Os meus 10 posts preferidos de Carnaval aqui do UASZ
5 de Fevereiro de 2018 POR Jojo COMENTA AQUI!

Vou contar um troço pra vocês, se tem uma época ruim pra se estar fora do Brasil, essa época é a semana do Carnaval.

Ontem, enquanto eu tentava me manter aquecida num frio 4 graus e sensação térmica de 0, eu vi a minha timeline no Instagram ser povoada por maiôs e glitter biodegradável. Gente sorrindo, gente bêbada, gente aglomerada com gente. Todo mundo semi-nu porque tá um calor danado e Carnaval é isso mesmo. É libertação e alegria. E eu aqui vestida com quatro camadas e tentando manter o ânimo mesmo sabendo que não vou ter que trabalhar a semana inteira essa semana (enquanto cês tão tudo de folta a partir de quarta).

Só pra dar um pouquinho de contexto ao meu histórico carnavalesco. Eu nasci em Salvador e até os meus 18 anos eu já tinha pulado Carnaval em bloco com abadá e tudo 6 vezes. Depois fui pro Rio e passei os 10 anos seguintes no Carnaval de rua.

Por essas e outras, é compreensível que esse ano eu não seja a blogueira mais empolgada com o Carnaval. Não montei look. Não pensei em maquiagem. Não fiquei de maiô na minha sala pra fotografar looks maneirinhos e criativos.

Porém, apesar de estar um tanto quanto ranzinza (e com uma inveja de cês tudo que tão aí curtindo a folia), essa baiana/carioca resolveu fazer um compiladão de um tanto de conteúdos que já apareceram por aqui durante esses quase sete anos de blog (sim! quase sete! Aguardem que em Março a gente comemora!). A verdade é que a gente já falou tanto sobre Carnaval que eu achei que seria um desperdício deixar esses posts perdidos lá no passado. Então aqui vamos nós pra a lista dos meus posts preferidos de Carnaval.

1. QUELE CARNAVAL EM QUE EU JUNTEI PAETÊ, PURPURINA E UM PENACHO

Lá em 2013, depois de uma ida à 25 de Março, eu resolvi montar um look de Carnaval todo trabalhado no brilho. Olha que charme essa combinação de camiseta podrinha, short de paetês e penacho na cabeça. Mas não há como negar que a estrela do show foi a make.

Hoje eu faria igual? Faria, mas substituiria a purpurina de plástico (que, na época, eu não fazia ideia do mal que traz pro meio ambiente) por uma alternativa biodegradável ou, pelo menos, teria dado um destino correto pra esse glitter todo na hora de tirar a maquiagem.

Pra se inspirar com toda a história por trás do look, clica aqui.

2. AQUELE CARNAVAL EM QUE EU TE FALEI PRA NÃO COMPRAR A FANTASIA DA FARM

Já virou tradição, todo ano a Farm lança uma nova coleção cápsula pro Carnaval. E todo ano eu penso a mesma coisa: Meu Deus do céu, como alguém gasta 400 reais numa fantasia de Carnaval? Juro que não entra na minha cabeça.

Em 2016 eu fiz um texto falando sobre exatamente isso (e olha que na época as fantasias ainda tavam mais baratinhas, lá pelos 200 reais).

Esse ano a marca veio com preços que podem chegar a 700 reais. As fantasias são lindas? São. Valem o preço? Eu acredito que não. E não é porque elas sejam mal feitas nem nada. É porque eu aposto que você só vai usar essa vez. E o nome disso é desperdício.

Deixo aqui a minha última frase daquele post: nesse Carnaval, guarde o seu dindin e gaste na imaginação. Pra ler o texto todo e se convencer de uma vez, clica aqui.

3. AQUELE CARNAVAL QUE TEVE #MEAJUDAJOJO

Quem tá com saudade do #MeAjudaJojo? Eu confesso que tô. Mas confesso também que o Me Ajuda é um post que dá um mega trabalho, tem que pesquisar pra caramba e, com a minha rotina aqui em Londres, tem sido impossível. Porém, também lá em 2016 (quando eu tava morando em SanFran e tinha todo tempo desse mundinho), eu fiz um post só com ideias de fantasias de Carnaval não óbvias e usando coisas que você podia ter em casa ou podia usar depois, ao longo do ano.

Quem lembra da fantasia de sereia-melhor-amiga-do-Nemo?

Ou a de Wally na praia?

Clica aqui pra ver todas as ideias malucas e fofas e se inspirar pra sua fantasia desse ano.

4. AQUELE CARNAVAL EM QUE A POCHETE VIROU FEBRE

Quer post mais atual do que esse? Se tem alguma coisa que chegou pra ficar no Carnaval é a pochete. De todas as cores, de todos os estilos. O importante é mesmo a praticidade e o conforto que ela traz pros dias de folia. Clica aqui pra ver todas as razões pra você apostar numa pochete esse ano e um bando de inspiração pra te ajudar a escolher a sua preferida.

