RuPaul’s Drag Race: meu novo reality show preferido
10 de outubro de 2016 POR Jojo COMENTA AQUI!

A vida aqui em Londres tem sido uma correria doida. Entre começar no trabalho novo (com toda aquela pressão que a gente se coloca pra causar uma boa primeira impressão), a busca de um lugar pra morar (ainda tô ficando num Airbnb) e o esforço pra se localizar numa cidade tão grande e tão nova, tem sobrado pouco tempo pra sentar e ficar de bobeira.

Nos poucos momentos que me pego sem fazer nada, eu aproveito pra sentar no sofá, abrir o Netflix e catar alguma coisa pra ver. O problema? Eu e o maridão temos um pacto: as séries que a gente curte, só pode ver junto. Resultado: ele ainda em SF e eu já aqui em Londres, ainda não consegui nem começar a segunda temporada de Narcos. E toda vez que eu ligo o Netflix tá o bandido do Wagner Moura bem na capa, me atazanando a vida, me tentando a clicar.

Na ausência da possibilidade de ver algumas das minhas séries favoritas, eu só encontro uma solução: descobrir programas novos que não estão listados no meu pacto matrimonial. E foi nessas que eu descobri o meu mais novo vício: RuPaul’s Drag Race.

Eu sei. Cheguei atrasada. A parada já tá na oitava temporada e eu só comecei a ver agora. Mas em duas semanas já ví quatro temporadas, já virei fã e já tô googando todas as competidoras de todos os tempos porque não tô me contendo em mim.

Se você, como eu, também tá descobrindo esse fenômeno só agora, peraí que eu te explico. RuPaul’s Drag Race é um reality show em que, a cada temporada, 12 drag queens competem pelo título de America’s Drag Queen Superstar. Quem comanda a atração é o/a próprio/a RuPaul, a drag queen mais diva e bem sucedida de todos os tempos.

O universo drag pra mim é um troço totalmente novo e eu nunca tinha parado muito pra pensar no assunto. Até começar a ver o reality. A princípio pode parecer bobagem, um programa divertido, mais um reality show. Mas a verdade é que cada episódio que passava ia quebrando de forma avassaladora as minhas pré concepções (pra não falar preconceitos mesmo) sobre o mundo drag.

A cada episódio as participantes mostram, não um, mas inúmeros talentos.  Criar looks (muitas vezes do zero, conceito, produção das peças e styling), se maquiar, fazer o cabelo, dançar, interpretar e até cantar. Cada uma do seu jeito, com seu estilo, vai mostrando que ser drag não é fácil. Dá trabalho e exige muita dedicação. E a gente vai percebendo que tudo isso é uma forma de expressão artística linda.

Outra coisa bacana? É impossível não se contagiar com o estilo das participantes. É cada look que aparece naquela passarela que eu fico babando. Combinações inusitadas, cabelos impecáveis e criatividade sem fim. Não tem como não se inspirar.

Pra provar, resolvi fazer uma lista das minhas participantes preferidas e os seus looks arrasadores. Bora ver?

RAVEN

David Petruschin é quem dá vida a essa diva, que ficou participou da segunda temporada do reality show. E ela não está no início da lista a toda: apesar de controversa e muito pouco politicamente correta, Raven é uma das minhas preferidas de todos os tempos.

raven1

Primeiro porque a bicha é linda. Segundo porque seus looks sempre eram os mais interessantes e bem acabados de todas as competidoras da temporada. Maquiagem perfeita, cabelo sempre incrível e roupas arrasadoras (amo esse meio Marilyn Monroe country).

raven5

Além de todo o estilo, Raven tinha um senso de humor apurado que não poupava ninguém, nem ela mesma. Como quando ela personificou a Paris Hilton, pra mim um dos momentos mais engraçados de todas as temporadas.

raven4

A verdade é que Raven é inesquecível. Daquelas pessoas que você ama ou odeia. Ou ama e odeia. Ou ama odiar. Ou odeia amar. Mas é tudo intenso, tudo ao quadrado. Linda, poderosa, dona de si e de uma confiança quase inabalável. Eu amo amar Raven.

raven3

RAJA

Raja participou da da terceira temporada. Desde o início, ela chamou a atenção pela sua beleza escandalosa, seus looks andróginos e seu senso fashion apuradíssimo.

raja2

Sutan Amrull, nome por trás de Raja é originalmente maquiador em Hollywood e já fez a make de muita gente famosa. Os talentos de Sutan ficam bem claros nas maquiagens elaboradas e cabelos impecáveis que compõem os visuais de sua persona drag.

raja1

Outra coisa que acho bem legal é que Raja é uma das participantes que menos fez uso de enchimentos em seus looks. Mesmo assim, mesmo sem usar esse artifício tão comum entre as drags, ela conseguia aparecer ultra feminina e absolutamente maravilhosa.

raja7

Por fim, vale lembrar que Raja não é só um rostinho bonito. Além da beleza, criatividade e senso de humor não lhe faltavam e ficavam sempre estampados em looks fora da caixa e atuações divertidíssimas.

raja3

CHAD MICHAELS

Chad participou da quarta temporada e chamou a atenção logo de cara pela INCRÍVEL semelhança com a musa Cher. Olha isso, Brasil:

chadmichaels1

Antes mesmo de participar do programa, Chad já era conhecido por suas performances como cover da diva do pop. No reality, ela teve a chance de mostrar diversos outros lados e soltar a criatividade fashion.

chadmichaels2

Mas, não teve jeito, um dos momentos mais maneiros foi realmente quando ela se jogou na Cher e personificou sua ídola no famoso “Snatch Game”.

chadmichaels4

Eu fui “team Chad Michaels” de carteirinha durante toda a temporada.

chadmichaels5

LATRICE ROYALE

O que dizer de Latrice? Ela chegou na quarta temporada pra quebrar preconceitos e mostrar que ser não é preciso ser magra pra ser uma verdadeira diva.

latrice1

A história de vida sofrida de Timothy Wilcots comoveu a todos. O nome por trás de Latrice contou no programa que passou um ano numa  penitenciária por conta de erros que cometeu no passado. Já em liberdade, Timothy resolveu mudar de vida e correr atrás dos seus sonhos. Uma história super bacana de perseverança e superação.

latrice6

No programa, Latrice conquistou com seu carisma e sua compostura, tentando sempre se manter acima de picuinhas e alfinetadas que surgiam na competição.

latrice7

E o que dizer de seu senso de humor?

Sua imitação de Aretha Franklin comendo frango durante o “Snatch game” foi de chorar de rir. Um dos pontos altos da temporada, sem a menor dúvida.

latrice3

RUPAUL

Não tem como fazer uma lista sobre esse programa e não falar do grande maestro por trás: RuPaul!

Uma diva, pioneira e visionária. Criou um reality show que mostra pro mundo o empenho e talento que está por trás de cad adrag queen. Mais do que isso, através de seu programa, Ru mostra para milhões de adolescentes pelo mundo que se sentem diferentes e inadequados, que existe uma luz, que a vida vale a pena e que cada pessoa é linda e única do seu jeito. É ok ser diferente e não há motivo para se envergonhar de quem você é de verdade.

Fora o que a criatura é linda…

rupaul1 rupaul2

Divertida…

rupaul6

Confiante…

rupaul4

E simplesmente maravilhosa.

rupaul5

Eu ainda tenho que ver as temporadas mais recentes, mas suspeito que depois de ver todas vou querer fazer outra lista com novas preferidas (talvez um top 10?). E você? Quais as suas Drags preferidas de todas as temporadas?

E os programas de TV que te inspiram?

Conta aí pra mim!