Um podcast pra te fazer repensar a sua relação com a moda
13 de agosto de 2018 POR Jojo COMENTA AQUI!

Tem muito tempo, mas muito tempo mesmo, que eu sigo a Ana Soares e o seu brilhante blog Hoje vou Assim Off. Ela inclusive já apareceu aqui no UASZ, nesse post delicioso em que ela me apresentou alguns de seus cantinhos preferidos na Tijuca, bairro onde ela mora.

Formada em consultoria de estilo, essa carioca cheia de criatividade, já me fez abrir a cabeça pra um monte de coisas. Sempre com seu jeito didático de se expressar, Ana mostra que é possível se sentir bem com o que a gente veste sem ter que ir à falência.

A post shared by Ana Soares (@hojevouassimoff) on

Muita gente pensa que consultoria de estilo só serve pra fazer a gente gastar mais dinheiro e pra ensinar como a gente deve se vestir. Pois a Ana pensa e pratica justamente o contrário. Em seu blog ela questiona essas tais regrinhas que aquela velha moda prega (fulano não pode usar isso, cicrano não pode usar aquilo…). No lugar das regras, ela nos arma com possibilidades, com ferramentas preciosas pra gente perder o medo de explorar o nosso armário por completo, experimentando novas combinações, abusando das cores e brincando com estampas, texturas e proporções.

A post shared by Ana Soares (@hojevouassimoff) on

Esse ano o Hoje vou Assim Off faz 10 anos e a Ana tá mais criativa do que nunca! Além da série de posts com retrospectivas dessa década de produção de conteúdo, a moça acaba de estrear sua mais nova empreitada: seu podcast!

Agora o momento da confissão: eu nunca tinha ouvido um podcast na vida. Sim, eu tenho 34 anos e tenho a tendência de demorar um pouco pra entrar de cabeça em novas tecnologias. Mas, quando eu soube que a Ana tinha lançado sua série, tratei de descobrir como é que fazia pra acessar e comecei a ouvir um episódio atrás do outro.

A cada capítulo do Moda Pé no Chão (amei esse nome), a Ana fala sobre um assunto diferente, de cores (sua especialidade) a acessórios, passando por texturas e chegando a empreendedorismo na moda. Tudo com aquela fala mansa dela e aquele sotaque carioca que faz meu coração ficar quentinho.

Ouvi uns quatro episódios seguidos num dia e amei tanto que vim aqui dar a dica pra vocês: ouçam a Ana. Eu prometo que isso não é jabá. Que ela não me ligou pedindo pra eu divulgar. Pelo contrário, a criatura nem sabe que eu tô aqui escrevendo esse post. Então ouve o que eu tô te dizendo porque é de coração: cada episódio do Moda Pé no Chão vai COM CERTEZA te trazer alguma coisa nova, te fazer pensar sobre roupas e moda de um jeito que você não tinha pensado ainda.

E como o nosso assunto principal aqui é moda consciente e inteligente, aquela que faz bem pra você, pro seu bolso e pro mundo, eu queria de cara já te recomendar dois episódios específicos. Bora lá?

O primeiro que você TEM QUE OUVIR é o quarto episódio chamado Banalização dos 100 reais e proporção do guarda roupa. Nesse episódio, a Ana se refere a um post antigo que deu uma super repercussão no Hoje vou Assim Off em que ela fala sobre como parece que o nosso dinheiro anda rendendo cada vez menos. No podcast ela vai além, dando dicas práticas pra gente comprar menos por impulso e explicando sobre a proporção ideal do guarda roupa, ou seja, o número de peças que faz com que o seu armário seja funcional, conciso e de acordo com as suas necessidades.

“Se você não exercita a criatividade todos os dias, se você não transforma diariamente o seu vestir num processo de ideias com esse olhar amplo da criatividade, se você se veste de mais do mesmo todos os dias – porque ‘Eu tô indo trabalhar mesmo, por que é que eu vou me arrumar? Eu tô indo logo ali, não vale à pena’ – o seu armário vai continuar lotado de peças sem uso.”

Ana Soares, podcast Moda Pé no Chão

Fala se isso não é maravilhosamente inspirador?

O segundo episódio que eu quero muito que vocês cliquem pra ouvir é o quinto, em que a Ana fala justamente de consumo consciente. E nesse episódio a Ana não tá sozinha. Pro papo ficar ainda ficar ainda mais rico e informativo, ela convidou a Thais Faria, profissional de moda à frente do 2º andar Roupa Refeita, uma pataforma que dissemina informação sobre reuso e sustentabilidade na moda, desmistificando os tabus sobre sustentabilidade e trazendo o assunto de forma prática e fácil pra nossa vida.

O papo entre as duas fluiu demais e, como sempre, rendeu dicas bem vida real de como consumir de um jeito mais inteligente e consciente, reaproventando até cueca, calcinha e sutiã, que era uma das minhas maiores dúvidas!

E olha, esses são só dois dos episódios dessa série maravilinda. O mais legal? Dá pra ouvir indo pro trabalho, enquanto a gente arruma a casa ou cozinha a janta. Vivendo a vida e aprendendo um monte de informação útil pra fazer a sua relação com a moda ser mais criativa e inteligente. Multi-tasking – a gente ve por aqui!

Então que cê tá esperando, criatura? Já clica aqui pra ouvir todos. E depois me conta aqui nos comentários quais foram os seus preferidos!