As praias que a gente visitou em Cuba
23 de Janeiro de 2018 POR Jojo COMENTA AQUI!

Ontem eu lancei uma enquete no Instagram pra ver quem queria um post sobre as praias que a gente visitou lá em Cuba. Eu sempre fico com medo de vocês ficarem de saco cheio de tanto que eu falo dessas viagens. Mas, pelo visto, vocês curtem tanto quanto eu porque 100% dos votos foram a favor do tal post.

Então, cá estou eu pra dar ao povo o que o povo quer. Bora falar de praia, bora falar de Cuba e amanhã eu volto a falar de moda, consciência, sustentabilidade… essas coisas aí que a gente também ama falar.

Antes de mais nada é bom lembrar que Cuba tem MUITA praia. Então, a não ser que você esteja planejando ficar um booom tempo por lá, eu sinto informar, mas escolhas terão que ser feitas. Como a gente só tinha duas semanas no país, eu vou falar das nossas escolhas e das praias que a gente visitou.

Começando pela nossa primeira escolha: não ir a Varadero. Sim, resolvemos pular a praia mais famosa e mais visitada de Cuba, uma das praias mais bonitas do mundo. E eu explico. A gente queria ir pra Cuba pra tentar ver Cuba de verdade, conhecer as cidades, conversar com as pessoas, passear nas ruas. E tudo o que a gente leu sobre Varadero deixou a gente com a sensação de que se tratava de uma praia linda, porém de um ambiente fabricado para turistas, com resorts enormes e praias que não permitiam o acesso de locais. (aliás, se você foi pra lá, não deixa de contar pra mim o que achou aqui nos comentários).

Além de tudo isso, Varadero estava geograficamente fora do roteiro que tínhamos, entonces resolvemos mesmo deixar de fora da nossa programação.

Então agora vamos às praias que a gente visitou?

CAYO LEVISA

Cayo Levisa é uma ilhazinha bem pequena mas com uma praia absolutamente estonteante. É um mar tão azul que você não sabe identificar onde termina o céu e começa a água. A areia branquinha completa o cenário perfeito pra passar o dia tomando uma piña colada e relaxando.

Como a ilha é super pequena mesmo, só tem um hotel e a hospedagem por lá é bem cara. O que eu recomendo é se hospedar em Viñales, uma vila a duas horas de carro que ficou conhecida por ser o coração da região de cultivo de tabaco em Cuba. Além de ser mais barato, eu acho que Viñales oferece uma experiência mais rica, com mais opções de passeios, restaurantes e coisas pra fazer à noite.  Além de ser uma oportunidade de conhecer um lado de Cuba que vai além de Havana e das praias.

Dito isso, ir de Viñales pra Cayo Levisa é muito fácil. A agência de turismo que fica no centrinho de Viñales oferece passeios até Cayo Levisa com ônibus e ferry incluídos, além almoço no hotel.

CAYO JUTIAS

Cayo Jutias também é bem pertinho de Viñales. Pra ir pra lá pegamos um táxi coletivo com mais 8 pessoas. Preciso dizer que o trajeto não é dos mais agradáveis. A estrada é terrível, super esburacada. Mas, depois de duas horas chacoalhando dentro desse carro da década de 50, chegamos no paraíso. Uma praia tão linda que dé difícil de descrever.

Em Cayo Jutias não tem hotel, só dois restaurantes com duas cadeiras de praia. Mas o segredo de Cayo Jutias é desbravar as pequenas praias que ficam logo ao lado. Basta chegar na praia e caminhar para o lado esquerdo até encontrar a trilha que passa pelo mangue (leve repelente!). Depois de 10 minutos de caminhada, eis que surge uma nova praia, pequeninha, sem restaurantes, sem cadeiras de praia. Só areia branca e mar azul calminho. De bônus ainda tem um carinha vendendo lagostas frescas grelhadas na hora.

CAYO LARGO

Cayo Largo é um famoso destino de mergulho em Cuba e a gente resolveu passar dois dias lá exatamente por esse motivo. Pra quem curte mergulhar é realmente bacana, especialmente porque te oferece a oportunidade de mergulhar no mar e em cavernas. A gente fez os dois no mesmo dia e foi bem bacana.

