Em 2027 vai ter mais roupa de segunda-mão do que de fast fashion no seu armário
13 de julho de 2018 POR Jojo COMENTA AQUI!

Bora começar o fim de semana com notícia boa?

Há pouco mais de dois meses, o Thredup divulgou o Resale Report 2018, um relatório anual que faz uma grande avaliação o mercado de compra e venda de produtos de segunda-mão.

Pra quem não conhece, o Thred Up foi fundada em 2009 nos EUA e em menos de 10 anos se tornou um dos maiores expoentes do mercado de revenda.

Todo ano eles publicam esse relatório com uma avaliação do desempenho deles e do perfil da galera que compra e vende através do site bem como previsões de como o mercado vai evoluir nos próximos 10 anos.

Demorou, mas finalmente consegui sentar pra ler o troço todo. Eu recomendo que todo mundo entre lá e leia ele completinho (link aqui), mas como ele é todo em inglês eu quis muito vir aqui e compartilhar algumas das informações mais interessantes que eu encontrei por lá. Vale lembrar que a pesquisa é feita nos EUA, então todas as informações refletem hábitos de consumo de lá. Porém, como estamos falando de um dos países mais consumistas do mundo, acho que dá pra gente ter uma ideia, né?

O mais legal? As notícias são boas!!! Tão difícil nesse mercado de moda a gente encontrar previsões positivas que ler esse relatório foi de verdade um sopro de ar fresco pra mim, então espero que seja pra vocês também. Então, bora lá falar de coisa boa?

  1. UMA EM CADA 3 MULHERES COMPROU ALGUM ITEM DE SEGUNDA-MÃO NO ANO PASSADO

Sim! Um terço da das mulheres americanas com mais de 18 anos comprou pelo menos 1 ítem de segunda-mão. São mais de 44 milhões de pessoas de alguma forma contribuindo para uma economia mais sustentável. Isso representa um aumento de 25% relativo ao ano passado.

  1. SEGUNDA MÃO = MARCAS MELHORES POR PREÇOS MENORES

66% da galera que compra nesses sites de revenda acaba comprando marcas melhores que elas não teriam grana pra comprar novo.

  1. COMPRAR PEÇAS DE SEGUNDA MÃO TAMBÉM É PRA RICO

O ThredUo identificou que 13% dos seus usuearios mais ativos são milionários. O que mostra pra gente que não é porque a pessoa é rica que ela tem que gostar de desperdício. Quem lembra do post sobre a Princesa Kate repetindo roupa no casório do cunhado?

Bora botar de uma vez na cabeça que repetir roupa é normal! Comprar roupa usada é normal! Mais do que normal, é vantajoso pro nosso bolso e pro planeta!

  1. 77% DOS MILLENIALS PREFERE COMPRAR DE MARCAS SUSTENTÁVEIS

Sim! A galera mais jovem tá cada vez mais ganhando consciência com relação à responsabilidade da indústria de moda.

Documentários como o True Cost e os inúmeros escândalos denunciando grandes redes que utilizam direta ou indiretamente mão de obra escrava andam contribuindo muito pra todo mundo ficar mais ligado nesse assunto e cobrar das marcas posturas mais éticas com relação à cadeia de produção.

  1. COMPRAR UMA ROUPA USADA ESTENDE SUA VIDA ÚTIL EM MAIS DE 2 ANOS

Numa sociedade em que uma peça é usada em média 5 vezes antes de ser jogada fora, estender a vida útil dessa peça em mais de dois anos é MUITA coisa.

O estudo do ThredUp mostra que só esse aumento na vida útil de uma peça reduz em 73% a pegada de carbono e de água associados à sua produção.

  1. O MERCADO DE REVENDA ESTÁ CRESCENDO 9X MAIS RÁPIDO DO QUE AS CADEIAS TRADICIONAIS

Maior prova de que fazer coisas do jeito certo compensa. Empresas que estão inovando o mercado de revenda (os tais dos “retail disruptors”) estão crescendo NOVE VEZES mais do que os varejistas tradicionais.

  1. 71% DOS CONSUMIDORES PLANEJAM GASTAR MAIS COM PEÇAS DE SEGUNDA MÃO NOS PRÓXIMOS 5 ANOS

Não é à toa que os caras tão crescendo, né? A verdade é que quanto mais a sociedade se informa e se conscientiza, mais gente vai mudando seus hábitos de consumo na prática.

  1. EM 2027 VOCÊ VAI TER MAIS PEÇAS DE 2ª MÃO DO QUE DE FAST FASHION

Olha que notícia maravilhosa! A previsão dos analistas de mercado é que, em menos de 10 anos, as pessoas vão ter mais peças de 2ª mão do que de fast fashion em seus armários. Tem notícia mais linda do que essa?

Então se você ainda não aderiu a esse hábito de comprar peças de segunda mão, eu te dou uma dica: tente pelo menos uma vez. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas legais que estão à venda tanto na internet (em sites como o Enjoei) quanto nos bons e velhos brechós de rua (que eu AMO).

E se você fez a limpa no armário recentemente, não joga fora essas peças não. O que você não quer mais pode ser o tesouro de alguém. Coloca isso pra vender, ganha um din din e ainda contribui pro planeta!