5. AQUELE CARNAVAL EM QUE EU BRINQUEI DE ME MAQUIAR NA SALA

E já que falamos lá em cima em não gastar com fantasia e sim com imaginação e criatividade, que tal aplicá-las na maquiagem? Esse post foi um dos meus preferidos da vida simplesmente porque eu não sou muito talentosa pra make. Eu vou lá e tento, mas não chego a ser muito ousada. Prefiro ficar no básico pra não acabar com cara de palhaça.

Mas esse post me encheu de orgulho porque eu realmente achei que as maquiagens ficaram com uma carinha bem honesta. Dá só uma olhada nesse delineado por exemplo?

Fala se não tá profissa? Daí teve essa outra que eu fiz com uma sombra azul que tinha pela casa e que foi uma espécie de releitura daquela ali do início do post. Olha aqui pra ver as minhas outras aventuras de beauté.

6. AQUELE CARNAVAL EM QUE A GENTE FALOU SOBRE ACABAR COM A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Quando a gente começa a questionar as coisas, colocar a boca no trombone, lutar pelo nosso espaço e por respeito, é um caminho sem volta. Em 2016, eu fiz esse post falando sobre um monte de iniciativas bacanas pra garantir a segurança da mulher durante o Carnaval.

Teve o #UmaMinaAjudaAOutra, da revista Azmina, com uma listinha de 9 dicas pra te ajudar a mudar o Carnaval de outras mulheres.

E teve o clipe da minha cunhada linda Lila, com seu hit “Não é não”. Simplesmente diva.

Pra ver o post todinho, clica aqui.

7. AQUELE CARNAVAL CHEIO DE IDEIAS SOBRE COMO PRENDER A CABELEIRA

Se metade da graça do Carnaval é pensar no look, então metade da graça do look é pensar no cabelo. E são tantas possibilidades!

Pensando nisso, eu fiz um post com um bando de inspirações de cabelo pra folia. Todos com praticidade e lindeza em mente, claro! Entre os meus preferidos estão os coques lateriais, pra um look super bem humorado e cheio de charme.

Se a ideia é ir pro lado mais chique e minimalista, dá pra apostar num rabo de cavalo bem caprichado.

Tem mais um monte de inspiração aqui ó.

8. AQUELE CARNAVAL EM QUE O BAILE DA VOGUE ERROU FEIO

Semana passada rolou Baile da Vogue. Esse ano o tema foi Brasil – Divino Maravilhoso. Basicamente, uma homenagem às belezas e riquezas do nosos país. Ou seja, o tema era aberto o suficiente pra comportar referências às nossas belezas naturais, mas também elementos culturais e históricos.

Porém, lá em 2016, a história foi beeeem diferente. O tema daquele ano foi Pop África, teoricamente, uma homenagem ao continente africano. Mas o que se viu no salão de baile da festa foi tudo menos uma homenagem. Rolou estereótipo até dizer chega e muito pouca gente negra entre os convidados.

Eu lembro de me sentir extremamente incomodada com a escolha do tema, a ponto de ter escrito um post todinho sobre o assunto. Mas o que é mais legal desse post não é o texto em si e sim os comentários que vem em seguida, de meninas de todo o Brasil que também se sentiram incomodadas e até ofendidas. Vale dar uma lida porque o tema do racismo e da apropriação cultural continua mais relevante do que nunca. Tá tudo aqui ó.

9. AQUELE CARNAVAL QUE TEVE SEMANA TEMÁTICA

Voltando um pouco mais no túnel do tempo, teve aquele ano em que eu fiz uma semana temática inteirinha de transformações de looks normais para looks de Carnaval (sempre pensando nessa coisa de não ter que comprar roupa nova).

O meu preferido foi esse que transformou um look pretinho com carinha de balada, em um look coelhinha digno de um baile chique carnavalesco. Ó só.

Bastou colocar essas orelhinhas fofas de renda que o look ganhou um tom de humor e charme super fofo.

Olha aí o resultado e clica aqui pra ver mais.

10. AQUELE CARNAVAL QUE EU ME ABSTIVE DO CARNAVAL

Pra finalizar não podia faltar o ano em que eu fugi do Carnaval! Não costumo fugir de folia, mas esse ano eu tava realmente precisando de um descanso. Entonces, eu e o maridão fomos parar em Paraty com os meus pais pra 4 dias regados a sol, mar e comes e bebes, claro!

Esse foi o meu look preferido daquela viagem e acho que serve de inspiração tanto pra quem curte uma folia, quanto pra quem quer um pouco de paz nessa época do ano.

Olha essa mistura de estampas que coisa mais charmosa!

Se você curtiu, clica aqui pra ver mais fotos do look.

Gostou da nossa retrospectiva carnavalesca? Me conta aqui qual foi o seu post preferido desses 7 Carnavais que já passamos juntas por aqui! E se você tiver mais um tema de Carnaval que quer ver por aqui essa semana, me conta também!

E boa folia procês!

Tags: