Somos invencíveis
2 de agosto de 2016 POR Julia Franco COMENTA AQUI!

Há dias tenho pensado em como fazer um post contanto tantas descobertas que tive desde o primeiro dia que escrevi aqui. Daquele dia até agora, a Shwe nasceu, cresceu e está dando seus primeiros passos. Mas isso é só um pano de fundo para uma descoberta maravilhosa: mulheres, quando se juntam, não há obstáculo ou situação capazes de nos segurar.

Essa solidariedade e força entre mulheres não tem limites. Esse empoderamento é aquela mão que estendemos umas às outras nos fazendo ainda mais capazes.

Sororidade

Semana passada foi a conclusão do primeiro semestre do nosso grupo de mulheres na Universidade de Durban, aqui na África do Sul. Foi emocionante ver essas mulheres que, antes se encontravam em situações de vulnerabilidade, aprendendo, evoluindo, se aperfeiçoando. Mas, mais do que qualquer coisa, foi uma boa oportunidade de repensar toda essa loucura que nos propusemos a fazer há quase um ano: um negócio social.

Das mais de 60 mulheres que participam do nosso projeto, 14 delas já começaram o curso na faculdade e outras 14 começam esse mês. Ao longo de todo o projeto, mais de 300 peças foram feitas, gerando renda suficiente para que as necessidades de todos fossem supridas. Os números são incríveis e importantes, mas incontável mesmo é o carinho que recebemos de mulheres espalhadas pelo mundo todo. Mulheres que souberam do projeto e quiseram se envolver, ajudar, contribuir. Muitas delas, leitoras aqui mesmo do blog.

Ontem, duas mulheres participaram do projeto conosco anunciaram que estão abrindo suas pequenas confecções. Vocês podem imaginar o orgulho que estou sentindo delas? A gratidão de ter tanta gente se envolvendo mais e mais?

Casos super bonitos de vitória estão virando uma constante. Como a incrível virada no comportamento das nossas senhorinhas, que moram no asilo municipal. Bastou dar atenção, carinho e um chá quentinho de vez em quando, para ver essas mulheres desabrocharem novamente. Em pouco tempo, elas já estavam criando, papeando, produzindo e se sentindo úteis, felizes. Tudo por fazer parte de um grupo, por voltarem a ter um propósito e por se sustentarem de forma digna.

Ao longo desse tempo, descobri que a “ajudinha” é um canal de mudança poderoso e não consigo nem calcular o quanto isso impactou a minha vida e, acredito, a vida dessas que estão ao meu redor.

Por isso, digo e repito: não há nada maior do que o poder das mulheres. Somos invencíveis, especialmente porque somos capazes de mudar o mundo com amor, respeito e chá quentinho.

GirlPower

Esse post é só um registro da minha admiração por nós. E um abraço apertado a todos os que se envolvem em projetos sociais. Vale a pena.