5 dicas pra escolher um sobretudo que vai durar a vida toda
15 de junho de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Fontes seguras me informam que em algumas partes do Brasil o clima tá tipo isso:

giphy

Bem, se tem uma coisa que essa baiana morando aprendeu em SanFran é a se vestir pro frio de rachar. A verdade é que o clima aqui é bem maluco e pode mudar a cada minuto. Mesmo no verão, tem dias que a névoa entra com tudo, o céu azul fica todinho branco e a gente sente aquele vento gelado congelar até a alma.

E uma das coisas que eu descobri ao longo desse tempo aqui é: naquele frio de rachar, não tem nenhuma peça no seu armário que vai ser mais tua amiga de fé, irmã, camarada, do que um belo sobretudo.

O nome já diz, ele vem por cima de tudo. É aquele arremate final pra garantir que a gente vai ficar quentinha, não importa o que estiver por baixo.

A verdade é que, apesar a gente usar ele relativamente pouco no Brasil, o sobretudo talvez seja das peças mais versáteis que você vai encontrar no armário. Junte essas duas coisas e taí a razão pela qual você deveria investir num bom sobretudo: você só precisa de um.

Não estamos falando de uma calça jeans que você vai usar todos os meses do ano. Nem de uma camisa social que você vai botar pra lavar toda vez que usar. Um sobretudo é uma peça que você vai usar pouco e lavar pouco. Consequentemente, o bichinho tem grandes chances de durar um bom tempo no seu armário.

Por essas e outras, há de se pensar bem antes de comprar um sobretudo pra chamar de seu. Sobretudo bom não é um troço baratinho, mas escolhendo bem, vale demais o investimento.

Eu por exemplo, tenho um. Pronto. Comprei ele há aaaaanos atrás numa liqui e, desde então, ele tem sido meu melhor companheiro de dias frios. E o bichinho rendeu look de todo jeito.

Sobretudo

A ideia é essa mesmo. Ter um sobretudo só, que se vira em mil porque combina com tudo. Então, se você ainda não tem o seu, esse post vai te ajudar a estar mais preparada pra escolher um que seja um bom investimento. Bora?

PRÉ REQUISITOS PARA UM BOM SOBRETUDO

1. QUALIDADE

Estamos falando de uma peça relativamente cara. Por isso, o ideal é que você não tenha que comprar outro por um booooom tempo. Ou seja: o sobretudo que você escolher tem que durar. Portanto, escolher uma peça de qualidade é ESSENCIAL.

A costura é forte e resistente? Os botões e zíper são de boa qualidade? A peça vem com reposição de botões? O acabamento é bem feito, sem rugas ou irregularidades? Tudo isso vai te ajudar a entender se o sobretudo é mesmo bacanudo e vale o investimento.

2. CONFORTO

Não tem nada pior do que se estar no frio e ainda estar desconfortável. A peça pode ser linda, mas se estiver pinicando você não vai usar.

Pra entender se o sobretudo é realmente confortável, o segredo está no provador. Primeiro, experimente o sobretudo sem nada embaixo. Pelada mesmo. Isso vai e ajudar a sentir se o tecido pinica ou te incomoda de alguma forma. Às vezes você vai querer usar o sobretudo por cima de uma roupa mais leve (um vestido pra sair à noite, por exemplo) e o tecido ser confortável vai fazer toda a diferença.

Depois, experimente a mesma peça por cima de muitas camadas. A ideia é entender se, com todo o volume embaixo, o sobretudo não fica apertando embaixo do braço.

3. NÍVEL DE ESQUENTAMENTO

Você mora numa cidade que faz muuuuuito frio? Ou costuma viajar pra lugares que fazem muuuuuito frio? Então aposte num sobretudo que realmente te esquente. Eu já caí na armadilha de comprar sobretudo que não era nem lá nem cá. Nem fresco o suficiente pra usar num dia que tá só friozinho e nem quente o suficiente pra usar em dias congelantes. Resultado: não usava nunca.

4. CAIMENTO

A manga tá no lugar certo? Os ombros também? Nada de comprar sem antes experimentar e ver que tá tudo no lugar. Nada de manga curta ou comprida demais nem ombros apertados ou largos demais.

5. COR 

Pensando que você provavelmente só vai precisar de um sobretudo no seu armário, escolher a cor certa que vai mais combinar com você e com o que você já tem é importantíssimo. Lembrando que, quanto mais possibilidades de combinação a cor  a peça oferecer, mais chances você tem de usar o usá-la.

Por isso, na hora de escolher o seu sobretudo, o ideal é optar por um tom mais neutro que, por natureza, é mais versátil. Às vezes uma cor linda no cabide pode não ficar tão linda na gente, por isso, também vale a pena dar uma olhada na sua cartela de cores (quem viu o post de análise de cor que a Carlinha e a Carol escreveram essa semana?) e entender quais cores mais favorecem o seu colorido natural. Aqui vai um pouquinho de inspiração de cores pra você já ir pensando no assunto:

PRETO

Sobretudo3

CINZA

Sobretudo1

BRANCO

Sobretudo2

AZUL MARINHO

Sobretudo4

CAMELO/ BEGE / CARAMELO

Sobretudo5

Agora, se você tem um armário mais neutro, recheado de peças brancas, pretas, cinzas, e quer usar o sobretudo como um ponto de cor no look, sem problema. Ou se você é mais colorida mesmo e curte um belo color block, vai nessa. Aqui vão algumas opções bacanas:

CANDY COLORS

Sobretudo6

CORES VIVAS

Sobretudo7

ESTAMPADOS

Sobretudo8

Uma boa alternativa pra quem não quer ficar nos neutros mas também não quer a extravagância das cores e estampas é apostar em texturas diferentes, como a pelúcia! Quentinho e moderno, dá um clima mais boho pro look invernal. O legal é que hoje em dia, tem muita opção bacana de pêlo sintético que não mata nenhum bichinho.

Sobretudo9

Pronto! Agora você tem todas as ferramentas na mão pra fazer uma compra inteligente e escolher um sobretudo que vai te deixar quentinha e vai durar pra vida toda! Bora encarar esse frio com muito conforto e elegância!

giphy-1