Um guia completo para uma mala compacta e inteligente
11 de Fevereiro de 2019 POR Jojo COMENTA AQUI!

Semana passada eu postei uma foto lá no meu perfil do Instagram (você não me segue no Instagram ainda? Clica aqui e já bora resolver logo isso) perguntando se vocês gostariam de um post com dicas para montar uma mala de viagem mais compacta. Uma enxurrada de gente respondeu que “sim! Pelamordedeus! Me ajuda! Sou péssima pra fazer mala.” Pois bem, cá estou eu pra compartilhar os meus truques.

A verdade é que eu já fui essa pessoa. Eu era um verdadeiro fracasso pra fazer mala. Vivia naquele conflito de querer levar tudo o que eu tenho pra poder ter opção de looks e, quando chegava ao meu destino, me dava conta de que nada do que eu tinha trazido naquela mala gigante fazia o menor sentido.

Mas a vida dá seu jeito de ir ensinando coisas pra gente. E, depois de ter que empacotar o meu armário inteiro em duas malas pra mudar de país duas vezes, a gente vai aprendendo alguns truques.

Fora as mudanças, vir morar em Londres significou viajar muito sem poder despachar mala. Os vôos baratinhos que a gente pega por aqui cobram uma grana pra despachar a bagagem (às vezes sai mais caro do que a própria passagem) e, como a ideia é viajar baratinho mesmo, a gente sempre se esforça muito pra viajar só com mala de mão.

Claro que passar três ou quatro dias com uma bagagem de mão é muito mais fácil do que passar um mês. Mas, quando você começa a pegar o jeito, acaba perdendo a paciência pra viajar com malas enormes e descobre que é viável sim, viajar pra qualquer lugar e por quanto tempo for necessário levando bem menos. O povo viaja o mundo de mochilão, né gente? Então tudo é possível.

Pra começar, eu queria compartilhar com vocês, um video que eu fiz pro meu canal no YouTube lá em 2016 com técnicas de arrumação pra aproveitar melhor o espaço da mala (seja ela do tamanho que for). Eu usei muito essas técnicas durante as minhas mudanças de país porque elas realmente ajudam a otimizar o espaço e fazer caber mais coisas. Clica aí pra ver:

Mas nesse post aqui eu queria ir além. Ao invés de te ajudar a driblar o espaço da mala e levar mais tranqueira na hora de viajar, eu quero te ajudar a repensar o jeito que você se planeja pra viajar. A ideia é que depois desse post você consiga fazer escolhas mais inteligentes pra levar menos coisas na mala e ainda conseguir montar looks muito mais legais pra sua viagem. Bora lá?

DICA 1: NUNCA DEIXE PRA FAZER MALA NA ÚLTIMA HORA

A pressa e o desespero são os maiores inimigos de uma mala inteligente. Mala boa exige planejamento e planejamento exige calma e tempo.

Eu sempre tiro uma noite, dois ou três dias antes de viajar, só pra organizar as coisas. Chego do trabalho, me tranco no quarto e só saio de lá com todas as peças de roupa e acessórios escolhidos e devidamente alocados dentro da mala.

A minha necessaire já vive semi pronta, com as minhas embalagens reutilizáveis que já moram dentro dela: shampoo, condicionador, hidratante de corpo, demaquilante, protetor solar. Uma dica que eu dou pra driblar o limite de líquidos que você pode levar é procurar alternativas sólidas pros seus produtos de beleza. Eu amo o shampoo sólido da Lush (eu uso esse aqui), que é super prático de carregar (eles mesmos vendem um estojo de alumínio pra guardar a barrinha) e ocupa pouquíssimo espaço.

DICA 2: ESCOLHA UMA CARTELA DE CORES

Muita gente me fala que não gosta de fazer mala porque não consegue escolher as peças certas entre todas as opções que o armário tem pra oferecer. No fim das contas a pessoa acaba levando tudo e mais um pouco e, quando vê, nada combina com nada.

