Eu aderi ao “Segundas sem Carne”
19 de Abril de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Cês já ouviram falar no movimento Segundas Sem Carne?

Bem, o nome é bem auto-explicativo, né? A iniciativa, que começou em 2003 nos EUA, incentiva a diminuição do consumo de carne através de uma medida simples: retirar a carne do seu cardápio durante um dia da semana. E, como segunda-feira é o dia internacional de começar coisas novas, por que não abraçar o novo cardápio justamente nela? E foi assim que surgiu o Meatless Mondays ou, em português, Segundas sem Carne.

Em 2009, surgiu a Meat Free Mondays, uma iniciativa paralela, lançada na Inglaterra por, nada mais, nada menos do que Sir Paul Mccartney e suas duas filhas, Stella e Mary. A Stella já é conhecida por seu engajamento ambiental e sua posição firme sobre a não utilização de couro em suas coleções.  Mary é fotógrafa e autora de livros de culinária vegetariana.

MeatFreeMondays

O Paul fez até uma música pra falar sobre o assunto:

As iniciativas já estão presentes em vários países ao redor do mundo e pleiteiam, inclusive, a mudança dos cardápios nas escolas públicas para um menu vegetariano nas segundas-feiras.

Motivos não faltam pra você diminuir o seu consumo de carne: pra começar, o setor pecuário é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. A diminuição do consumo de carne também impacta diretamente o consumo de água e combustíveis fósseis.

Por fim, consumir menos carne é mais barato e ainda faz muito bem pro nosso organismo. Estudos mostram que o consumo de frutas, vegetais e grãos contribuem para a diminuição de doenças cardiovasculares. Pesquisas também apontam que o consumo de carne processada aumenta as chances de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, ao passo que uma dieta rica em vegetais traz uma série de benefícios para o organismo.

Eu não tô aqui pra ser advogada de uma dieta estritamente vegana. Até porque eu como carne, cresci comendo carne de todos os tipos (meu pai é carnívoro desses de carteirinha) e ainda não consegui quebrar esse hábito. Há muito tempo eu comecei a diminuir bastante o consumo de carne vermelha, mas, mesmo assim, ainda sinto vontade de ir mais longe.

Aí eu descobri o Segundas sem Carne. E o que eu acho mais legal dessa campanha é que ela é perfeita pra pessoas como eu, que sempre comeram carne, mas que querem começar em algum lugar. Eu sei, um dia da semana pode parecer pouco, mas, se todo mundo participar, o impacto vai ser gigantesco.

Eu já estou há um bom mês sem comer carne pelo menos uma vez na semana. E a experiência tem sido muito legal. Especialmente porque me deu a oportunidade de experimentar novas receitas e perceber que carne não faz tanta falta assim na minha rotina. Quando me dou conta, passei três, quatro dias da semana sem comer carne e feliz da vida.

Esse, por exemplo, foi o meu almoço hoje: uma salada de folhas, tomate cereja, cebola roxa e milho com molho de curry amarelo e banana, azeite e coentro. Ah! E chips de batata doce e mandioca. Só pra dar aquela crocância!

IMG_0746

Bem, pra finalizar esse post e, de repente, te inspirar a começar a semana que vem de um jeito um pouquinho diferente, aqui vão alguns lugares legais pra achar receitas vegetarianas cheias de sabor. Os perfis da listinha a seguir foram sugeridos por seguidoras super gentis que me ajudaram lá no Instagram.

1. BELA GIL

Eu adoro gente que tem um ideal, que tem uma causa e faz dessa causa sua missão na Terra. E a Bela é dessas pessoas. Além do programa dela no Gnt (cujas receitas tão todas no site do canal), ainda dá pra ver as delícias saudáveis da Bela no site dela ou nos dois livros da moça.

BelaGil

2. PRESUNTO VEGETARIANO

Muita gente comentou sobre esse site, entonces lá fui eu verificar. E como é legal, gente! Receitas bem explicadinhas, boa parte delas com vídeos. E, pra uma formiguinha como eu, nada como ver um bando de receita de doce já bem na home do site. Deu vontade de sair fazendo tudo.

PresuntoVegetariano

3. HERBI-VORAZ

O site com as fotos mais lindas e apetitosas. E lógico que isso conta muito quando estamos falando de receitas. Quanto mais lindo, mais dá vontade de comer, é ou não é? Além das fotos lindas dos pratos, cada receita tem fotos do processo todo, o que ajuda muito na hora de tentar fazer pela primeira vez.

Vale entrar também no “Sobre” no menu do site e conhecer a história inspiradora da Julia Guedes, autora por trás do Herbi-Voraz.

Herbi-Voraz

4. A MESA DA CAROLINA

Mais um site pra comer com os olhos. A Carolina é engenheira, mas vem de uma família que ama cozinha. Ela herdou o gosto pela comida e usa as horas vagas pra pesquisar ingredientes e colocar em prática suas receitas (boa parte delas vegetarianas). Mais um ponto positivo: ela adora uma pimenta! Somos duas, Carol!

AmesadaCarolina

Bem gente, isso é um pouquinho do que ando usando como inspiração pras minhas Segundas sem Carne (e pros outros dias da semana também!). Obrigada às leitoras que contribuíram com as sugestões! Se você também tem sugestões de sites bacanas com receitas vegetarianas, compartilha aqui nos comentários. E se você tiver uma receita sua que você ama, compartilha com a gente também!