
17 de Abril de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Eu queria começar o post de hoje dizendo que tô muito feliz com o feedback que vocês tem me mandado sobre o Alimento pro Pensamento.

Essa coluna surgiu do nada, despretensiosamente mesmo. Num domingo qualquer eu resolvi dividir com o mundo as tantas coisas inspiradoras que eu tinha visto durante a semana.

E tudo começou com essa sensação que eu sempre tenho de que a nossa timeline vive inundada de notícias ruins. Violência, corrupção, intolerância. É o que a gente passa o dia vendo no Facebook. E eu só queria fazer um post pra dividir coisas boas, discussões produtivas, assuntos que fossem capazes de quebrar preconceitos, melhorar o dia das pessoas e, quem sabe, melhorar um pouquinho o mundo.

E aí de um post num domingo, veio outro post, em outro domingo. E mais um. E depois outro. E, quando eu dei por mim, os domingos se tornaram mais gostosos. E eu achava que era só pra mim. Mas aí vocês foram lá e começaram a me dizer que esses alimentos pro pensamento também fizeram diferença pra vocês. E aí, pronto. Os meus domingos ficaram ainda melhores.

Obrigada por serem essas pessoas sensíveis que vocês são. Tenho TANTO, mas TANTO orgulho de vocês. De vocês não serem só mocinhas que curtem moda. De vocês serem mulheres incríveis e questionadoras que querem melhorar as coisas ao redor de vocês.

Dito isso, vamos às inspirações dessa semana que passou.

1.SOBRE AS UNHAS DOS PÉS DA PRINCESA

Na semana passada o Príncipe William e a Princesa Kate desembarcaram na Índia para uma visita diplomática. O roteiro dos dois no País incluiu um encontro com mulheres vítimas de ataques com ácido, visitas a abrigos de crianças e uma reunião com o Primeiro Ministro Indiano Narendra Modi.

No entando, de tudo que era possível se noticiar sobre a viagem, parece que o que mais reverberou foi o estado das unhas dos pés de Kate. Em visita ao local onde Gandhi foi assassinado, a Princesa teve que tirar os sapatos e, aparentemente, sua falta de pedicure chocou a sociedade.

KateMiddleton

E aí que eu te pergunto: que mundo é esse? Perdemos totalmente a noção de relevância das coisas? Com tanta coisa pra falar, a gente vai falar disso? Juro que sinto que é um insulto à nossa inteligência um site noticiar isso.

Além de completamente inútil (juro que me lembrou até aquela momento célebre da história do jornalismo quando o Ego noticiou que o Chico Buarque estacionou o carro no Leblon), a notícia ainda é absurdamente sexista. Quedê gente falando que o príncipe tava com a unha encravada? Nada, né? Porque homem pode tá com o pé que nem o Zé do Caixão, mas ai de uma princesa que ouse ser humana!

Kate, se te serve de consolo, te curto mais ainda agora.

2. SOBRE UM ARMÁRIO COM 5 PEÇAS

Muita gente já falou sobre armário cápsula, aquele lá com 30 peças. Pois a Vetta, marca das americanas Cara Bartlett e Vanessa van Zyl, prega que dá pra montar um armário versátil, inteligente e minimalista com apenas cinco peças.

A coleção da Vetta conta com um vestido, uma camiseta, uma calça cropped, um colete e uma túnica. Cada uma vem em duas tonalidades. Segundo Cara e Vanessa, é possível misturar as peças e criar produções suficientes pra um mês inteiro.

Vetta

Pra melhorar, as peças são feitas com tecidos ecológicos e são produzidas num ateliê nos EUA, sem qualquer forma abusiva de relação de trabalho.

3. SOBRE A UNIVERSIDADE QUE EU QUERIA TER FEITO

Quem viu o último vídeo do Viajô lá no meu canal no YouTube? Se não viu, pode tratar de clicar aqui e ver agorinha. Se você viu, vai lembrar que eu me deparei com dois brasileiros bem gente boa que me contaram sobre a Minerva, a faculdade na qual eles estão estudando.

Pois eu fiquei tão interessada na Minerva que, quando dei de cara com essa matéria da Super Interessante inteirinha sobre ela, não resisti e resolvi compartilhar aqui. Incrível como os caras conseguiram criar uma nova metodologia de ensino universitário que privilegia a vivência de culturas diferentes, bem como o trabalho em parceria com governos e ONGs locais. Vale ler e entender a filosofia por trás da história toda.

Minerva

4. M’ANA – MULHER CONSERTA PRA MULHER

A Tpm começou uma série sobre mulheres empreendedoras. Só isso já me deixa feliz. Daí um dos vídeos que encontrei por lá é esse da M’ANA, uma empresa feita de mulheres e para mulheres. Sabe aquelas coisas que quebram em casa e você tem que chamar alguém pra consertar? Pois bem. É só pedir alguém da M’ANA que uma mulher vai aparecer na sua casa pra fazer o reparo.

A ideia veio do incômodo da Ana Luisa, criadora da empresa, de receber homens estranhos em sua casa toda vez que precisava de ajuda com alguma coisa. Depois de receber cantadas de um deles, ela teve a ideia de abrir a empresa como uma forma de fazer as mulheres se sentirem mais seguras em suas casas.

Boa semana, gente! E que a gente continue sempre alimentando os pensamentos com inspirações e discussões inspiradoras! E, por favor, compartilhem também as coisas que inspiram vocês aqui nos comentários. Inspiração gera inspiração!