Pois o segredo de uma mala inteligente é justamente o poder combinatório das peças que estão lá dentro. A ideia é que a maior parte das peças da sua mala combinem entre si, assim uma quantidade pequena de itens vai render um número muito maior de looks. Pra que isso aconteça, pensar nas cores das peças que você vai levar é essencial.

A ideia é escolher três ou quatro cores fáceis de combinar. Nessa hora, neutros coloridos facilitam muito. Estou falando de cores como azul marinho, vinho, caramelo, verde militar… Cores fora do que a gente tá acostumado a pensar como “neutros”, mas que, assim como o preto e o branco, combinam com muita coisa.

Eu gosto de começar escolhendo uma cor que acho que tem a ver com o destino e depois escolho os outros tons a partir desse. Quer um exemplo prático? Quando a gente foi pra Bali no ano passado, eu fiquei obcecada por verde militar. Tinha acabado de comprar uma saia de linho nesse tom e usei essa peça como base pra montar toda a cartela de cores da mala. Ficou mais ou menos assim:

E olha o resultado dos looks:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

Ter essa consciência das cores facilita muito o processo de escolher as peças da viagem porque já é um jeito ótimo de filtrar o que você tem no armário. Não combina com a cartela de cores dessa viagem? Então nem considera, guarda pra próxima.

DICA 3: CHEQUE A PREVISÃO DO TEMPO NO SEU DESTINO (MAS CHEQUE COM AFINCO!)

Isso é crucial pra garantir que você vai levar peças realmente úteis e que não vai ter que sair pra comprar alguma coisa durante a viagem porque não estava preparada pro frio/calor/chuva/sol que encontrou quando desembarcou em outras terras.

E como eu já apanhei muito de previsão do tempo, hoje eu aprendi a checar a meteorologia em mais de uma fonte pra garantir que vou estar preparada pro tempo que me aguarda no meu destino.

A primeira coisa é dar uma conferida no meu app preferido de meteorologia, o Accuweather (eu baixei o app deles no celular), que oferece muito mais informações do que o aplicativo que já vem no iPhone. Ele inclusive te informa sobre a sensação térmica, umidade, presença de vento e percentual de chance de chuva durante o dia e à noite.

A segunda coisa que eu faço é entrar no Instagram, clicar na área de busca e procurar pela cidade pra onde estou indo. O aplicativo então te mostra uma seleção de fotos recentes que as pessoas publicaram de lá. A ideia é ficar de olho na quantidade de roupa que elas estão vestindo pra ter uma ideia de quão frio ou calor realmente tá fazendo por lá.

Com essa informação em mãos fica bem mais fácil planejar a mala correta. Pro calor, eu opto por tecidos naturais que permitem que o nosso corpo respire melhor e não deixam a gente suar tanto (a mala de Bali foi todinha de linho e algodão). Já pra lugares frios, a minha dica é sempre levar uma roupa de baixo térmica. Eu particularmente adoro das malhas Heattech da Uniqlo (se você mora no Brasil, anota pra comprar na sua próxima viagem). São leggings e blusas de manga comprida bem finas e confortáveis pra usar debaixo da roupa, mas que esquentam muito. Outro ponto positivo é que elas quase não ocupam espaço na mala.

DICA 4: APOSTE EM PEÇAS MULTI-USO

Quem tá aqui nesse blog desde o início conhece muito bem os nossos truques pra fazer o armário render. Tipo aquele de transformar vestido em top ou saia simplesmente brincando com sobreposições.

E se no dia a dia um truque desses já é útil, imagina numa viagem, quando a gente tem que fazer uma quantidade de peças pequena render.

Então, na hora de escolher o que vai entrar na mala, já leva em conta esse lado multi-uso das peças. Uma dica que várias leitoras também deram lá no post do Instagram foi apostar em peças reversíveis, com estampas ou cores diferentes de cada lado. Achei ótima ideia!

DICA 5: MONTE E EXPERIMENTE OS LOOKS ANTES DA VIAGEM (JURO QUE VALE A PENA)

Eu odeio perder tempo durante as viagens pensando em combinações, então faço questão de reservar um tempo da preparação da mala pra montar direitinho os looks que vou usar.

