Em busca da sua bota perfeita
4 de julho de 2018 POR Carlinha e Carol COMENTA AQUI!

Que saudade de escrever pra esse blog tão maravilhoso!!!!

A Jojo nos procurou semana passada e nos pediu um help pra falar com vocês sobre como escolher e comprar a sua bota pro inverno que está entre nós – afinal, a gente continua batendo na tecla de que fazer escolhas inteligentes na hora de sacar o cartão de crédito da bolsa é uma das melhores coisas que a gente pode fazer pra sanidade das nossas finanças.

Afinal existem muuuuuitas opções. E isso deixa a gente meio desorientada, meio que sem saber pra onde ir. E a pior coisa a fazer quando não sabemos pra onde ir é ir pra qualquer lugar, né não? Pior ainda é cometer o clássico erro de “já que eu não consigo me decidir, vou comprar um de cada”. A gente sabe que isso não costuma acabar bem…

Então, pra você não ficar feito cachorro em dia de mudança quando for procurar a SUA bota (assim, em letras maiúsculas mesmo, porque a sua bota ideal pode não ser a bota ideal da sua amiga, néammmm?), a gente trouxe aqui 3 perguntas (e respostas, claro) que vão ajudar a te guiar nessa decisão da maneira mais tranquila possível, e ser feliz com a bota que você escolher pra te aquecer nesse e nos próximos invernos. Bora lá?

1. QUAL O CLIMA?

Parece uma pergunta meio sem cabimento – afinal, estamos falando do inverno – mas o fato é que em alguns lugares (especialmente no Brasil) inverno significa frio, em outros, significa chuva e em outros significa um combo dos dois.

Isso é super importante pra você pensar do que a sua futura sua bota será feita. Afinal, existem materiais que estragam se ficarem molhados (como a camurça) e outros que mesmo impermeáveis, não vão te proteger tanto do frio (como o plástico das tradicionais galochas).

Por isso, avalie o tipo de material da bota que você tá namorando frente ao clima que você deve enfrentar. Isso é super importante pra sua bota te fazer feliz neste e em muitos outros invernos 😉

Couro aguenta bem a chuva se você pegar um temporal ocasionalmente e depois disso deixar a bota secar bem antes de guardar ou usar de novo, mas não vai aguentar se você mergulhar o pé na água com frequência. O mesmo vale pra quem vai enfrentar muita neve – neste caso, busque couro impermeável (para usar na cidade) ou botas mais esportivas, com material apropriado pra andar na neve (se você for pra uma estação de esqui, por exemplo – chique isso, hein?). Outra dica é investir nas meias térmicas dentro das galochas, o que faz com que elas fiquem bem mais quentinhas por dentro.

Por fim, a cor também pode ser influenciada pelo clima e a sua boa vontade de estar sempre limpando a bota. Branco pra climas chuvosos, a gente sabe o trabalho que dá né? Então se a ideia é ter o mínimo de esforço pós chuva, vale investir em tons mais escuros.

2. QUAL A INTENÇÃO?

Botas de cano mais longo tem uma pegada mais sexy, botas de cano curto tem uma pegada mais moderna.

A mesma coisa vale pro salto: além de avaliar se você é uma pessoa que prioriza o conforto ou não, saltos baixos e grossos são mais jovenzinhos e saltos altos e finos são mais femme fatale.

A cor da bota também entra aqui: se você é uma pessoa que não quer criar cortes na silhueta (e, portanto, não quer parecer mais baixinha) é melhor optar por botas que se aproximem das cores das suas calças, saias e meias-calças que você costuma usar nessa época do ano.

Se você é a rainha da calça preta mas se encantou por uma bota bordô, por exemplo, tá tudo certo – o bordô e o preto não tem taaaaaanta diferença de cor assim e, dessa forma, não vai rolar o tal corte na silhueta de que falamos há pouco. Da mesma forma que uma bota branca não se destaca tanto assim de uma calça bege ou jeans de lavagem clara.

Aqui também entram as botas metalizadas – se uma bota prata for usada com um jeans de lavagem média, o corte na silhueta não fica tão em evidência, então, não é algo para se preocupar.

Ou seja, se você tem mais partes de baixo de inverno escuras, as botas de cores escuras seriam as melhores opções pra quem tem essa preocupação. E se você tem mais partes de baixo claras, as cores claras são as melhores opções pra você.

Por isso, se você é do time que adora usar meia calça colorida, tá a fim de uma bota bege e a questão do corte na silhueta é algo que te desagrada, melhor pensar duas vezes e buscar botas em cores próximas das cores das meias-calças que você tem.

Maaaaaas, se isso não é algo que te incomoda, manda bala na cor que você mais gosta e que, portanto, você acredita que mais vai usar!

3. QUAL O AMBIENTE?

Você pretende usar essa bota no ambiente de trabalho ou no final de semana? O seu ambiente de trabalho é mais formal ou despojadão?

Isso é importante pra entender se a sua bota vai ter bico fino (mais formal/sofisticado) ou não, se vai ter recortes, tachinhas, bordados, spikes (mais informal/despojado), cadarço (tipo cortuno) ou não.

Sacou qual é o raciocínio aqui? Quanto mais elementos/detalhes/informação a bota tiver, mais informal, despojada, jovem, ousada e criativa ela vai ser. O contrário também é verdadeiro: quanto menos informação, mais séria, madura e tradicional ela vai ser.

Agora que você já sabe tudo isso, já dá pra mentalizar uma bota dos sonhos, não dá? Então, anota aí no bloco de notas do seu celular o tamanho do cano, o formato e altura do salto, a cor (pode elencar algumas pra poder provar todas que te despertaram algum interesse, só não vale comprar uma de cada, tá? rs) o formato do bico e se ela vai ter algum detalhe extra pra começar a procurar pela sua. A gente tem certeza de que com essas informações vai ficar tudo muito mais fácil na hora de navegar pelas internet da vida ou de dar aquela voltinha pelo shopping buscando quem vai aquecer seus pezinhos nesse inverno 😉

Depois conta pra gente como foi a sua busca e se nossas dicas te ajudaram? Aliás, tira uma foto do look, posta no instagram e marca a gente: @estiloassinatura. Só não esquece que seu perfil precisa ser público pra gente poder visualizar, tá?

Beijo grande,

Carol e Carlinha.