PLAYA ANCÓN

Playa Ancón fica pertinho de Trinidad, o nosso destino final da viagem. Trinidad é uma cidade colonial que fica entre a montanha e o mar. Ou seja, dá pra ir pra um lado e passar a manhã numa cachoeira no Parque Natural Topes de Collantes e passar a tarde na praia… em Ancón.

Uma praia linda, com areia branca e mar azul e barraquinhas vendendo drinks e sanduíches. Um lugar pra estender a canga e passar o dia sem preocupações, até o sol cair no mar.

Pra ir de Trinidad a Ancón é super fácil. Basta pegar um táxi no centro da vila e em 15 minutos você já tá lá.

MARIA AGUILAR

Maria Aguilar é uma praia menorzinha bem perto de Ancón. Maria Aguilar não é a praia mais linda de Cuba. Nem é tão linda quanto Ancón. Mas foi uma delícia passar a tarde por lá e fechar o nosso último dia do ano com um pôr do sol lindo de viver.

Ah! E pra contribuir com um colorido a mais pro seu feed do Instagram, Maria Aguilar ainda oferece essa barraca toda listrada. Olha esse pano de fundo, minha gente!

Acho que a lição final desse post é que realmente não tem praia feia em Cuba. É fazer o seu roteiro, escolher as que mais combinam com o que você tá procurando e ir ser feliz.

  • Gabi

    <3 Eu morri de amores pela sua viagem. Passei duas semanas em Cuba em 2015, e até hoje, foi a melhor viagem da minha vida (e olha que desde então eu viajei bastante). Tenho uma saudade daqueles dias… Acompanhar você foi matar um pouquinho desse bichinho rs.

    • Jojo

      Que delícia, Gabi! Também deixei um pouquinho do meu coração por lá! Mas tenho fé que um dia a gente volta! Bj bj

  • Shamya Azevedo

    Maior vontade de ir à Cuba, deve ser muito lindo mesmo. Tuas fotos estão lindas demais. E aquele kimono (é isso mesmo, produção?) da primeira foto, todo coloridão, que coisa mais linda, hein? Deve ter sido dias incríveis. Massa mesmo. bjão

    • Jojo

      Foi demais, Shamya! Um país muito lindo e interessante! E o quimono é lindão, né? Tô apaixonada por ele também!

  • Siloan Lima

    Maravilhoso! Fotos lindas. Mas acho que o melhor são as memórias… digo isto porque perdi meu laptop e com ele todas as fotos (burrona que não usava google drive nem hd adjacente) mas as memórias que tenho são ótimas. Viva la vida!

    • Jojo

      O que vale é o que a gente guarda no coração, Si! Viva la vida!

  • Monique Riscado Stilpen

    Jojo, amando seus posts, fotos e dicas… Uma pergunta: como você comprou os vôos internos? Bjs, Monique

  • Gábi (casareassim.com)

    É muito difícil te seguir Jojo…vc vai pra Marrocos daí da vontade de conhecer Marrocos, vc vai pra Cuba, daí a gente troca a lista e coloca Cuba no topo, daí vc passa um dia em Veneza e a gente já coloca Veneza em primeiro de novo….aí complica nossa wishlist! kkkk

    Beijos!!
    Gábi

    Casar é assim
    Ig: @gabrielaer

  • Quando eu estava organizando a viagem pra Cuba, quase tirei Varadero da minha lista, mas daí eu pensei: pooh, eu não vou voltar tão cedo, então eu vou. Como yo no tengo mucho dinero (hahaha) eu fiquei em boca de camarioca, cidade bem do ladinho de vadero e íamos a praia de pau de arara, dividindo o transporte com os cubanos. Aliás, lá eu também visitei o posto de saúde pq fiquei doente e o dono da minha casa se recusava a deixar eu acionar o seguro saúde pq “em cuba não se nega atendimento para ninguém”. Bom, pra quem quer uma experiência de como é Cuba, Varadero SUUUUUUUUUPER me deu, foi a parte mais raiz e mais barata da viagem, basta fazer as escolhas certas rsrs!