Além de economizar o seu precioso tempo durante a viagem, o exercício de criar e experimentar os looks antes de embarcar vai te permitir pensar com mais carinho neles, soltar mais a criatividade e alcançar um resultado muito mais interessante.

Um bom exemplo disso foi essa viagem que a gente fez pra Roma na semana passada em que, na hora de fazer a mala, eu montei um look que eu nunca tinha pensado antes e acabou sendo um dos meus looks preferidos de todo esse tempo de blog. Ó só como ele ficou:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

DICA 6: LEVE POUCOS SAPATOS E BOLSAS (SE POSSÍVEL SÓ UM)

Sapato e bolsa costumam ser pesados e ocupar muito espaço na mala. Por isso, quanto menos pares você levar, melhor. Fora que são duas coisas que, se você escolher direitinho, combinam com tudo.

Como eu sou dessas que viaja e passa o dia peregrinando a pé, o meu primeiro requisito pra sapato é conforto e pra bolsa é leveza.  Não tem nada pior do que você ter que parar um passeio no meio porque tá com bolha no pé ou dor nas costas.

A minha sugestão é levar um sapato super confortável pro dia e um sapato mais chiquezinho pra noite. O mesmo vale pra bolsas. Sim, um de cada. Por isso, os bichinhos tem que ser bem escolhidos pra combinarem com tudo na sua mala. Digo isso sempre: viagem não é momento de ficar esbanjando a sua variedade de sapato. É o momento de levar aquele sapato xodozão, parceiro de todas as horas, irmãozinho camarada.

“Ah, Jojo, impossível um sapato só combinar com tudo!”

Segura na minha mão que eu te mostro que é possível.

Esse aqui é o meu tênis Adidas velho de guerra (junto com um sorvetinho que eu tava tomando em Veneza):

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

Ele já foi comigo pros quatro cantos do mundo e em diversas viagens ele foi o único sapato que eu levei (aliás, levei nos meus pés mesmo, sem mais nenhum na mala). Olha o quanto ele rendeu na viagem que a gente fez pra Cuba:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

Viu como rende? Lógico que o seu sapato eleito pra viagem não precisa ser um tênis. O importante é que ele seja confortável e versátil.

Pra viagens de praia por exemplo eu às vezes abro mão do tênis e opto por levar uma ou duas rasteirinhas e um chinelo. E pronto!

Com relação à bolsas, eu tento escolher bolsas mais maleáveis e menos volumosas. Gosto daquelas carteiras bem fininhas ou de bolsas de pano ou palha bem molinhas que não ocupam muito espaço. Tipo essa de pano aqui:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

DICA 7: A MESMA LÓGICA VALE PARA CASACOS PESADOS

Casaco pesado ocupa MUITO espaço na mala. Entonces, vai pra um lugar frio? Escolhe um casacão e vai vestida com ele. E pronto, precisa de mais nenhum outro não.

Por isso, ele tem que ser:

  • quentinho na medida pro lugar onde você está indo
  • confortável
  • versátil pra combinar com as camadas de baixo que você vai levar na mala

E não é porque você vai usar o mesmo casacão que todo look vai ficar com a mesma cara. Além das camadas de baixo serem diferentes, outros elementos do look (como cabelo, maquiagem e acessórios) podem também variar pra deixar tudo ainda mais diferente. Olha a prova aí nessa viagem que a gente fez pra Amsterdam em 2017:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

DICA 8: APOSTE EM ITENS PEQUENOS QUE MUDAM A CARA DE UM LOOK

Bijus, óculos, lenços, um belo batom vermelho. Coisas que ocupam um espaço mínimo na mala e fazem toda a diferença. Mudar o cabelo também é um jeito fácil de variar a cara dos looks sem ter que trazer nem uma pecinha a mais.

