Jojo entrevista: Manu Bordasch do Steal the Look
31 de Janeiro de 2018 POR Jojo COMENTA AQUI!

2018 começou com o pé direito pra mim com a estréia da minha coluna lá no Steal the Look. Hoje a gente dá mais um passinho na direção certa com a estréia de uma sessão de entrevistas com mulheres inspiradoras do universo da moda e adjacências (beleza, empreendedorismo, auto-aceitação e outras cositas mais).

E já que eu botei o meu pezinho tamanho 39 dentro do STL, resolvi sair pedindo mesmo porque é assim que a gente consegue as coisas, né? Entonces, mal cheguei e já mandei um email pra Manu, a power woman que, junto com a Catha, lançaram o site lá em 2012 e agora se aventuram numa nova empreitada: o Steal the Look Shop.

Pra quem não sabe, a Manu teve a ideia do Steal the Look, ainda na faculdade, quando estava fazendo a pesquisa para seu trabalho de conclusão de curso. Ela percebeu que, em meio ao boom de blogueiras que tava rolando na época, não tinha nenhuma que se desse ao trabalho de postar o link das peças que estavam usando pra que as leitoras pudessem comprar ali na hora. Foi aí que ela se juntou Catha e, com só 30 reais, eles montaram a primeira versão do site.

Sete anos se passaram e o Steal the Look hoje é um site de moda super respeitado, com matérias diárias e informação de moda de qualidade escrita de um jeito muito mais próximo da nossa realidade. E, agora, com uma loja virtual que conecta milhares de mulheres todos os dias com marcas de todo o Brasil.

E é sobre isso que a gente vai falar por aqui. Desse novo passo, de como ele nasceu e pra onde ele vai.  E, lógico, sobre essa veia empreendedora tão inspiradora.

Jojo – Como surgiu a ideia de criar um shop dentro do Steal the Look?

Manu –  A ideia surgiu por diversos fatores, como: querer trabalhar com marcas menores que muitas vezes não conseguem um investimento pra começar seu próprio e-commerce. Marcas que a gente adorava mas que não tinham tanta verba pra investir em mídia (e que a gente via muito potencial), mas o principal era ter um lugar com a nossa cara e a nossa curadoria. 

Jojo – Como é feita a curadoria de marcas que entram no shop?

Manu – A marca passa por uma seleção bem criteriosa. Primeiro avaliamos se ela se enquadra no DNA do Steal the Look. Depois disso fazemos um trabalho para ver a qualidade dos produtos, atendimento, fotos, preço etc. A ideia é realmente focar em uma curadoria que tenha a cara do STL em todos os sentidos e que a gente possa indicar confiando de olhos fechados.

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Jojo – A internet está virando cada vez mais um shopping center de infinitas opções, em meio a tantos e-commerce qual o diferencial do Steal the Look Shop?

Manu – Acredito que o diferencial, além da curadoria, seja o fato de focarmos sempre em mostrar como usar os produtos. Acho que um produto por si só, sem informação não tem a mesma força. As pessoas querem cada vez mais informação. Nos colocamos muito no papel de consumidora na hora de pensar em todos os detalhes. Uma fotodo produto solto não quer dizer nada.

Além disso, acho que o marketplace é exatamente esse shopping de informações. A ideia era realmente ter um lugar onde a pessoa pudesse encontrar tudo, sem ter que entrar em mil sites diferentes pra fazer compras.

Fora isso, o sistema do shop foi desenhado pensando justamente em atrair marcas menores, locais, que não tem verba pra investir num e-commerce próprio ou numa loja física, mas que a gente acredita muito no trabalho e quer ajudar a crescer. Hoje já chegamos a 50 marcas mas a ideia é ultrapassar 100 em 2018.

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Jojo – Ano passado vocês fizeram a primeira coleção do shop em parceria com uma marca (a Dicker Swimwear). Foi muito bacana ver o estilo de vocês traduzido diretamente nas peças. Vem mais coleções assinadas pelo Steal the Look por aí?

Manu – A gente tem tido uma procura bem grande pra assinar coleções, mas a ideia é ir fazendo apenas algumas que tenham muito a nossa cara. O que é mais legal é que a gente consegue criar já pensando em produtos que tem uma demanda pré existente no STL, então já conseguimos saber o que vai funcionar melhor pro nosso público. 

Jojo – Quais são os achados mais inteligentes pra esse verão? Aquelas peças que vale a pena comprar porque a gente vai usar muito?

Manu – Pra nós, achado inteligente é aquele que a gente pode usar em diversos looks e, principalmente, diversas ocasiões. Pro verão desse ano, a bolsa de palha é um exemplo perfeito, porque podem ser usadas da beira da praia ao office look, quebrando a seriedade do look em alfaiataria. Os maiôs, além de serem super chic e estarem muito em alta para o beachwear, podem ser usados no look de dia a dia, e até pra balada. No quesito acessórios, nossas apostas vão pras argolas, que combinam com todo e qualquer look, do jeans e camiseta ao slip dress com sandália de tira.

Além dos achados acima, acreditamos que algumas tendências que vimos no street style das fashion weeks têm tudo pra pegar aqui. Fora isso, lá no Steal the Look fizemos uma lista de tendências para praia e piscina que com certeza vão fazer sucesso nessa temporada. 

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Jojo – Qual a coisa mais legal e a coisa mais difícil de ter o seu próprio negócio?
Manu – Acho que o mais prazeroso é conseguir colocar as ideias em prática e ver o resultado do seu esforço. Ver que quanto mais você se dedica, mais o seu negócio cresce. E eu diria que o mais difícil é gerenciar pessoas. Cada um tem uma personalidade e coisas que fazem com que a pessoa esteja motivada ou desmotivada, e isso impacta diretamente no dia a dia de todos e do negócio em si.
Jojo – Muitas mulheres tem vontade de empreender, mas não sabem ou não tem coragem pra começar. Qual a dica que você dá pra quem tem uma ideia e quer colocá-la em prática?
Manu – Começar. Acho que se pensar muito a gente acaba não tirando nada no papel. A gente tem muito a filosofia de consertar o avião com ele voando. Acho que se for esperar pra ter tudo perfeito a gente não começa nada, pois sempre acha que pode estar melhor.

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É isso, minha gente! Espero que vocês tenham gostado do papo. Se tem uma mulher aí nesse mundão que você gostaria de conhecer melhor, conta aqui pra mim que eu vou atrás dela!