48h em Madri
17 de Abril de 2018 POR Jojo COMENTA AQUI!

Toda vez que me perguntam qual a melhor coisa de morar aqui em Londres, eu sempre digo: é que é tão pertinho do resto da Europa!

Londres é uma cidade incrível, mas o fato de ser tão pertinho de tantas outras cidades maravilhosas é, sem dúvida, um dos grandes benefícios de morar aqui.

Pois há algumas semanas, a gente tirou proveito dessa proximidade e fomos passar 48 horas em Madri. Parece pouco pra explorar uma cidade tão rica e com tanta coisa pra ver. Mas a gente sempre parte do princípio que dois dias é melhor que nada então lá fomos nós. E foi incrível.

Então hoje eu vim aqui dividir como a gente preencheu as nossas 48 horas em Madri.

Sábado, 11.00

Sim, acordamos tarde. A semana tinha sido muuuuito intensa e o nosso vôo na sexta pousou em Madri super tarde, então resolvemos deixar o corpo descansar e acordamos na hora que deu vontade.

Dito isso, quando você acorda tarde, você acorda com fome, né não? Estávamos hospedados em Malazaña, bairro super descoladinho da cidade, e resolvemos tomar café da manhã ali por perto mesmo. E foi aí que descobrimos o Toma Café. O nome por si só já é maravilhoso, mas o que brilha mesmo no Toma é o ambiente charmoso e descontraído e os sanduíches de dar água na boca só de lembrar.

A gente comeu um queijo quente muito maravilhoso, com pão de sourdough e uns três queijos diferentes. Coisa linda mesmo.

Sábado, 12.30

De lá, fomos andando até o Reina Sofia, um dos museus mais famosos da capital espanhola. Madri é dessas cidades que convidam a gente a caminhar. Tudo é meio perto e os caminhos são sempre lindos e recheados de pequenas descobertas a cada esquina.

Madri tem um monte de museu, mas, pra um fim de semana o Reina Sofia é perfeito. Ele não é muito grande, mas tem um acervo fixo maravilhoso de obras super relevantes de caras como Dalí e Picasso. Definitivamente o ponto alto pra mim é o Guernica, uma das obras mais importantes do Picasso, que fica numa sala só dele.

Duas dicas pra aproveitar bem o museu:

  1. Pegar o áudio guia que explica as principais obras.
  2. Dar uma voltinha no pátio interno do museu que é lindo e uma delicinha em dias de sol.

A post shared by Jojo (@mourajo) on

Sábado, 15.00

Do Reina Sofia fomos caminhando (novamente) pro Mercado San Miguel.

Pausa pra comentar que, no caminho, a gente deu de cara com um brechó muuuuito maneiro. Ao contrário do que a gente imagina quando pensa num brechó o Vintalogy é enorme, lindo e organizado. Tem uma ala masculina e uma feminina e uma parte só de marcas mais chiques. Vale muito uma passadinha.

Voltando à nossa rota, chegamos no Mercado San Miguel, provavelmente o mercado mais famoso de Madri. O prédio é simplesmente lindo e é cada coisa maravilhosa pra comer por lá que fica difícil de escolher o que provar primeiro. Eu recomendo as croquetas, o jamon de bellota e os tapas de frutos do mar. Ah! E uma tacinha de cava que ninguém é de ferro, né?

Sábado, 18.00

Fim de tarde é hora de encontrar amigos pra tomar um bom drink e comer petiscos. E posso te dar uma dica? Se você tá em Madri, aproveite qualquer ocasião pra comer, porque, vou te contar, ô comida boa!

Começamos com as inacreditáveis croquetas (sério, INACREDITÁVEIS) e cervejas artesanais do num pubzinho delícia e depois os ceviches incríveis acompanhados de pisco sour do Lascar, tudo ali por Malasaña mesmo.

Sábado, 23.00

Uma coisa maravilhosa de Madri é que, ao contrário de Londres, os bares e baladinhas ficam abertos até mais tarde (aqui tudo fecha lá pela 1 da matina). Entonces, depois de encher o bucho de croquetas, o destino é o animado Toni 2, um bar super tradicional com decor à altura e um piano bem no meio do ambiente estreitinho.

O Toni 2 é uma espécie de karaokê roots, em que qualquer pessoa pode sentar no piano e tocar o que quiser. O resultado é animação pura, com uma seleção musical das mais ecléticas. Nas duas horas que passamos lá ouvimos de música tradicional espanhola à Beatles. O mais legal? O bar inteiro entra no clima e canta junto com quem quer que esteja no comando do piano. Diversão garantida!

Domingo, 11.00

Depois de uma noite animada, a ideia foi novamente deixar o corpo descansar e acordar na hora que quisesse. Pra nossa sorte, depois de um sábado meio cinza, o domingo amanheceu ensolarado e a gente resolveu aproveitar o dia pra conhecer o Parque del Retiro.

A post shared by Jojo (@mourajo) on

O Retiro é um parque enorme bem ali no meio de Madri. E ô lugar lindo e cheio de atrativos. Dá pra passar o dia todo passeando por lá e conhecendo cada cantinho. Começamos passeando pelo Estanque Grande del Retiro, um lago artificial com barquinhos que você pode alugar pra ficar remando e admirando o imponente Monumento a Alfonso XII. Depois seguimos pro Palácio de Cristal e finalizamos o passeio no jardim de rosas.

Domingo, 15.00

Quaaaase na hora da gente ir embora dessa cidade maravilhosa e não podia ter nada melhor pra fechar esse fim de semana do que os tradicionais churros com chocolate. Sério, não tenho maturidade de morar numa cidade que oferece essa iguaria com abundância.

E não há lugar melhor pra comer churros em Madri do que o tradicional Chocolateria San Gines. O lugar existe desde 1894 e se tornou autoridade máxima no assunto churros e chocolate. O ambiente tradicional condiz com a história do lugar. Minha dica? Não tenha medo das filas na porta. O serviço tende a ser rápido e a espera vale MUITO a pena.

Domingo, 18.00

Hora de voltar pra casa! Mas ainda dá tempo de comer mais um tiquinho! No aeroporto de Madri, logo depois do raio x, você dá de cara com um bar de jamon e champagne. E tem lanchinho melhor que esse? Recomendo um sanduba maravilhoso de jamon de bellota e uma tacinha de cava pra dar aquela relaxada antes do vôo.

Ah! Mais um atrativo maravilhoso? Um bando de loja legal pra passear lá dentro do freeshop.

Domingo, 23.00

Ó nóis em casa de novo! Depois de um fim de semana delicioso e prontos e relaxados pra uma semana cheia!

Então se você tá se programando pra vir pra Europa lembra que, se tiver 48 horas de bobeira, dá um pulinho em Madri que vale muuuuuuito a pena!