Olha esse lookinho de uma viagem pra Paris como mudou só por conta do chapéu:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

DICA 9: NÃO ESTREIE NADA NOVO NUMA VIAGEM

Comprou uma peça nova já pensando na próxima viagem? Já trate de usar a bendita logo pra testar. Pra sapatos isso é ESSENCIAL. Mesmo que seja teoricamente o sapato mais confortável do mundo, tem que testar pra ver como os seus pezinhos vão se adaptar a ele.

Com roupa também sugiro muito testar a peça antes. Assim você já identifica qualquer problema de caimento, uma etiqueta que possa incomodar, ou um botão meio solto que precisa de ajuste. Enfim, esses detalhes que a gente não quer esperar pra descobrir no meio da viagem.

DICA 10: VÁ VESTIDA COM AS PEÇAS MAIS PESADAS / VOLUMOSAS

Eu vejo as blogueiras indo viajar e fico me perguntando: como um ser humano passa 8 horas dentro de um avião vestida assim? A resposta provavelmente envolve um assento na classe executiva e uma troca de roupa durante o vôo pra um pijaminha bem chique.

Como eu só viajo de econômica e não tenho espaço na mala pra levar um lookzinho extra só pra ficar confortável no avião, eu sempre acabo vestindo alguma coisa já muito confortável e que eu vá conseguir usar durante o resto da viagem também.

Além do elemento conforto, eu tento incorporar no look do avião as peças mais volumosas e pesadas que quero levar na viagem. Especificamente, o casacão pesado que eu mencionei aqui em cima, o sapato e a bolsa mais volumosos e, eventualmente, um chapéu.

Eu adoro levar chapéu em viagem porque acho que sempre faz muita diferença nos looks. Mas como chapéu é um troço que geralmente amassa na mala, eu acabo levando o eleito na minha cabeça mesmo. É um pouco chato? Sim, pode ser um pouco chato, mas pra mim sempre vale a pena. Olha como eles podem dar aquele upgrade no look:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jojo (@mourajo) on

DICA 11: PÁRE DE TER MEDO DE REPETIR LOOK EM VIAGEM (E NA VIDA)

Bora parar de se colocar essa pressão de que cada dia da viagem exige um look diferente? Precisamos de uma vez por todas assimilar que repetir look é mais do que normal, é necessário. Ainda mais em viagens longas.

E, falando em viagens longas, sempre bom lembrar que também dá pra lavar roupa durante a viagem. Especialmente em lugares quentes onde a gente sua muito e gasta muito mais roupa mesmo.

Roupa intima e biquini é facílimo de lavar no banho, mas também dá pra lavar roupa normal. Boa parte dos hotéis oferecem o serviço, mas, se você quer economizar, basta encontrar uma lavanderia dessas de rua, com máquinas que sai super baratinho.

DICA 12: TENTE VOLTAR COM A MESMA MALA QUE VOCÊ FOI

Láaaaaa nos meus tempos de loucura consumista, eu praticamente viajava pra comprar. Lógico que eu fazia mais um monte de coisas nas viagens, mas compras estavam sempre no itinerário. Tinha o dia de compras, a mala extra para compras…

Hoje isso nem me passa pela minha cabeça. É tanta coisa nova pra ver nos lugares… Vê se eu vou querer ficar enfurnada em loja o dia todo!

Lógico que a gente compra uma coisinha aqui, outra ali. Mas essa deixou de ser a intenção das viagens e virou uma consequência de passar na frente de uma lojinha legal e ver uma coisa única e interessante que eu não encontraria onde eu moro (geralmente acaba sendo algum objeto de decoração que vira lembrança da viagem).

E viajar com uma mala inteligente que te rende looks legais vai te ajudar MUITO a não fazer questão de ficar batendo perna em loja de roupa. Afinal, pra que mais coisa se você já tá maravilhosa?

E assim termina o meu guia para uma mala de viagem mais compacta AND inteligente. Espero que ele tenha sido útil pra você e te ajude nas suas próximas andanças pelo Brasil ou pelo mundo.

Se você tiver mais dicas, não deixa de compartilhá-las aqui nos comentários. Unidas por malas compactas, espertas e rendedoras de looks bem incríveis!