6 blogs africanos incríveis
1 de junho de 2016 POR Julia Franco COMENTA AQUI!

Uma das melhores coisas da internet, pra mim, é acompanhar blogs. Eu acho uma delícia passear e receber dicas de gente com quem me identifico (eu não sei vocês, mas já tô viciada no Viajô!).

Essa paixão começou quando me mudei pra Milão e não conhecia uma pessoa por lá que pudesse me apresentar a cidade. Tive que fuçar bastante por essa internet em busca de boas dicas e acabei encontrando muita gente bacana compartilhando todo tipo de experiência pela capital da moda. Nessas, acabei ganhando amigos.

Quando cheguei em Durban foi a mesma coisa. Não fazia ideia da diversidade da cultura local e queria muito entender melhor como as coisas funcionavam por aqui. Lá fui eu pra internet de novo. Acabei encontrando blogs muito legais que me ajudaram muito a entender o quebra-cabeça desse novo lugar onde eu vim morar.

Foi um desses blogs que me fizeram dirigir 600 km até Maputo, pra conhecer uma fábrica de tecidos que tinha aparecido num dos posts. Coisas da vida. Fiquei tão encantada com o post que tive que ir lá conferir ao vivo.

Então, para esse meu novo post aqui no UASZ, resolvi fazer uma listinha bem eclética de blogs muito bacanas, feitos aqui na África e que podem inspirar vocês a também terem um novo olhar sobre essa imensidão de continente, assim como fizeram comigo. Vamos lá?

1. DELPHINE DIALLO

Dá pra passar horas no site da Delphine. Francesa de descendência Senegalesa, Delphine se formou em Artes Visuais em Paris, mas foi de volta a África que se encontrou como artista, fotografando em diversos lugares pelo continente. Suas fotos são cheias de expressividade e é impossível não deixar a imaginação correr solta e pensar nas histórias por trás de cada uma de suas imagens.

DelphineDialloDelphineDiallo2 DelphineDiallo3

Apesar de não postar com muita regularidade, vale a pena passar no site de vez em quando e se maravilhar com a profundidade do seu trabalho.

2. MUSE ORIGINS

Adiya Atuluku, nome por trás do site Muse Origins disse:

“Olhando par aa África através dos olhos da arte contemporânea, fotografia, arquitetura e design é talvez a forma mais adequada de abordar este vasto continente que é poderoso, criativamente rico e diversificado.”

MuseOrigins1 MuseOrigins2 MuseOrigins3

Além de concordar com Adiya, eu acredito que ela faz um resumão bem interessante sobre esses temas em seu site. Vale conferir.

3. PHILIPPE DE GAGOUE

Phillipe é personal shopper, modelo, estilista e blogger. Essa pluralidade pode ser facilmente percebida em seu blog. Phillipe retrata uma moda cheia de cor e referências locais em fotos estonteantes.

“Quando eu junto peças para montar um look, estou misturando também culturas, civilizações e viagens.”

LouisPhilippe1 LouisPhilippe2 LouisPhilippe3

4. DYNAMIC AFRICA

Fundado por Funke Makinwa, o tumblr Dynamic Africa é considerado por alguns como o maior arquivo de arte africana contemporânea do continente. Nele, Funke, que é nigeriano, fala não só de arte, mas também de lifestyle, moda, arte e mídias digitais. Tudo de origem Africana.

DynamicAfrica1 DynamicAfrica2 DynamicAfrica3

Apesar de não ter uma formação especificamente em arte, Funke conta que seu trabalho começou quando ele fuçava a tag “Africa” no tumblr e ficava decepcionado com o que encontrava por ali.

“Eu fiquei ao mesmo tempo chateado com o que vi e motivado o suficiente para começar um blog sobre o que eu realmente gostaria de encontrar e compartilhar na internet.”

5. 2MANYSIBLINGS

Os dois irmãos Velma Rossa e Papa Petit se dizem entusiastas pela África. Suas fotos traduzem o sentimento.

Passear pelo site dos dois é se deparar com imagens repletas de beleza, estilo e DNA africano.

2manysiblings1 2manysiblings2 2manysiblings3

6. BETWEEN 10 AND 5

Um coletivo que une design gráfico, publicidade, ilustração, arte, moda, cinema, fotografia e música.  A ideia é mostrar o melhor da indústria criativa da África do Sul.

O site é atualizado diariamente com novas histórias, vídeos e entrevistas com artistas, designers e empreendedores. Ou seja: vale entrar todo dia e ainda seguir no Facebook pra não perder nenhum post novo.

10and51 10and52 10and53

Bem, espero que vocês tenham gostado das dicas e, se tiverem mais ideias de temas legais pra gente falar por aqui, deixem ideias aqui nos comentários. Combinado? Até a próxima!

Julia