Alimento pro pensamento: pra resgatar a fé na humanidade
19 de julho de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

Eu sei que eu sumi daqui essa última semana e o motivo é apenas o mesmo de sempre: um atolamento doido de trabalho. Apesar de me dedicar muito ao blog, eu ainda pego muitos trabalhos como publicitária e, de vez em quando, fica difícil conciliar tudo.

Pra compensar resolvi, mesmo atrasada, não deixar passar o Alimento pro Pensamento dessa semana. Teve um bando de coisa que aconteceu por aí pelo mundo e mexeu comigo e eu me senti na obrigação de vir aqui divid.

SOBRE A CARTA DA JENNIFER ANISTON

Semana passada a nossa eterna Rachel de Friends, resolveu se pronunciar sobre o contínuo assédio que ela já sofre há anos da indústria de fofocas. Em uma carta aberta no Huffington Post, Jennifer fala que está de saco cheio, não só do abuso direcionado a ela (como as inúmeras vezes em que inventaram que ela estava grávida), mas também da indústria da comunicação como um todo. Uma indústria que propaga a ideia de que uma mulher só está plenamente feliz quando arruma um homem e gera uma criança.

Jennifer menciona ainda que a maneira como ela é retratada na mídia, nada mais é do que um reflexo da objetificação que todas as mulheres vivem diariamente, medidas por padrões absurdos e ideais parados no tempo.

Eu li o texto e quis aplaudir ela de pé. Quis dar um abraço e agradecer por sua coragem.

Muita gente por aí comentou a carta, concordando, fazendo coro ao discurso de Jennifer, mas o melhor depoimento que eu vi por aí com relação ao assunto foi esse aqui, da Luana Piovani.

Só ouvi verdades. Afinal, quem é que cria essas ideias na nossa cabeça se não é o que a gente lê e vê e ouve todos os dias?

SOBRE O QUE A GENTE REALMENTE QUER

A ONG Project Everyone nasceu para divulgar e apoiar o The Global Goals, uma proposta da ONU com metas agressivas para lutar contra questões muito sérias da humanidade, como extrema pobreza, desigualdade e mudanças climáticas que afetam a todos nós.

Foi pensando em algumas dessas questões que o projeto produziu a campanha #WhatIReallyReallyWant, em alusão à música das Spice Girls. O vídeo super bacana e pra cima mostra meninas da Nigéria, Africa do Sul, Reino Unido, Estados Unidos, Índia e Canadá dançando ao som do hit Girl Power dos anos 90 (ai ai minha infância…).

Entre uma coreô e outra, as mensagens do que nós realmente queremos: educação de qualidade para todas, fim do casamento infantil, fim da violência contra a mulher.

SOBRE INOVAÇÃO QUE AJUDA O PLANETA

Eu sou fã de usar a nossa inteligência pra melhorar as coisas ao nosso redor. Sempre fico muito feliz quando vejo gente investindo tempo e recursos em resolver problemas e deixar o mundo melhor. Exemplo lindo:

SOBRE SABER GANHAR (e a sabedoria infantil)

Semana passada foi a final da Euro Copa lá em Paris. França contra Portugal. Jogo tenso com Cristiano Ronaldo saindo machucado aos 8 minutos do primeiro tempo.

Foi sofrido, mas Portugal acabou ganhando. Eu tava torcendo pra eles, o marido pra França. Faz parte.

Mas foi no dia seguinte que vi o resultado mais bonito desse jogo. Esse vídeo aqui:

Não é pra resgatar a fé na humanidade?

Beijo e boa semana, gente!