A minha pausa de 2018 e o meu presente que vem por aí em 2019
1 de Janeiro de 2019 POR Jojo COMENTA AQUI!

12 de setembro. Foi o dia que o último post entrou aqui no blog.

Eu sei.. mais de três meses de sumiço. Eu podia estar vindo aqui hoje pra me desculpar como já fiz antes, láaaaaaa atrás, quando fiquei míseros dias sem postar e quase morri de culpa por estar “deixando esse espaço que eu construí morrer” (Áries regendo a vida = pessoa dramática). Voltei a postar, o blog não morreu e muito menos eu.

Há nove anos, montar esse blog foi prioridade na minha vida. Ele me ajudou a resolver um problema muito sério que me prejudicava muito. E justamente por isso, em muitos momentos eu me dediquei mais a ele do que ao meu trabalho, ao meu bem estar físico e mental e às minhas relações. Cansei de chegar tarde na agência pra fotografar look, de almoçar na frente do computador pra editar foto, de ficar até tarde acordada escrevendo post, respondendo comentário, de chorar de culpa porque não postei por três dias.

E eu não reclamo de nem um segundo dessa trabalheira toda. Não foi sacrifício, foi escolha. E essa escolha me trouxe coisas incríveis. Consciência financeira, auto-estima, amigos, viagens e um bom dinheirinho que nunca me sustentou, mas ajudou muito a ter estabilidade e conquistar sonhos.

Ao contrário de muitas produtoras de conteúdo (e ao contrário do que muita gente que me segue pensa), o blog não é o meu trabalho. Ele também não é uma vitrine da minha vida profissional. Ele é uma paixão completamente paralela à minha vida como publicitária, um hobby que eu amo, um lugar em que eu tenho liberdade pra falar sobre coisas que acredito. Mas muitas vezes esses pesos foram invertidos.

A verdade é que se você me perguntar o que aconteceu em 2018 pra me fazer ter dado esse tempo, eu não vou saber te dizer exatamente o que rolou, só que eu quis dar um tempo mesmo. E dessa vez, foi sem culpa.

Eu não tava triste, não fiquei doente, não tava terminando um relacionamento. Estava e está tudo bem. Eu só tava precisando desconectar. Priorizar outras coisas. Me dedicar a um novo trabalho, usar minhas horas vagas na internet pra pesquisar ideias pra decoração da nossa casa nova, estar com amigos, cozinhar, viver os momentos das minhas viagens sem me comprometer a postar nenhuma dica sequer.

Eu tirei três meses para estar presente na minha vida. E valeu a pena demais.

Os likes diminuíram? Lógico. Eu perdi um moooonte de seguidor no Instagram? Perdi. Mas enquanto os números diminuíam a minha vida seguia feliz. A primeira avaliação no trabalho foi a melhor que já recebi na vida, a nossa casa foi ficando colorida, eu aprendi a fazer salada de arroz negro com abacate e camarão, tomei café da manhã ouvindo samba ou jazz todos os dias, dancei até de manhã no casamento de uma amiga, descobri Creta, Edimburgo, Atenas, Lisboa e o Algarve. Recebi a família em casa, passei dias inteiros no sofá, andei por Londres com o maridones sem destino e vi as duas temporadas de Ozark em uma semana (recomendo!).

E foi nesse estado de presença absoluta que o maior presente de 2018 veio. Um presente inesperado e lindo que vai novamente mudar as minhas prioridades pra sempre. Uma menina que nem nasceu mas já mora em mim (literalmente e figurativamente), já ocupa meus sonhos, minhas preocupações, meus desejos.

E com tantas e tão importantes mudanças, lá fui eu entender: nesse novo ano, onde fica o UASZ?

Esses três meses sem post serviram também pra entender o que o UASZ significa pra mim. Pela primeira vez eu fiquei sem postar e, ao invés de sentir culpa, eu senti saudade. Senti saudade do exercício de escrever, senti saudade de me aprofundar nos assuntos que me interessam e me movem e senti saudade de conversar com vocês.

O que eu quero em 2019 é equilíbrio (olha a ambição da pessoa, pedindo equilíbrio num ano em que vai colocar uma neném no mundo!). Quero tentar achar cantinhos da minha vida pra coisas que eu amo e que realmente importam pra mim. E o blog (e todas as suas redes sociais) é uma delas. Não vou me comprometer em postar todo dia, mas prometo achar mais momentos pra vir aqui falar e ouvir sobre como podemos praticar uma moda mais sustentável. E incentivar que cada uma de vocês tenha uma relação mais carinhosa com o que já está dentro do armário (sim! A volta dos lookinhos – agora com a minha pancinha de grávida que não pára de crescer).

E como a virada de ano pra mim é um momento de agradecer, eu queria aproveitar pra deixar aqui o meu muito obrigado a todo mundo que continua aqui comigo. Obrigada pelo apoio, carinho e paciência. Um 2019 lindo pra vocês.